Conecte-se ao empreendedorismo

5 alternativas para conseguir crédito para cnpj

Tempo de Leitura: 5 minutos
alternativas para conseguir crédito para cnpj
ERP completo +  Conta PJ Integrada + Maquininha Stone com mensalidade zero

Supere seus concorrentes com a Gestão Integrada

Organize suas finanças e aumente suas vendas, tudo em um só lugar!

A opção de conseguir crédito para CNPJ é muito buscada por empreendedores que precisam investir nos seus negócios por diversas razões: adquirir novas mercadorias ou matérias-primas, expandir a empresa, manter a empresa ativa, conter gastos surpresas, entre outros motivos.

Mas, além de saber como aplicar o valor do empréstimo na sua empresa, é imprescindível entender como preparar a sua gestão financeira para conseguir crédito com as melhores condições possíveis, dentro da realidade do seu negócio.

Quando contratar empréstimo para um negócio?

O empréstimo empresarial é o valor concedido para um CNPJ utilizar e, depois do tempo combinado, devolver a quantia com remuneração, ou seja, com juros.

Existem três principais tipos de situação que levam um empreendedor a buscar por um empréstimo, são eles: 

  1. 🟢 Financiar o crescimento da empresa: essa, geralmente, é a melhor razão para conseguir crédito, pois é comum que as instituições financeiras facilitem o empréstimo quando se trata de um investimento para fazer um negócio crescer e, provavelmente, gerar mais lucro. Além disso, quando se trata de um investimento, é mais fácil apresentar um bom controle financeiro na negociação. 
  1. 🟡 Sustentar a operação: outro grande motivo que leva um gestor a tentar um empréstimo é o de manter a empresa funcionando. Isso acontece quando o negócio está no sinal amarelo, ou seja, no modo de atenção e na hora de “reduzir a velocidade”. Essas dificuldades podem surgir de várias situações, como falta de capital de giro, crises econômicas, queda nas vendas, expansão rápida ou investimentos em novos projetos.
  1. 🔴 Fôlego para sobreviver: o sinal vermelho para conseguir crédito é quando o negócio já está mal. É muito importante que os gestores evitem ao máximo chegar nessa situação, pois é um dos motivos que mais atrapalham o processo de conseguir crédito. 

5 alternativas para conseguir crédito para cnpj

Se você possui um CNPJ e está procurando alternativas para obter crédito, aqui estão cinco dicas e alternativas para ajudar a sua busca e, claro, ampliar as suas chances de conseguir o valor almejado.

1. Histórico financeiro organizado 

Um dos critérios mais utilizados pelas instituições financeiras para avaliar um pedido de empréstimo é o caráter do solicitante, ou seja, a intenção e a possibilidade dele quitar o crédito no futuro.

Isso é avaliado principalmente pelo histórico da empresa e a confiabilidade das informações financeiras, como o pagamento de dívidas anteriores, o controle de recebimentos, a organização da gestão fiscal e o tempo de existência da empresa, por exemplo.

Como apresentar um bom histórico financeiro da empresa?

Talvez você esteja se perguntando como ter um bom histórico financeiro, certo?! Então, aqui estão algumas dicas que podem te ajudar a construir um histórico financeiro sólido!

1. Cumpra suas obrigações financeiras 

Vamos começar com a dica mais óbvia, mas indispensável! O primeiro passo é certifique-se de deixar sempre em dia todas as obrigações financeiras com funcionários, fornecedores, impostos e empréstimos anteriores, por exemplo. 

Essa prática reforça a confiabilidade da empresa e ajuda a construir um histórico de crédito positivo. 

Mas, infelizmente, sabemos que é uma característica construída ao longo do tempo pela gestão e, para quem está buscando crédito ou investimento rápido, nem sempre é viável começar a pagar as contas em dia em tão pouco tempo.

2. Manter registros e documentos organizados e atualizados

É essencial ter um sistema de contabilidade adequado para registrar todas as transações financeiras, além de organizar corretamente todos os comprovantes, notas fiscais e outros documentos que contenham informações financeiras da empresa. 

Nesse caso, utilizar um software de gestão, como o ERP vhsys, pode ser uma solução primordial para simplificar e automatizar esse processo de documentação, armazenamento e obrigações fiscais.

3. Demonstrar consistência nos resultados financeiros

Ter um histórico de resultados financeiros consistentes ao longo do tempo também é importante na hora de conseguir crédito. Isso pode ser feito com um controle rigoroso das despesas, receitas e fluxo de caixa da empresa

Ter informações precisas e atualizadas sobre os indicadores financeiros ajudará a demonstrar a saúde financeira da empresa, mesmo que os resultados nem sempre sejam positivos, a organização e controle valem muito! 

2. Crie um plano de negócios a longo prazo

Ainda no campo da organização financeira, ter um plano de ações bem estruturado facilita duas coisas muito importantes na sua gestão: conseguir o empréstimo e saber aplicar o dinheiro corretamente! 

  1. Conseguir crédito: durante o processo de negociação, dependendo da instituição financeira, se você como empreendedor demonstrar que saberá gerenciar o valor obtido, as chances de conseguir boas condições de empréstimo aumentam!
  2. Gerenciar o dinheiro corretamente: com um planejamento estratégico bem definido, fica mais fácil administrar as ações e evitar que você ou a sua equipe se desviem dos objetivos, do orçamento e das estratégias para aplicar o empréstimo da melhor forma possível. 

3. Utilize ferramentas de gestão de contas

Para ter um bom controle de contas a pagar e receber, garantir a conciliação bancária e toda conformidade fiscal, é indispensável ter um sistema financeiro adequado para as suas necessidades de gestão.

Com isso, você pode contar um ERP que ofereça boas funcionalidades financeiras, como é o caso do ERP vhsys que permite registrar todas as movimentações de dinheiro, emitir notas fiscais, controlar o fluxo de caixa, fazer conciliação bancária automática, gerar relatórios precisos, entre muitas outras vantagens!

Conheça tudo o que o sistema vhsys pode fazer pelo seu negócio! Comece hoje mesmo seu teste grátis!

4. Utilizar bens como garantia

Uma alternativa para conseguir crédito para CNPJ é utilizar bens como garantia. Nesse tipo de empréstimo, o empreendedor oferece um bem de valor como garantia para o credor, que pode ser um imóvel, um carro, uma propriedade, ações, entre outros tipos de bens. 

Então, caso ocorra inadimplência no pagamento, o credor tem o direito de tomar posse do bem oferecido como garantia para recuperar o valor emprestado.

Ao oferecer uma garantia, as chances de conseguir o empréstimo aumentam! Além de ter maior abertura para negociar melhores taxas de juros e outras condições de pagamento.

Mas, é importante ressaltar aqui o alto risco de perder um bem valioso e importante nesse tipo de empréstimo. Por isso, avalie bem as alternativas e se prepare muito bem para efetuar o pagamento correto do empréstimo, combinado?

Antecipação de recebíveis

Na modalidade de empréstimo com garantia existe uma solução excelente para empreendedores que é a antecipação de recebíveis.

Além dos bens tangíveis, como imóveis e veículos, você sabia que os direitos também são bens? E um exemplo de direito é a venda a prazo para o cliente!

Nesse caso, o empreendedor pode antecipar o recebimento de valores a receber, como duplicatas, cheques pré-datados ou vendas a prazo, oferecendo esses recebíveis como garantia ao credor. 

como funciona a antecipação de recebíveis para conseguir crédito
Como funciona a antecipação de recebíveis?

Essa opção permite obter crédito com base nos valores futuros que a empresa receberia ao longo do tempo, proporcionando capital de giro para as necessidades imediatas do negócio.

Para quem é cliente vhsys, pode fazer a simulação da antecipação de recebíveis e obter melhores condições com a parceria da vhsys + Adiante.

5. Buscar investidores

Caso você não queira ou não consiga obter empréstimos tradicionais, você pode buscar alternativas com investimentos que podem ser encontrados de diversas formas, como diretamente com investidores, rodadas de investimentos ou financiamento coletivo, por exemplo. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de gestão online

Preencha os dados para iniciar
seu teste grátis de 7 dias no ERP vhsys.

Sistema de gestão online

Experimente grátis por 7 dias!