Fique por dentro das últimas novidades no ambiente empresarial
Gestão do Negócio

Capital de Giro: dicas para evitar prejuízo em sua empresa

Dicas para aumentar o capital de giro da sua empresa

Negligência e falta de planejamento são as mais frequentes causas para a falência de muitas empresas. Como já falamos aqui e aqui, o planejamento financeiro é imprescindível para a estabilidade e o crescimento da sua empresa. Em uma crise, o capital de giro no positivo ajuda a cobrir as despesas internas da sua companhia, além de mantê-la funcionando para a sua recuperação financeira. Preparamos esse artigo com algumas dicas para você manter o capital de giro da sua empresa no positivo e se precaver durante as crises. Confira!

Primeiramente, o que é capital de giro?

Antes de nos aprofundarmos na parte técnica do capital de giro, precisamos entender o que é e como o calculamos.

O Capital de Giro é a subtração do Ativo Circulante (dinheiro em caixa , aplicações financeiras, contas a receber, mercadorias, matérias-primas, títulos, entre outras movimentações financeiras) com o Passivo Circulante (dívidas e outras obrigações que devem ser pagas dentro de um ano, como impostos, empréstimos, despesas internas, pagamento de fornecedores de mercadorias ou matérias-primas).

Através desse cálculo temos a reserva real de recursos que sua empresa possui para cobrir gastos e utilizar em caso de emergência.

Conheça o sistema de gestão empresaria VHSYS!

Controle de caixa e faturamento

Para garantir que seu capital de giro fique no positivo é necessário ficar atento à liquidez da empresa, ou seja, a situação a longo prazo com o cálculo de direitos e obrigações.

Registre na receita produtos e serviços que já foram faturados e tem prazo de pagamento definido. Não assuma dívidas contando apenas com previsões de faturamento e, durante uma crise financeira, evite receber e fazer pagamentos a prazo com clientes e fornecedores.

Estoque

O controle de estoque é crucial para a sua empresa. Se por um lado a falta de mercadoria prejudica a sua venda, o excesso dela também representa perigo, visto que um produto parado por muito tempo significa que não há dinheiro entrando.

Por isso, é preciso estar atento ao que está sendo vendido e o que não está para definir o prazo de reposição de estoque e controlar os gastos com as mercadorias.

Dívidas e empréstimos

Capital de Giro: dicas para evitar prejuízo em sua empresaSe mesmo com todo o planejamento você ainda continua endividado, tente negociar suas dívidas com pagamento a prazo em parcelas viáveis para a quitação das pendências. Na maior parte dos casos, os próprios credores oferecem a renegociação.
Muitas instituições financeiras oferecem modalidade de empréstimos para empresas. No entanto, é importante avaliar se vale a pena realizar o empréstimo – seja para quitar dívidas, aumentar capital de giro ou investir no ativo circulante. Tenha o cuidado ao verificar se você terá condições de pagar o empréstimo e, se, de fato, esta é a opção ideal para o seu propósito.

Lembre-se que, além dos juros, o atraso das parcelas pode resultadas no acúmulo de dívidas que, inevitavelmente, causarão severos juízos para sua empresa.

Reavalie o modelo de negócio

Para não ter mais sustos, reavalie o seu modelo de negócio. Analise os atuais termos de contrato com cliente, fornecedores e toda parte da estrutura interna da empresa. Faça uma avaliação do que é necessário e o que não é, o que pode ser melhorado e o que pode ser sair fora do seu planejamento.

Sistema de gestão

Conforme comentamos no inicio do artigo, é essencial registrar minuciosamente todos os recursos que entram e saem da empresa. Investir em um sistema de gestão financeira eficiente garante o maior controle e  a redução de erros cadastrais que podem prejudicar a economia da sua empresa. As vantagens de um sistema de gestão online, por exemplo, é a integração de todos os setores da sua empresa, permitindo maior acompanhamento das movimentações econômicas e um planejamento mais adequado à sua situação financeira.

Fernando
Sobre o autor
Fernando
Formado em Marketing e Coordenador de Marketing de Conteúdo na VHSYS.

deixe seu comentário

adicionar comentário
Cancelar

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário neste post. Seja o primeiro!

Visualizar mais