Controle de caixa diário: dicas preciosas

Fernando

Controle de caixa diário: dicas preciosas

O controle de caixa é o passo essencial para  entender a saúde financeira de uma empresa, ele deve dar uma visão panorâmica, projetando os períodos futuros, com base em todas as entradas e saídas de recursos financeiros. Confira nesse artigo dicas de como tornar mais prática a gestão de recursos em sua empresa.

Categorize

Crie um plano de contas, nele, separe as entradas e saídas por categorias facilmente reconhecidas, como despesas com produtos, despesas como serviços, despesas operacionais, Investimento em marketing, Impostos e outros investimentos. Indique as receitas com serviços, receitas não operacionais, receitas com serviços e outros.

Controle diário

Para não perder nenhum centavo de vista, anote diariamente as receitas e despesas. Desse modo, fica seguro saber onde seu dinheiro está sendo aplicado. Com base nessas informações é possível tomar decisões mais precisas.

Análise mensal

Gere relatórios e faça o acompanhamento de todas as etapas do seu negócio: analise de custos, contas a pagar, contas a receber, controle de mercadorias, etc.

Conheça o sistema de gestão empresarial VHSYS!

Agindo como o exposto acima, é fácil realizar o controle do estoque. Monitorando os processos, agilizando a compra e produção é possível fazer uma previsão de demanda, reduzindo a necessidade de estoque. Com isso, o volume de pagamento dos fornecedores pode ser feito de modo mais orgânico e integrado ao fluxo de recebimentos.

Gestão de recebimentos

Gestão de recebimentosOutra maneira de fazer com que o dinheiro entre em sua empresa é fazer uma acompanhamento mais próximo às contas a serem recebidas. Análise de crédito também ajuda a evitar perdas de inadimplência.

Investir em treinamentos para toda a sua equipe é outra estratégia com grandes chances de sucesso. Isso porque uma empresa bem preparada, com funcionários que entendam os objetivos e a importância de se manter atualizado saí em vantagem em relação aos concorrentes.

Esperamos que esse artigo tenha lhe ajudado com relação a controle de caixa! compartilhe com seus colaboradores.

Receba conteúdos exclusivos em seu email e fique por dentro das últimas novidades no ambiente empresarial!

Fernando
Sobre o autor
Fernando
Formado em Marketing e Coordenador de Marketing de Conteúdo na VHSYS.

deixe seu comentário

adicionar comentário
Cancelar

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário neste post. Seja o primeiro!

Visualizar mais
Rated 4.9/5 based on 11 avaliações