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8 estratégias para aumentar as vendas na sua loja online em 2021

A mudança de comportamento do consumidor acelerou significativamente  a entrada do comércio no espaço digital, além de balançar o cenário atual de negócios.

Os produtos comprados pela internet são os mais diversos, movimentando praticamente todos os segmentos do mercado. Por isso, as empresas devem fortalecer sua presença digital e se concentrar em suas vendas no ambiente digital.

No entanto, manter a visibilidade online não é uma tarefa muito fácil. É preciso ter um bom planejamento estratégico para conseguir promover a marca e, assim, aumentar as vendas no canal.

Confira neste post 8 estratégias essenciais para você conseguir aumentar as vendas no ambiente digital. 

1. Determine suas metas de vendas

A primeira e mais importante etapa para aumentar as vendas online é determinar claramente suas metas de vendas. 

Isso significa que você deve planejar a porcentagem de crescimento com base em uma estratégia específica, que é consistente com sua meta de receita.

Em cada estágio do negócio, estabelecer as metas de receita é muito importante. Fora que isso é a melhor maneira de conseguir ideias simples sobre como definir novas metas de vendas para o futuro. 

Para determinar as metas você precisará seguir três passos principais:

Pesquisas de mercado

Entender seu mercado é o primeiro passo para desenvolver um bom plano de vendas. A pesquisa aprofundada pode te ajudar a compreender a segmentação do mercado desejado, objetivos, fraquezas e métodos de compra, de modo a desenvolver um plano eficaz e completo.

Personas

Para entender melhor como os seus clientes se comportam na hora de comparar e contratar seus serviços ou produtos, você pode desenvolver as personas do seu negócio.

Ou seja, definir pessoas fictícias para detalhar o seu público-alvo, ajudando na compreensão de mercado e de comportamento dos clientes.

Estratégia de marketing

Após o estudo do mercado e personas, você também deve alinhar suas estratégias e executá-las de forma adequada para aumentar a taxa de conversão das vendas online.

Vale a pena utilizar as técnicas de SEO para te ajudar na pesquisa orgânica, para encontrar os melhores termos e trabalhar estratégias de venda em cima disso.

Você também pode considerar mídias sociais, e-mail marketing ou outras comunicações para divulgar suas promoções ou ainda diferentes informativos sobre novidades do seu negócio.

2. Mensagens da marca

Os clientes costumam consumir produtos das marcas que mais se identificam. Por isso, a mensagem da sua marca é considerada uma proposta de valor única transmitida aos clientes.

Quanto mais consistente for a mensagem que você transmite, seja por meio de texto, design, ofertas ou opiniões, mais consistente será sua marca.

3. Experiência do usuário do seu site

Uma vez que os sites se tornaram uma ferramenta poderosa para aumentar as vendas online, é importante focar no design do site e ao mesmo tempo considerar os componentes principais para que sejam cada vez mais atrativos.

Para isso, conheça os princípios considerados que garantem uma boa experiência ao usuário em ambientes digitais e aplique-os em seu site, ou então otimize-os para que possam atender suas necessidades.

Posicionamento dos botões

O posicionamento correto dos botões, principalmente daqueles como “Compre aqui” ou “Faça um orçamento”, ajudam a atrair o cliente para realizar uma determinada ação, chamados de CTA (call to act). 

Muitos clientes desistem de comprar em um determinado site, justamente por não acharem a informação que precisam devido ao mau posicionamento dos botões.

Por isso, sempre utilize CTAs objetivos para que os seus clientes consigam identificar as informações exatas que procuram.

Isso aumentará significativamente as chances de conversão de vendas online.

Títulos

O título, normalmente, é o que vai orientar o usuário pela navegação no site, ajudando na visualização e localização do conteúdo ou produto desejado. 

Assim, você deve escrever os títulos das páginas da maneira mais objetiva possível, para ajudar o usuário a se localizar e entender o conteúdo que está ali. 

4. Teste gratuito

Alguma vez você quis muito um produto ou serviço, mas não sabia ao certo se ele serviria para você? Questionou sobre a marca ou ainda se ele realmente atenderia suas necessidades?

Isso é muito comum acontecer com os clientes na hora da compra, principalmente se elas ainda forem realizadas pela internet.

Oferecer um período de teste grátis aos seus clientes pode ser o fator decisivo na hora da compra para eles. Quer saber por quê? Veja logo abaixo:

Melhora a conversão

A conversão é a primeira vantagem para o seu negócio ao oferecer um período de teste do seu serviço ou produto, pois elas minimizam as desconfianças de um cliente novo. 

Se o seu produto ou serviço impossibilita a oferta de um teste grátis, inclua algum benefício a mais na possível compra do seu cliente, como um brinde ou um desconto especial. Isso pode ajudá-lo a decidir mais rapidamente sobre uma compra.

Ajuda a comunicar sobre a sua marca

Quando os clientes aproveitam um teste grátis, a sua empresa consegue passar o verdadeiro valor dos produtos e serviços que oferece.

Esse teste reforça o quanto você se preocupa em levar um serviço ou produto de qualidade que realmente sirva para o cliente, e não está preocupado somente em lucrar e vender, sem se preocupar com a satisfação dos consumidores.

5. Use as mídias sociais

A mídia social é uma ferramenta valiosa para as empresas. Ela ajuda a atrair tráfego para seu site, trazendo diversas oportunidades para aumentar ainda mais as vendas online.

Nessa estratégia, você pode utilizar as postagens das redes para promover seus produtos através de vídeos, imagens e descrições. Isso vai ajudar a manter o seu público engajado nas redes e transformá-los de admiradores em potenciais clientes. 

6. Ofereça uma garantia

Você sabia que mesmo uma compra mínima pode ser responsável pelo arrependimento do comprador?

Se você quer aumentar as vendas online, deve oferecer garantia dos seus produtos ou serviços para os consumidores.

Como as compras pelo ambiente digital aumentam ainda mais a desconfiança da qualidade do que está sendo adquirido, garantir uma segurança caso o produto ou serviço não seja o esperado, vai ajudar a manter mais pessoas em sua base.

Essa garantia pode ser não só o envio de um novo produto, mas também até mesmo a devolução do valor pago. Por isso, faça uma boa comunicação dessa possibilidade, deixando em destaque no seu site.

7. Promoções e descontos

O preço é o fator mais importante na decisão de comprar qualquer produto ou serviço, mas é preciso muito cuidado, pois preços muito baixos podem ser considerados pelos consumidores fatores que influenciam na qualidade. 

Por isso, antes de implementar qualquer estratégia de preço, entenda como seus clientes se sentem em relação ao seu produto para que essas mudanças incentivem o comportamento de mercado que você deseja.

8. Mantenha relacionamentos de longo prazo

Feedbacks são a peça-chave para construir um relacionamento duradouro com os seus clientes e, automaticamente, fazê-los voltar a comprar com a sua marca.

Ouvir a opinião dos clientes é o que vai te ajudar diretamente na melhora dos seus produtos e serviços, pois nada melhor do que saber o que o público-alvo sentiu após usar a sua solução.

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