Conecte-se ao empreendedorismo

Guia do empréstimo empresarial: tudo o que você precisa saber!

Tempo de Leitura: 7 minutos
ERP completo +  Conta PJ Integrada + Maquininha Stone com mensalidade zero

Supere seus concorrentes com a Gestão Integrada

Organize suas finanças e aumente suas vendas, tudo em um só lugar!

O empréstimo empresarial é uma opção muito usada pelos empreendedores que buscam investir nos seus negócios, expandir a operação, fazer manutenções ou quitar despesas. Porém, para obter um bom crédito, é necessário planejamento financeiro e conhecimento sobre como conseguir as melhores alternativas de investimento.

O que é empréstimo empresarial?

Empréstimo empresarial é um valor concedido para um CNJP utilizar e, depois do tempo combinado, devolver a quantia com juros. 

Geralmente, um empréstimo para pessoa jurídica é concedido por instituições como bancos, fintechs, cooperativas de crédito, agências governamentais, financiadoras ou investidores privados – cada um pode apresentar condições diferentes de crédito e taxas.

Tipos de empréstimo para empresa

Ao buscar por empréstimos empresariais, provavelmente você encontrará diversos tipos de crédito que variam de acordo com o porte do seu negócio e suas necessidades financeiras. 

Empréstimo para capital de giro

Empréstimo para capital de giro é o tipo de crédito que uma empresa precisa para manter as atividades funcionando. 

Por exemplo, uma pessoa jurídica pode solicitar um empréstimo de capital de giro para comprar novas mercadorias, pagar despesas administrativas, entre outros objetivos semelhantes que são necessários para manter a empresa ativa.

Para obter um empréstimo para capital de giro, a empresa pode receber um valor para pagar posteriormente (método convencional) ou então utilizar antecipação de recebíveis – uma operação financeira em que a empresa apresenta notas promissórias, cheques pré-datados ou outros documentos que comprovem que há uma quantia em dinheiro para ser recebida. 

Empréstimo para investimento fixo

Empréstimo para investimento fixo é quando a empresa precisa de dinheiro para ativos fixos, que são equipamentos, imóveis, veículos, expansão de franquias, entre outros recursos que serão usados por um longo período de tempo.

Enquanto o empréstimo de capital de giro pode ser concedido para objetivos a curto ou médio prazo, o empréstimo para investimento fixo é destinado para ações que impactam os lucros a longo prazo.

Empréstimo para investimento misto

O empréstimo para investimento misto pode ser visto como a união do capital de giro com o investimento fixo, pois ele é voltado para empreendedores que precisam investir tanto em recursos para uso a longo prazo, como em itens para manter a sua operação atual funcionando e lucrando.

Por exemplo, o empréstimo para investimento misto pode ser concedido para empresas que necessitam adquirir novos equipamentos ao mesmo tempo que precisam pagar seus fornecedores.

Antecipação de recebíveis

O setor de contas a pagar e receber tem o desafio de equilibrar o prazo das cobranças e pagamento das despesas. Em alguns casos, a necessidade de realizar gastos ou investimentos chega antes dos valores que a empresa está aguardando receber.

Quando esse tipo de coisa acontece, uma excelente opção de crédito é a antecipação de recebíveis, uma maneira de receber com antecedência os valores que a empresa está aguardando.

Para isso, basta comprovar que existe um débito a caminho, o que pode ser feito com notas promissórias e duplicatas, cheques pré-datados, boletos bancários, faturas de cartões de crédito, entre outros documentos.

Peer to Peer Lending (Empréstimo Coletivo)

Peer to Peer Lending, P2P Lending ou, simplesmente empréstimo coletivo, é a modalidade de crédito em que pessoas físicas ou jurídicas conseguem empréstimos para outra empresa através de instituições que intercalam essas transações. 

É um tipo de empréstimo empresarial que, dependendo da plataforma, o empreendedor não precisa justificar o motivo do crédito. Basta buscar por sites de empresas confiáveis que realizam Peer to Peer Lending, ou seja, conectam investidores com interessados em obter empréstimos.

Empréstimo para empresas online

Empréstimo para empresas online é uma alternativa mais democrática que surgiu nos últimos anos. Geralmente, são fintechs (empresas de tecnologias financeiras) que oferecem soluções de crédito de maneira online, menos burocrática e mais transparentes quando comparadas com empréstimos feitos por bancos tradicionais, por exemplo. 

Um exemplo de instituição financeira que realiza empréstimo para empresas online é o Gira+. 

Cada empresa dessa modalidade de crédito trabalha com linhas e taxas diferentes. Por isso, pesquise e faça simulações para entender o que é melhor para o seu negócio. 

Empréstimos com garantias

Empréstimos com garantia é quando, para obter crédito, a pessoa jurídica oferece algum bem que pode ser tomado caso o valor emprestado não seja pago. O bem nessas transações costuma ser carro, imóvel ou até ações da empresa. 

O empréstimo com garantia é uma forma de conseguir crédito com juros mais baixos ou, uma maneira das empresas que não possuem um bom histórico de crédito no mercado conseguirem o empréstimo. 

Empresa Simples de Crédito

Empresas Simples de Crédito são instituições que fazem empréstimos e financiamentos exclusivamente para Microempreendedores Individuais (MEI), microempresas e empresas de pequeno porte.

É uma solução para que os pequenos empresários consigam investimentos sem passar por grandes burocracias ou depender de altas taxas de juros de grandes bancos tradicionais, por exemplo. 

Quando contratar um empréstimo empresarial?

Fazer um empréstimo empresarial pode ser uma ótima alternativa para os negócios que precisam crescer ou se manterem ativos. 

Por exemplo, um empreendedor do ramo de beleza encontrou uma ótima oportunidade para lançar uma nova linha de produtos. Porém, ele precisa de dinheiro para produzir as mercadorias, então, consegue um empréstimo empresarial, desenvolve os produtos e lucra com as vendas, assim consegue quitar o empréstimo e continuar investindo no crescimento da empresa com os valores alcançados.

Em outros casos, quando a empresa enfrenta algum problema financeiro, obter crédito é uma maneira de manter a operação funcionando e também investir para melhorar o cenário.

Vantagens e desvantagens do empréstimo empresarial

Ao buscar um empréstimo empresarial, é fundamental que os gestores saibam claramente as vantagens e desvantagens em obter crédito, para que assim possam se planejar da maneira correta e utilizar os valores obtidos para lucrar.

Entre os maiores benefícios de um empréstimo empresarial estão a oportunidade de acelerar o capital de giro ou expandir a operação, organizar as finanças da empresa e conseguir quitar despesas importantes.

Enquanto as desvantagens do empréstimo empresarial incluem o risco de inadimplência, caso a empresa não faça um bom planejamento financeiro para pagar os juros, e as restrições que algumas credoras impõem no contrato para limitar o uso do dinheiro da empresa.

Como conseguir crédito empresarial para o seu negócio?

Guia do empréstimo empresarial: tudo o que você precisa saber!

Fazer um empréstimo empresarial é algo que pode afetar tanto positiva como negativamente a saúde financeira dos negócios no longo prazo. Por isso, para conseguir crédito é importante que a empresa esteja com a gestão financeira organizada e preparada.

1. Se organize financeiramente

O primeiro passo para obter crédito é ter as finanças da empresa devidamente organizadas. Isso inclui ter um fluxo totalmente controlado da entrada e saída de dinheiro, documentos armazenados corretamente, gestão fiscal e tributária em dia, um bom planejamento do futuro dos negócios, objetivos bem definidos, entre outras ações.

2. Identifique a necessidade da sua empresa

Ter o intuito do empréstimo empresarial definido da maneira correta ajuda na organização da empresa para administrar o dinheiro que será recebido, além de facilitar com que as empresas de crédito forneçam o investimento, pois em muitas modalidades é preciso apresentar o porquê você precisa do valor desejado.

3. Encontre uma instituição financeira confiável

Para evitar problemas com contratos mal intencionados e até golpes, trabalhar apenas com instituições financeiras confiáveis é essencial. 

Uma instituição financeira com alta credibilidade nem sempre é a mais conhecida, até porque não é difícil encontrar pessoas que ficaram endividadas com créditos obtidos em grandes bancos tradicionais.

Para encontrar uma boa empresa de empréstimo, siga estes passos:

  1. Confira se a empresa possui um endereço físico, telefone e um CNPJ válido, esse é o primeiro passo para checar a veracidade de uma instituição.
  2. Pesquise se a empresa está registrada nos órgãos reguladores, como o Banco Central do Brasil, a Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (ACREFI), ou a Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN).
  3. Cheque a reputação da empresa pesquisando sobre ela em sites como PROCON, Google Business ou Reclame Aqui.
  4. Analise se a empresa comunica as condições e taxas de empréstimo de maneira transparente, sem tentar esconder informações.
  5. Estude com cuidado as condições de empréstimo e fuja de lugares que pedem documentos e informações desnecessárias que não estão ligadas ao crédito.

4. Analise os fatores de restrição

Ao planejar um empréstimo empresarial é importante conhecer os fatores de restrição de crédito, que são motivos que podem evitar que o seu negócio consiga o empréstimo esperado de uma instituição financeira confiável.  

Alguns fatores de restrição de crédito são:

  1. Fluxo de caixa desequilibrado: se a empresa tem uma quantia de saídas muito maior que os valores de entrada de dinheiro em um longo período de tempo, isso pode atrapalhar o processo de empréstimo.
  1. Score de crédito baixo: é uma pontuação que avalia o histórico de crédito de uma empresa. 
  2. Inadimplência: quando a empresa tem um histórico de dívidas não pagas, pode ser mais difícil obter crédito ou conseguir o valor desejado.
  3. Falta de garantia: quando o modelo de empréstimo empresarial exige algum tipo de garantia, mas a empresa não tem um histórico positivo de crédito nem patrimônio para oferecer no contrato.
  4. Modelo de negócio de alto risco: quando o modelo ou segmento de negócios é considerado perigoso para os credores, como um CNPJ recém aberto, uma marca que está sendo mal vista pelos consumidores ou ramos que estão em crise no mercado.

5. Elabore o plano de negócios

Um empréstimo empresarial é, na maioria das vezes, um tipo de investimento para melhorar os negócios. Por isso, é essencial que a gestão tenha um planejamento sólido, tanto para convencer as instituições que fará um bom uso do crédito, como para administrar o valor recebido da melhor forma possível, sem colocar a empresa em risco.

Quais as diferenças entre empréstimo e financiamento?

Um empréstimo empresarial e um financiamento são duas formas de obter crédito. A diferença está principalmente no objetivo.

Uma empresa pode apresentar diversas necessidades para conseguir um empréstimo (capital de giro para adquirir diversos recursos, expansão, dívidas, etc.), enquanto o financiamento exige que seja um único objetivo muito específico, como a compra de um imóvel ou veículo.

Os financiamentos trabalham, na maioria das vezes, com garantias de bens no contrato, enquanto os empréstimos não – exceto o tipo de empréstimo com garantia. 

Os empréstimos costumam ter um prazo menor de pagamento, enquanto os financiamentos são mais longos, podendo durar até 30 anos de acordo com a finalidade do crédito.

Outra diferença entre empréstimo e financiamento é a burocracia. Os empréstimos empresariais costumam exigir menos formalidades para serem obtidos do que os financiamentos.

Como evitar fraudes ao solicitar um empréstimo empresarial?

As plataformas digitais facilitaram o processo de empréstimo para muitas empresas, mas é preciso ter muita cautela para evitar golpes. 

Segundo a pesquisa “Fraudes no Sistema Financeiro” realizada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em 2020, as tentativas de fraude envolvendo empréstimos incluem principalmente a clonagem de cartões de crédito e a obtenção de dados pessoais para realização de atividades fraudulentas.

Para evitar problemas como esses, ao realizar um empréstimo empresarial, considere estas dicas:

  1. Desconfie de ofertas muito atrativas e diferentes do valor de mercado.
  2. Sempre cheque se a instituição financeira está cadastrada em órgãos como o Banco Central.
  3. Verifique se o CNPJ e o endereço da empresa são reais.
  4. Pesquisa sobre a empresa na internet para checar se ela possui um histórico de clientes bem sucedidos e satisfeitos.
  5. Não pague parcelas do empréstimo em contas de pessoas físicas.
  6. Cuidado ao fornecer informações sensíveis e documentos da empresa.
  7. Leia o contrato com muita atenção antes de assinar ou concordar com qualquer termo.

Quer saber mais sobre empréstimo empresarial e como controlar as finanças da sua empresa? Clique aqui e confira no blog vhsys!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de gestão online

Preencha os dados para iniciar
seu teste grátis de 7 dias no ERP vhsys.

Sistema de gestão online

Experimente grátis por 7 dias!