O MRR é a sigla para Monthly Recurring Revenue, no inglês, ou Receita Recorrente Mensal, em português. Trata-se de uma métrica utilizada por empresas que atuam com assinatura recorrente, visando calcular a previsão de ganho mensal. Essa métrica ajuda a avaliar o crescimento da receita recorrente mensal, por meio do monitoramento de entrada, renovação e cancelamento de inscrições e planos.
Especialista o consideram como um dos índices centrais a se verificar em um negócio. Isso porque ele auxilia no fornecimento de informações que diagnosticam o crescimento da empresa. Por meio dele, é possível unir a gestão estratégica, à financeira, otimizando os processos.
Como calcular o MRR?
Existem duas formas de calcular o mrr. A primeira delas é a partir do número de pagamentos que a empresa recebe, dos clientes, mês a mês. Ele será correspondente ao valor pago pelos assinantes do serviço oferecido, por sua empresa, por exemplo. Nesse caso, pegue a relação das assinaturas com vencimento para o mês subsequente e exclua os serviços variáveis – exclua taxas de adesão, extras e afins – . O número alcançado será o seu MRR.
Exemplo: Sua empresa tem 1.000 clientes que pagam R$100 em um plano. Logo, seu MRR é de R$100.000
MRR= valor total recebido
A segunda fórmula dá conta de calcular o MRR multiplicando o número de clientes ativos, com base no valor mensal pago pelos contratos de assinatura concorrente. Por exemplo: Sua empresa tem 100 clientes ativos, com contrato de fidelização de 12 meses, por R$ 100 por mês. Seu MRR é de R$ 10.000 mensais e R$ 120000 ao ano.
Assim, sempre que sua empresa receber novos clientes seu MRR crescerá e será preciso recalculá-lo.
MRR novos: a cada mês acompanhe quantos clientes novos sua empresa recebeu.
MRR adicionado: sempre que houver uma atualização nos planos de serviços feitos de seus clientes, calcule.
MRR cancelado: do mesmo modo, é preciso ficar atento aos cancelamentos de seus clientes. Para manter seus índices atualizados.
Comparando esses números você saberá como e o quanto sua empresa está crescendo.