Conecte-se ao empreendedorismo

O que é fluxo de caixa livre?

Tempo de Leitura: 2 minutos
ERP completo +  Conta PJ Integrada + Maquininha Stone com mensalidade zero

Supere seus concorrentes com a Gestão Integrada

Organize suas finanças e aumente suas vendas, tudo em um só lugar!

O que é fluxo de caixa livre?

Entre as responsabilidades de um gestor realizar o controle de custos é a que parece mais complexa. Porém, existem maneiras de organizar as finanças afim de que o equilíbrio das contas permita lucros e investimentos. Para isso, entender o que é o fluxo de caixa é importante, por meio dele sua gestão será estratégica. O tema deste artigo será o fluxo de caixa livre acompanhe.

O que é?

planilha fluxo de caixa download

De modo bem simplificado podemos entender o fluxo de caixa como uma ferramenta de controle de receitas e despesas operacionais. O fluxo de caixa livre se obtém ao se descontar os valores destinados aos pagamentos obrigatórios. Em outras palavras, é o saldo disponível para investimentos – em caso positivo. Ou ainda, indica o que deve ser mudado em sua empresa, em caso de saldo negativo.

Essa ferramenta ajuda a traçar um diagnóstico de como anda a empresa e de que maneiras é possível desenvolver suas atividades objetivando lucros maiores. Além de indicar quanto e onde seu dinheiro está, o fluxo de caixa pode ajudar a projetar como serão os próximos meses de sua empresa. E, a partir daí, quais as decisões necessárias.

Como fazer a projeção?

A projeção pode ser feita para prazos curtos ou longos, lembrando que quanto maior o período menor será a precisão dos resultados. Para realizá-la siga as orientações:

Identifique suas despesas fixas e variáveis, custos diretos e indiretos e ainda quais as fontes de receita.

Em seguida, gere duas linhas, na primeira serão registrados o acompanhamento diário de entradas e saídas operacionais. Na segunda linha, ficarão dispostas as comparações do pagamento das dívidas. No final do período pré-determinado, dá para verificar se houve ou não correspondência.

Aumente a produtividade da sua empresa com o sistema de gestão do VHSYS

E como aplicar os resultados?

Em caso de saldo positivo, o empreendedor pode escolher com aplicar os recursos. Se investindo em compras ou abrindo novas unidades, por exemplo.

Em caso de saldo negativo, é necessário repensar como seu dinheiro tem sido empregado. Algumas ações nesse sentido podem ajudar, como renegociar as dívidas, solicitar um empréstimo ou mesmo encerrar algumas atividades.

Em pequenas empresas em que o empreendedor é também responsável por outras atividades, é necessário procurar assessoria de um contador, por exemplo. Isso porque este profissional saberá como e quais os caminhos mais adequados para equilibrar suas finanças.

Este artigo ajudou? Escreva-nos

Redator vhsys

Explorando os textos no vhsys: potencialize sua comunicação com conteúdos envolventes, destacando-se na plataforma com textos eficazes e impactantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de gestão online

Preencha os dados para iniciar
seu teste grátis de 7 dias no ERP vhsys.

Sistema de gestão online

Experimente grátis por 7 dias!