Black Friday 2019: saiba preparar a sua empresa para lucrar mais

17.10.2019
black friday 2018

Pesquisa realizada pela VHSYS mostra o impacto da Black Friday em micro e pequenas empresas em todo o Brasil

Está chegando o período do ano em que o comércio fica movimentado no mundo todo, a Black Friday.

Neste ano, a data será dia 29 de novembro e empresas e consumidores já estão se preparando.

A expectativa é de que a Black Friday de 2019 seja mais complexa e tenha uma integração maior entre os canais físicos e digitais. Além disso, muitos acreditam que para essa edição, a conveniência contará bastante, mais ainda do que o preço.

Quer vender mais na Black Friday? Então leia este artigo e confira as principais dicas para preparar suas estratégias.

O início da Black Friday

Na tradução literal, black friday significa “sexta feira negra”. Essa data foi criada nos Estados Unidos e acontece no dia seguinte em que se é comemorado o Dia de Ação de Graças. Para os americanos, a black friday marca o início da temporada de compras para o Natal.

Os descontos são aplicados em toda última sexta feira do mês de novembro. No início, as lojas virtuais eram quem mais ofertavam produtos, serviços e mercadorias nesse período do ano. Porém, com a popularização da data, as lojas físicas passaram a aderir aos descontos também.

Para o varejo, o final do ano é a luz no fim do túnel para sair das dificuldades passadas no decorrer do ano. Não há dúvidas de que o período de festas corresponde à maior parte dos gastos de consumo do ano. Por isso, a black friday é o momento certo para que eles possam comprar ainda mais e com o valor menor.

Com a movimentação do comércio nesse período, a preocupação dos vendedores se resume nas vendas em si. Contudo, por meio de pesquisas foi comprovado que os consumidores têm apego à qualidade dos serviços oferecidos.

Satisfação do cliente

É muito difícil não ser corrompido com a loucura que é a black friday. As filas quilométricas nas portas das lojas, a correria dos clientes para garantir o produto com o menor preço, criar as melhores ofertas e estratégias para atrair mais pessoas.

Porém, uma pesquisa realizada pelo Google com uma parceria com a Provokers destaca que para alguém decidir sobre a compra ou não de um produto na black friday, a confiança na loja e o nível do serviço prestado é o que mais conta.

É importante vender? Muito! Mas lembre-se de que a fidelização do cliente fará ele procurar pelo seu negócio no outro ano, ou até mesmo em outros momentos. A qualidade do serviço prestado deve ser sempre tratado como prioridade.

Outro fator destacado pela pesquisa realizada são os benefícios na hora do pagamento. As pessoas optam por realizar compras que ofereçam facilidade para o pagamento, seja um parcelamento ou até mesmo um cupom de desconto.

Black Friday no Brasil

Infográfico Black Friday

No Brasil, a primeira edição aconteceu no dia 28 de novembro de 2010 e as promoções foram somente em lojas virtuais. Neste ano, a expectativa é que o número de compradores em lojas físicas iguale ao de consumidores online.

A razão disso é a compra multicanal. Ela pressupõe que o consumidor realiza diversos meios de pesquisa para decidir sobre uma compra. Sendo assim, a pesquisa pode ser feita offline, mas a pesquisa sobre o produto e a decisão pode ser feita online

Por isso, existe a importância de utilizar todos os canais alcançáveis para a divulgação da sua marca. Isso vai ajudar com que as pessoas encontrem seu negócio com maior facilidade, ajudando a aumentar a visibilidade e, automaticamente, as vendas.

6 dicas para preparar a sua empresa para a Black Friday 2019

A black friday ajuda os comerciantes, mas não é só aplicar descontos desenfreadamente para atrair consumidores e no fim das contas sair no prejuízo. Uma boa estratégia de vendas no momento certo vai trazer ótimos resultados para o seu negócio no final de ano.

Pensando nisso, preparamos algumas dicas que te darão uma luz para aumentar os seus resultados na black friday e planejar suas estratégias de uma forma mais assertiva.

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1. Planeje suas ações

O planejamento é o passo fundamental para saber se as estratégias que você tem em mente podem funcionar.

Antes de começar a vender e ofertar seus produtos e serviços a preço de banana, sente e avalie se os descontos que pretende dar irão favorecer a sua empresa. Assim, você evita prejuízos para seu financeiro.

Uma ação mal planejada em um setor específico pode afetar diretamente as outras áreas do seu negócio, não é mesmo? É com esse pensamento que você vai aplicar o seu plano de ação, ou seja, contemplando todos os setores da sua empresa, que são eles: 

  • Vendas
  • Financeiro
  • Estoque
  • Compras
  • Marketing
  • Recursos humanos, etc.

Táticas integradas podem atingir o seu cliente com mais eficiência. Lembre-se dos meios em que você pode trabalhar para que ele tenha contato com sua marca.

Caso você trabalhe com mais de um meio de venda, como mais de um ponto de venda ou loja virtual, decida as estratégias. Defina se ambos ou apenas um dos meios irá participar do período de promoção da Black Friday.

2. Escolha os produtos e negocie com seus fornecedores

Primeiramente, considere quais serão os produtos ou serviços que irão entrar em promoção. Com isso, aproveite esse período para negociar com seus fornecedores, buscando reduzir os gastos com as matérias-primas e produtos adquiridos, para não diminuir ainda mais sua lucratividade.

Outra solução possível para que você possa entrar na onda dos descontos é dar uma revirada no seu estoque e resgatar aquela mercadoria que está encalhada há um tempo, ou então um item que tem bastante procura e tenha uma grande possibilidade de saída.

Outro caso a ser considerado é o comportamento dos seus clientes nos períodos anteriores, e até na Black Friday passada. Isso pode servir de Insight, pode te dar uma ideia, para que você aposte nos produtos certos, prevendo um retorno positivo.

É importante também realizar um cálculo do valor de venda e o máximo de desconto que pode ser oferecido por cada produto ou serviço. Assim, você evita risco de sair perdendo dinheiro com o negócio e transformar algo que pode ser vantajoso em algo que prejudique sua empresa.

3. Invista em comunicação

Não adianta oferecer descontos vantajosos para os clientes se eles não ficam sabendo da promoção ou desconhecem sua empresa. Faça a sua parte, planeja e faça uma boa comunicação usando os mais diversos meios:

  • Redes sociais
  • Buscadores
  • Site da empresa
  • Blog
  • Sites de desconto
  • Panfletos
  • Cartões
  • Banners e mais.

Esses e outros meios são maneiras para fazer sua empresa chegar ao comprador. Considere usar uma identidade visual chamativa e de mesmo padrão em cada peça e postagem, mantendo a unidade visual da campanha.

Caso tenha uma loja física, aproveite o ponto de venda e faça ações, usando a criatividade: faça uma decoração especial, espaços próprios para determinadas ofertas (próximas à itens relacionados) e destaque seu negócio da concorrência.

4. Invista no seu site

Quando se tem um e-commerce, o site é o ponto de venda da loja. Por isso, é importante que ele esteja funcionando bem. Lembre de verificar todos os botões e links, se as imagens estão no tamanho certo e se as informações estão bem dispostas.

Caso sua empresa tenha grande alcance, cuide para que o site não deixe de funcionar diante de um fluxo maior de compradores no mesmo tempo. A frustração que o seu cliente pode ter se o site não carregar pode ser um fator decisivo para que ele não finalize uma compra.

Hoje com a população utilizando ainda mais o celular, é importante considerar um site adequado e otimizado para este meio, aproveitando esse público específico de compradores e aumentando as vendas.

5. Seja honesto e claro com o consumidor

Não use de táticas maliciosas para lucrar mais. Existem por aí muitos comerciantes que, por exemplo, aumentam o preço dos produtos antes da Black Friday para depois diminuí-los no período, dando a falsa ideia de desconto para os clientes.

Atualmente, esse tipo de conduta é facilmente detectada e é um grande risco para qualquer empresa, pois esse tipo de fraude faz com que uma marca perca sua credibilidade e afaste os clientes.

Com isso, seja honesto e claro na sua comunicação com o consumidor, ofereça vantagens reais a ele e deixe claro as políticas relacionadas à venda, como: prazo de adesão, previsão de entrega, cobrança de frete, troca de produtos etc.

Respeitando o Código de Defesa do Consumidor você evita situações negativas como reclamações no Procon e em outros órgãos. Uma boa experiência na Black Friday pode ser uma possibilidade de conquistar e fidelizar novos clientes.

6. Atenção redobrada ao estoque

Um dos pontos mais críticos e passíveis de erros é o controle de estoque. Se o produto fica fora de estoque rapidamente e o consumidor não fica sabendo, isso pode gerar dor de cabeça.

Muitas mercadorias encalhadas no estoque mesmo após a Black Friday pode ser um outro problema. A solução para isso é o bom gerenciamento do giro de estoque do seu negócio. Com isso, avalie com cuidado os produtos que estarão em promoção durante a Black Friday.

Tenha uma boa quantidade de itens para atender a demanda dos seus clientes, mas sem se arriscar com sobra de mercadorias. Afinal, estoque parado é dinheiro no lixo.

Por isso, ter um bom controle de estoque antes da promoção, realizando acompanhamentos como o cálculo do giro dos produtos no depósito, vai ajudar nesse momento. Assim, você já terá os dados dos itens que saem com maior ou menor frequência, além de montar sua estratégia de vendas com maior eficiência.

Black Fraude

Foram diversas as denúncias e reclamações durante o período promocional nos últimos anos por conta das promoções falsas em diversos comércios. Com isso, os brasileiros apelidaram a data de Black Fraude. 

As reclamações feita pelos compradores envolvem todos os tipos de operações em relação à compra de produtos e serviços, sendo algumas delas, finalização da compra, promoção, divergência de valores, site fora do ar ou lento, atraso na entrega.

As más práticas na hora de vender seus produtos podem trazer sérias consequências para você e seu negócio. Por isso, nunca é demais repetir que ser honesto é sempre a melhor opção. 

Uma das alternativas que você deve levar em conta é de participar da data promocional se realmente conseguir dar descontos relevantes aos seus clientes. Do contrário, evite problemas.


Software de gestão

Já pensou em otimizar sua rotina a ponto de sobrar tempo para você cuidar de partes mais estratégicas do seu negócio? Algo que hoje parece ser impossível?

A tecnologia disponibiliza diversas ferramentas para que você possa fazer isso. Uma das soluções é um software de gestão que integra todas as áreas do seu negócio, podendo gerenciar tudo em poucos cliques em um mesmo ambiente.

O sistema VHSYS está há 8 anos no mercado ajudando milhares de empreendedores em todo o Brasil. Com ele, as rotinas operacionais são mais práticas e efetivas, pois é possível ter o controle de vendas, estoque, financeiro e ainda fazer a emissão de notas fiscais.

Faça um teste grátis do sistema e comprove na prática as funcionalides que vão te ajudar a avalancar o seu negócio.

Conclusão

Além do black friday em específico, é importante que você tenha sempre um planejamento para cada data de interesse do comércio. Aproveitar a movimentação nos períodos de maior procura por produtos e serviços é muito válido para qualquer segmento.

Por isso, lembre-se de se organizar com antecedência para evitar problemas perto do tão esperado dia. Para te ajudar nessa tarefa, considere nossas dicas e acompanhe nossos Webinars para aumentar ainda mais as suas vendas nessa black friday.Lembre-se!! Para garantir sua vaga nos nossos evento, inscreva-se na página e prepare-se para otimizar os resultados da sua empresa na Black Friday 2019.

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