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Black Friday 2020: principais tendências e 6 dicas para preparar sua empresa

Está chegando o período do ano em que o comércio fica movimentado no mundo todo, a Black Friday.

Uma das principais características da data são as filas quilométricas nas lojas, mas devido a tudo o que está acontecendo este ano, ainda há algumas incertezas sobre como tudo vai acontecer.

Apesar dessas incertezas causarem certas preocupações, as notícias são boas para o comércio.

Quer saber quais serão as tendências para a Black Friday 2020? Quer dicas para vender mais na data? Trouxemos tudo isso e muito mais neste post para você. Confira!

A história da Black Friday

Na tradução literal, Black Friday significa “Sexta Feira Negra”. Essa data foi criada nos Estados Unidos e acontece sempre no dia seguinte em que se é comemorado o Dia de Ação de Graças. Para os americanos, a Black Friday marca o início da temporada de compras para o Natal.

Os descontos são aplicados em toda última sexta feira do mês de novembro. No início, as lojas virtuais eram quem mais ofertavam produtos, serviços e mercadorias nesse período do ano. Porém, com a popularização da data, as lojas físicas passaram a aderir aos descontos também.

Para o varejo, o final do ano é a luz no fim do túnel para sair das dificuldades passadas no decorrer do ano. Não há dúvidas de que o período de festas corresponde à maior parte dos gastos de consumo do ano. Por isso, a Black Friday é o momento certo para que eles possam comprar ainda mais e com o valor menor.

Com a movimentação do comércio nesse período, a preocupação dos vendedores se resume nas vendas em si. Contudo, por meio de pesquisas foi comprovado que os consumidores têm apego à qualidade dos serviços oferecidos.

Black Friday no Brasil

No Brasil, a primeira edição aconteceu no dia 28 de novembro de 2010 e as promoções foram somente em lojas virtuais. Neste ano, devido ao distanciamento social, a expectativa é que as compras online sejam ainda mais expressivas.

Isso reforça o tipo de compra multicanal. Ela pressupõe que o consumidor realiza diversos meios de pesquisa para decidir sobre uma compra. Sendo assim, a pesquisa pode ser feita offline, mas a pesquisa sobre o produto e a decisão pode ser feita online

Por isso, existe a importância de utilizar todos os canais alcançáveis para a divulgação da sua marca. Isso vai ajudar com que as pessoas encontrem seu negócio com maior facilidade, ajudando a aumentar a visibilidade e, automaticamente, as vendas.

Quando é a Black Friday 2020?

A Black Friday 2020 será realizada no dia 27 de novembro. No entanto, como já é de se esperar, é possível que nem todos os abram suas portas na Black Friday em 2020.

A Black Friday foi cancelada por causa do coronavírus?

Diante ao momento de pandemia que estamos passando, é esperado que a Black Friday tenha uma aparência um pouco diferente este ano. 

Muitos comércios não devem abrir no dia, mas mesmo os que optarem aproveitar a data, deverão seguir rígidos protocolos de segurança devido à Covid-19.

Se você faz parte do grupo das pessoas empreendedoras que não pretendem abrir as portas, temos uma boa notícia: saiba que você ainda pode aproveitar a Black Friday.

O presidente do Google no Brasil, Fabio Coelho, disse durante sua participação no Global Retail Show, evento de varejo e consumo online, que é esperado uma Black Friday melhor do que em anos anteriores.

Um dos principais motivos para isso, segundo o CEO, são os consumidores que seguem usando a internet como canal principal de compra. Com isso, prevemos que a maioria das lojas estará promovendo suas vendas online da Black Friday mais do que nunca.

Expectativa das micro e pequenas empresas para a Black Friday 2020

Para entender melhor como as micro e pequenas empresas estão se preparando e planejando a Black Friday 2020, realizamos uma pesquisa com mais de 100 mil clientes da vhsys e Stone. Confira o resultado no infográfico abaixo:

Tendências para a Black Friday 2020

Com as diversas mudanças que aconteceram/estão acontecendo neste ano, fica a dúvida: como e quais serão as tendências para a Black Friday 2020? Trouxemos 2 tendência principais para você preparar sua empresa, confira:

Consumidor mais digital

O ano de 2020 está sendo de diversos desafios e inúmeras mudanças, principalmente em relação à tecnologia. 

De um lado, consumidores aumentando as compras online, e de outro, empresas se adaptando ao meio digital para continuar suas vendas e oferecer outros meios de compra ao seu público.

O número de compradores online durante o período de pandemia teve um aumento muito acima da média, e a expectativa é que isso reflita na Black Friday 2020.

Uma pesquisa feita pela área de Inteligência de Mercado da Globo mostra que 55% dos entrevistados utilizarão canais físicos e digitais para suas compras, sendo 29% os que comprarão apenas online. É um número alto considerando as edições passadas.

Com isso, você deve considerar o gerenciamento das redes sociais da sua empresa, pensar em estratégias para aumentar a visibilidade digital da sua marca e outras questões que podem ajudar no aumento de suas vendas na Black Friday, nesses quesitos.

Queda nas vendas mobile 

Em 2019, o mobile foi responsável por 52% do faturamento da Black Friday no país. E ao que tudo indica, este ano será bem diferente.

Com o home office instituído no cotidiano das pessoas, a tendência é que as compras sejam feitas pelo desktop. Isso porque com os consumidores dentro de casa significa fácil acesso ao computador, tendo uma representatividade maior nas compras.

Ou seja, se você está investindo no desenvolvimento de aplicativo ou com uma preocupação em melhorar a usabilidade mobile para suas vendas, talvez você possa redirecionar esses esforços em outras questões.

6 dicas para preparar a sua empresa para a Black Friday 2020

A Black Friday ajuda muito o comércio no final de ano, mas é bom saber também que não é só sair aplicando descontos desenfreadamente para atrair consumidores e, no fim das contas, ficar no prejuízo. 

Tudo precisa ser pensado com muito cuidado. Uma boa estratégia de vendas no momento certo é o que vai garantir ótimos resultados para o seu negócio nessa data tão esperada.

Pensando nisso, preparamos algumas dicas que te darão uma luz para aumentar os seus resultados na Black Friday 2020 e planejar ainda melhor suas estratégias.

1. Planeje suas ações

Não tem como colocar algo em prática antes de fazer um bom planejamento, não é? O planejamento é fundamental para saber se as estratégias que você tem em mente podem funcionar.

Antes de ofertar seus produtos e serviços a preço de banana, avalie se os descontos que você pretende aplicar vão favorecer a sua empresa. Isso vai te ajudar a evitar prejuízos financeiros.

Uma ação mal planejada em um setor específico pode afetar diretamente as outras áreas do seu negócio, então procure contemplar todos os setores da sua empresa no plano de ação, como vendas, financeiro, marketing, estoque etc.

2. Escolha os produtos e negocie com seus fornecedores

Adquirir produtos com um bom preço é o primeiro passo para conseguir ofertá-los com um desconto atraente. Afinal, você não quer ficar no prejuízo, né?

Já sabe quais serão produtos você vai escolher para aplicar descontos? Se sim, aproveite esse período para negociar com seus fornecedores e buscar os melhores preços. 

3. Aproveite para movimentar seu estoque

A Black Friday também é um ótimo período para conseguir movimentar mercadorias paradas. Faça uma busca no seu estoque, resgate aquele produto que está encalhado já tem algum tempo e aplique um desconto para facilitar a saída dele.

Outra solução válida também é buscar um item que tem bastante procura e grande possibilidade de saída, para preparar o estoque dele e não perder nenhuma oportunidade de venda.

Para saber quais produtos possuem maior procura, basta observar o comportamento dos seus clientes nos períodos anteriores, e até na Black Friday passada. Isso vai te ajudar a apostar nos produtos certos.

*Dica extra: um bom controle de estoque deve fazer parte da rotina da empresa e praticada muito antes da promoção. Para isso, é importante fazer alguns acompanhamentos, como o cálculo do giro dos produtos no depósito, para saber ao certo os itens que saem com maior ou menor frequência.

4. Invista em comunicação

Mais do que oferecer descontos vantajosos para os clientes, é preciso investir em comunicação para que isso chegue até eles. 

Para isso, a presença digital de sua marca é muito importante. Planeje estratégias para redes sociais, otimize textos para os buscadores, promova conteúdos em blog etc.

Esses e outros meios são maneiras para fazer sua empresa chegar ao comprador. Lembre-se de considerar usar uma identidade visual chamativa e de mesmo padrão em cada peça e postagem, mantendo a unidade visual da campanha.

Caso tenha uma loja física, aproveite o ponto de venda e faça ações, usando a criatividade: faça uma decoração especial, espaços próprios para determinadas ofertas (próximas à itens relacionados) e destaque seu negócio da concorrência.

5. Invista no seu site

Quando se tem um e-commerce, o site é o ponto de venda da loja. Por isso, é importante que ele esteja funcionando bem. Verifique todos os botões e links, se o tamanho das imagens estão de acordo etc.

Caso sua empresa tenha grande alcance, cuide para que o site não deixe de funcionar diante de um fluxo maior de compradores no mesmo tempo. 

A frustração que o seu cliente pode ter, caso o site não carregue, poderá ser um fator decisivo para não finalizar uma compra.

Não esqueça que o mobile também deve ser considerado nessas questões e otimizado para uma boa experiência do consumidor. 

6. Seja honesto e claro com o consumidor

Não use táticas maliciosas para lucrar mais. Existem  muitos comerciantes por aí que, por exemplo, aumentam o preço dos produtos antes da Black Friday para depois diminuí-los no período, dando a falsa ideia de desconto para os clientes.

Atualmente, esse tipo de conduta é facilmente detectada e é um grande risco para qualquer empresa, pois esse tipo de fraude faz com que uma marca perca sua credibilidade e afaste os clientes.

Seja sempre honesto e claro na sua comunicação com o consumidor, ofereça vantagens reais a ele e deixe claro as políticas relacionadas à venda, como prazo de adesão, previsão de entrega, frete, troca de produtos etc.

Respeitando o Código de Defesa do Consumidor você evita situações negativas, como reclamações no Procon e em outros órgãos. Uma boa experiência na Black Friday pode ser uma possibilidade de conquistar e fidelizar novos clientes.

Black Fraude

Foram diversas as denúncias e reclamações durante o período promocional nos últimos anos por conta das promoções falsas em diversos comércios. Com todos os episódios, os brasileiros apelidaram a data de Black Fraude. 

As reclamações feita pelos compradores envolvem todos os tipos de operações em relação à compra de produtos e serviços, sendo algumas delas: divergência de valores, site fora do ar ou lento, atraso na entrega, entre outras.

As más práticas na hora de vender seus produtos podem trazer sérias consequências para você e seu negócio. Por isso, nunca é demais repetir que ser honesto é sempre a melhor opção. 

Uma das alternativas que você deve levar em conta é de participar da data promocional se realmente conseguir dar descontos relevantes aos seus clientes. Do contrário, evite problemas.

Como o gerenciamento dos departamentos da empresa pode impactar na sua Black Friday?

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Já pensou estar em meio aquela loucura de muitas vendas e, sem perceber, acaba aquele item mais procurado do seu estoque? Acreditamos que não seja fácil contatar o fornecedor e receber ainda no mesmo dia.

Para evitar esse e outros tipos de problema, é essencial manter um controle de todas as áreas da empresa.

Mas como fazer isso? Simples! Com o sistema vhsys.

O sistema vhsys está há 9 anos no mercado ajudando milhares de empreendedores em todo o Brasil. Facilidade e agilidade nas rotinas operacionais, controle de vendas, estoque, financeiro e até emissão de notas fiscais.

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Não é só a Black Friday

Além do black friday em específico, é importante que você tenha sempre um planejamento para cada data de interesse do comércio. 

Aproveitar a movimentação nos períodos de maior procura por produtos e serviços é muito válido para qualquer segmento. Fique de olho na sazonalidade!

Não se esqueça de se organizar com antecedência para evitar problemas perto do tão esperado dia.

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