Conecte-se ao empreendedorismo

Sistema ERP para MEI: entenda como facilitar sua gestão.

Tempo de Leitura: 4 minutos
ERP para MEI
ERP completo +  Conta PJ Integrada + Maquininha Stone com mensalidade zero

Supere seus concorrentes com a Gestão Integrada

Organize suas finanças e aumente suas vendas, tudo em um só lugar!

Se você é MEI e busca por mais agilidade e eficiência na gestão do seu negócio, é essencial considerar como a tecnologia pode te ajudar nesse processo.

Neste sentido, muitas empresas procuram por Sistemas ERP, que são softwares que automatizam tarefas, fornecem dados importantes para gestão, facilitam o financeiro e muitas outras áreas.

Para te ajudar a entender melhor como um Sistema ERP pode ser uma ótima ferramenta para quem é MEI, separamos informações essenciais para você!

Vamos juntos?

O que é mei?

MEI é a sigla para Microempreendedor Individual, uma modalidade de empresa criada para  formalizar pequenos empreendedores que atuam por conta própria. 

Essa é uma alternativa simplificada de legalizar um negócio, que oferece inúmeras vantagens para aqueles que desejam iniciar ou já atuam em atividades econômicas de pequeno porte. 

Para ser classificado como MEI, é necessário se enquadrar em alguns requisitos. 

O principal deles é o faturamento anual da empresa, que não pode ultrapassar o limite de R$ 81.000,00. Além disso, o MEI deve exercer uma das atividades econômicas permitidas por essa categoria, que abrange profissões como artesãos, cabeleireiros, eletricistas, vendedores de produtos, entre muitos outros.

Apesar dos requisitos, o processo de formalização é descomplicado e gratuito, feito através do Portal do Empreendedor. 

O MEI é isento de várias obrigações fiscais que outras empresas enfrentam, como a simplificação na declaração de imposto de renda, isenção de tributos federais, e a contribuição previdenciária, que é reduzida a um valor fixo, chamado de DAS.

Por meio do pagamento regular do DAS, o MEI também tem acesso aos benefícios previdenciários, como aposentadoria, auxílio-doença e salário-maternidade.

Quais as vantagens de um sistema ERP para MEI?

Mesmo com uma empresa de pequeno porte, sabemos que a gestão eficiente dos negócios é fundamental, por isso, tantas empresas recorrem às tecnologias para auxiliá-los a crescer.

É nesse contexto que os sistemas ERP crescem entre os MEIs, oferecendo uma série de vantagens que podem fazer toda a diferença na condução do negócio. 

Para te ajudar, separamos quais são as vantagens de aderir a um sistema ERP como MEI:

Gestão financeira eficiente

A organização das finanças é vital para qualquer empresa, e o MEI não é exceção. 

Neste sentido, um sistema ERP permite o controle rigoroso das despesas, receitas, faturamento e fluxo de caixa. 

Isso não apenas facilita o acompanhamento das finanças, mas também torna mais fácil cumprir as obrigações fiscais, o que é fundamental para a manutenção da regularidade fiscal e seguir aproveitando as vantagens de ser MEI. 

Economia de tempo

Os MEIs geralmente têm que desempenhar várias funções, muitas vezes trabalhando sozinhos para fazer o negócio crescer.

Nesse sentido, a automatização de tarefas financeiras e administrativas se torna uma grande vantagem. 

Um sistema ERP pode lidar com tarefas como emissão de notas fiscais, conciliação bancária, controle de contas a pagar e a receber, poupando tempo valioso que pode ser direcionado para outras atividades essenciais do negócio.

Controle de estoque

Mesmo para MEIs que trabalham com produtos, o controle de estoque é fundamental para criar um negócio saudável. Ninguém deseja lidar com um estoque deficitário ou obsoleto, isso também é perder dinheiro de venda ou de produtos parados.

Um sistema ERP permite o acompanhamento preciso do estoque, ajudando a evitar a falta de mercadorias e reduzindo perdas por vencimento ou obsolescência. Isso contribui para a eficiência operacional e evita custos desnecessários.

Gestão de clientes e fornecedores

Ter um registro organizado de informações sobre clientes e fornecedores é fundamental para construir relacionamentos sólidos e eficazes. 

Neste sentido, um ERP simplifica a gestão dessas informações, facilitando a comunicação e o atendimento ao cliente.

Relatórios gerenciais

A capacidade de gerar relatórios financeiros e de desempenho é uma das vantagens mais valiosas de um sistema ERP.

Nesse contexto, esses relatórios fornecem insights sobre o negócio, ajudando o MEI a tomar decisões mais estratégicas.

Automatização de processos

Para o MEI, é essencial automatizar algumas tarefas e processos para manter o negócio funcionando bem e de forma saudável.

As rotinas financeiras, por exemplo, são uma grande dor de cabeça para empreendedores individuais que realizam tudo sozinhos.

Automatização de tarefas como o controle de contas a pagar e a receber contribui para a redução de erros manuais, como esquecimento de contas ou outras obrigações financeiras. 

Isso não apenas economiza tempo, mas também melhora a precisão dos registros financeiros.

Compliance fiscal simplificado

Cumprir as obrigações fiscais é um desafio constante para os MEIs. Sendo assim, um sistema ERP pode simplificar a emissão de notas fiscais, o cálculo de impostos e outras tarefas relacionadas à conformidade fiscal. Isso reduz o risco de erros fiscais que podem resultar em penalidades financeiras.

Melhor atendimento ao cliente

O registro de informações sobre clientes e histórico de compras ajuda o MEI a oferecer um atendimento mais personalizado e eficaz. Isso contribui para a satisfação do cliente e pode gerar fidelização.

Segurança de dados

A proteção de informações sensíveis é crucial, mesmo para os MEIs. Um sistema ERP oferece segurança de dados, garantindo a confidencialidade e a integridade das informações do negócio.

Maior profissionalismo

Usar um sistema ERP confere uma imagem mais profissional aos clientes e parceiros comerciais. Isso pode ser um diferencial competitivo, já que transmite confiabilidade e comprometimento.

Quais são as vantagens do sistema ERP vhsys para o MEI?

O ERP vhsys é o sistema do pequeno negócio, por isso, as funcionalidades são feitas para facilitar a gestão desses empreendimentos e ajudá-los a crescer cada vez mais. Por isso, separamos as vantagens de contar com essa ferramenta.

  • Emissão de notas fiscais

O sistema vhsys facilita a emissão de notas fiscais, um requisito legal para muitos MEIs, permitindo que o empreendedor esteja em conformidade com as obrigações fiscais.

  • Controle de contas a pagar e a receber

O vhsys simplifica o gerenciamento de contas a pagar e a receber, garantindo que o MEI nunca perca de vista suas obrigações financeiras.

  • Conciliação bancária automatizada

Por meio da Conta Integrada vhsys, é possível simplificar a conciliação bancária da empresa e otimizar tempo do gestor. Neste sentido, também é uma funcionalidade perfeita para quem quer ser assertivo nessa atividade!

  • Relatórios gerenciais

O sistema oferece a geração de relatórios financeiros e de desempenho, fornecendo insights detalhados sobre o negócio. Isso permite que o MEI tome decisões mais embasadas e eficazes.

  • Controle de estoque

Se o MEI trabalha com produtos, o vhsys oferece funcionalidades de controle de estoque, garantindo que não faltem mercadorias e minimizando perdas por obsolescência.

  • Gestão de clientes e fornecedores

Manter um registro organizado de informações sobre clientes e fornecedores é uma tarefa simplificada com o vhsys, melhorando o relacionamento e a comunicação.

  • Regularização fiscal

O vhsys ajuda o MEI a cumprir as obrigações fiscais, simplificando a emissão de notas fiscais e o cálculo de impostos, reduzindo o risco de erros fiscais.

  • Segurança de dados

A proteção das informações sensíveis é uma prioridade, e o vhsys oferece segurança robusta para garantir a confidencialidade e a integridade dos dados.

Quer aproveitar essas funcionalidades no seu negócio? 

Aproveite e Teste Grátis!

Sistema ERP para MEI: entenda como facilitar sua gestão.
Ana Flávia Franco

Graduanda em Letras Português na UTFPR que decidiu explorar o mundo da comunicação e os diferentes formatos de texto que só o digital pode oferecer. Apaixonada por inovação, produz conteúdos que buscam simplificar os conceitos complexos ligados à gestão, empreendedorismo e tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de gestão online

Preencha os dados para iniciar
seu teste grátis de 7 dias no ERP vhsys.

Sistema de gestão online

Experimente grátis por 7 dias!