Como funciona e como se proteger do golpe do boleto falso

Golpe do boleto falso: como acontece e o que fazer para se proteger

Fernando

Golpe do boleto falso: como funciona e como se proteger

O boleto bancário é uma das formas de pagamento mais utilizadas no país. Essa modalidade se popularizou no país como opção mais viável para as pessoas que não possuem conta em banco e, consequentemente, não utilizam cartão de crédito, pagarem títulos de estabelecimentos prestadores de serviços ou comerciais.

No entanto, o boleto bancário é alvo de golpistas que utilizam o documento para enganar consumidores. Mas como proteger o boleto bancário e garantir a segurança de consumidores e, principalmente, da sua empresa?

Confira em nosso artigo!

Boleto bancário

O boleto bancário é um título de cobrança com data de vencimento definida que pode ser pago em qualquer instituição financeira ou estabelecimento conveniado (como as lotéricas). Os boletos, que antigamente só podiam ser quitados exclusivamente em agências bancárias, hoje podem ser pagos, também, pela internet e os já citados postos conveniados.

O VHSYS conta com um modulo especifico para emissão de boletos bancários, trazendo maior segurança e agilidade na hora de realizar essa tarefa. Clique aqui e experimente grátis.

Conheça o sistema de gestão empresaria VHSYS!

Golpe do boleto falso

Além de ter facilitado o pagamento dos boletos bancários, com a internet surgiu uma nova ameaçada: os golpes virtuais.

Os golpes virtuais geralmente são aplicados via e-mail ou pelo uso de computadores públicos. Os ataques mais constantes ocorrem através da modificação dos códigos de barras dos boletos.

Como funciona o vírus?

O vírus, quando possui acesso a algum computador/e-mail que recepciona seus XMLs, coleta todos os dados necessários, como Endereço, CNPJ, e-mail, valor, parcelas e etc. Com estas informações, o vírus gera um novo boleto e envia para o e-mail dos seus clientes, informando que a nota foi emitida com as informações de impostos incorretamente e, por este motivo, concede um desconto no boleto.

Quando o cliente realiza o pagamento do boleto em questão, o dinheiro é automaticamente enviado para a conta que consta no código de barras do boleto.

E quais os cuidados que devemos ter com boletos bancários?

Atenção com o boleto

Fique sempre atento ao lidar com boletos digitais ou impressos. Muitos dos boletos falsos apresentam erros de português entre outras formatações fora do padrão. Além disso, confira sempre se o e-mail recebido é, realmente, do seu fornecedor ou local em que você realizou a compra. Ao sinal de qualquer detalhe suspeito, descarte o uso desse documento.

Código do banco

Cada instituição financeira possui um código identificador. Localizado em frete à logo do banco, o código deve ser equivalente ao código do banco emissor. Para evitar erros, o site http://www.buscabanco.org.br facilita localizar os códigos.

Como se proteger

Muitos hackers atacam o sistema por meio dos vírus. Portanto, mantenha o seu computador com um antivírus potente e atualizado para efetuar as varreduras necessárias para a sua proteção.

Cuidado com e-mails

Golpe do boleto falso: como funciona e como se protegerEmbora os atuais servidores de e-mails contem com maior proteção para os usuários, os spams e e-mail suspeitos ainda são frequentes. Tenha cuidado ao abrir um e-mail que não seja de algum contato conhecido e, mais ainda, evite abrir links ou anexos de e-mails desconhecidos. Os golpes mais comuns são de falsos usuários que se passam por bancos e enviam boletos em anexos para download.

Para verificar a autenticidade do link, mantenha o cursos do mouse em cima do link e compare com o endereço que aparece no lado esquerdo da barra inferior da tela. Se o boleto “indicar” um banco, mas o endereço que aparecer for completamente diferente, imediatamente exclua o e-mail.

Cuidados com computadores desconhecidos

Evite realizar comprar e efetuar pagamentos em computadores desconhecidos, como os de lan house, e wifis públicos, que são mais suscetíveis à invasões e a vazamento de dados pessoais.

O VHSYS é um software de gestão empresarial online que conta com diversas ferramentas que podem facilitar o controle financeiro, emissão de notas fiscais, compras de mercadoria e muito mais. Além disso, o sistema possui os mesmos processos de segurança de bancos para garantir total segurança dos dados da sua empresa armazenados dentro da plataforma. Clique aqui e experimente grátis.

Receba conteúdos exclusivos em seu email e fique por dentro das últimas novidades no ambiente empresarial!

Fernando
Sobre o autor
Fernando
Formado em Marketing e Coordenador de Marketing de Conteúdo na VHSYS.

deixe seu comentário

adicionar comentário
Cancelar

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário neste post. Seja o primeiro!

Visualizar mais