Conecte-se ao empreendedorismo

12 negócios para ganhar dinheiro usando apenas o computador

Tempo de Leitura: 7 minutos
ERP completo +  Conta PJ Integrada + Maquininha Stone com mensalidade zero

Supere seus concorrentes com a Gestão Integrada

Organize suas finanças e aumente suas vendas, tudo em um só lugar!

Em tempos de instabilidade econômica, muitas pessoas estão procurando maneiras de ganhar dinheiro extra ou até mesmo encontrar uma atividade principal que gere receita.

Uma das alternativas encontradas por muitas pessoas para driblar a crise é empreendendo como freelancer e microempreendedor (MEI). Inclusive, alguns dos clientes que utilizam o nosso sistema de gestão vhsys começaram seus negócios assim!

O ERP vhsys é um sistema desenvolvido para atender pequenas e micros empresas, mas também oferece planos especiais para microempreendedor individual (MEI) com funcionalidades essenciais como: emissão de notas fiscais, gestão financeira, envio de orçamento pelo Whatsapp, controle de vendas de produtos e serviços, integração com lojas virtuais e outros aplicativos, entre muitas outras funcionalidades!

De acordo com uma pesquisa realizada pela Workana, uma empresa do setor de freelancers, 20% dos trabalhadores brasileiros estão atuando nesta modalidade em tempo integral. Somente 22% fazem estes serviços paralelamente ao seu emprego formal.

Geralmente, para este tipo de trabalho não é preciso investir grandes quantias de dinheiro em equipamentos ou capacitações. Em diversos casos basta ter algum conhecimento específico e um computador em mãos.

Confira 12 negócios que você pode abrir para ganhar dinheiro usando o seu computador, seja para ter uma renda extra ou como ocupação principal:

1 – Marketing Digital e Redação

Você tem um diploma em marketing, comunicação social ou áreas afins? Sabe utilizar as redes sociais de forma comercial, voltando o conteúdo para empresas e marcas? Tem boas habilidades de escrita e revisão de texto?

Todos esses conhecimentos podem ser usados para realizar trabalhos freelancers na área de marketing digital e redação.

Várias atividades podem ser exercidas nesse segmento, como, por exemplo, comunicação institucional, divulgação em redes sociais, redação de textos para blogs, sites e releases, entre outros.

Este tipo de profissional pode atuar em empresas de diferentes ramos e portes, ajudando a impulsionar seu alcance de marca e, assim, aumentar as vendas da organização.

Para fazer este tipo de serviço não é imprescindível estar no local do contratante: basta ter um computador, conexão com a internet e vontade de trabalhar.

2 – Programação e webdesign

Muitas empresas estão investindo em sites institucionais, plataformas de comunicação e até em aplicativos para se destacar no mercado. Pessoas que sabem programar e montar sites têm um grande campo de trabalho para explorar.

Atualmente, existem diferentes portes e segmentos de negócios que procuram por este tipo de profissional, até mesmo startups e projetos ainda em fase inicial.

Com apenas o seu computador e algumas horas vagas, é possível ganhar um dinheiro extra e montar um portfólio com os trabalhos realizados, podendo ajudar na conquista de novos trabalhos ou até mesmo um emprego tradicional no futuro.

3 – Diagramação e design

Outra área bastante procurada pelas empresas é a de design gráfico. Alguns trabalhos solicitados à pessoa que têm o devido conhecimento na área é a criação de identidades visuais do zero, peças para diversos meios de comunicação (banners, sites, blog, flyers, folders, postagens etc) ou até mesmo diagramação de livros, ebooks e outros materiais, sejam impressos ou digitais.

Esse campo também tem bastante diversificação de trabalho, sendo muito buscado por diferentes tipos de negócios, portes e ramos de atuação.

Monte um portfólio com seus trabalhos e se inscreva nos sites de trabalho freelancer, sempre prestando atenção aos projetos oferecidos para cobrar um preço justo que pague suas despesas e gere lucro, sem deixar de lado a competitividade com as outras propostas feitas na plataforma.

4 – Aulas online

Um ramo que foi bastante impactado pela popularização da internet foi a educação. Graças às webcams e vídeos, qualquer pessoa do mundo pode acessar materiais informativos relacionados a diversos temas.

Isso pode ser muito bem explorado pelos profissionais, pois abrange diferentes áreas como idiomas, instrumentos musicais e canto, disciplinas escolares, informática e assuntos gerais. Basta oferecer suas aulas online, que são mais cômodas tanto para o instrutor/tutor quanto para o aluno.

Em relação ao segmento de língua estrangeira, também é possível realizar trabalhos de tradução. Este tipo de serviço costuma ser procurado em sites voltados para a atividade freelancer.

5 – Franquias

Outra boa alternativa, mas que não é tão conhecida para quem quer trabalhar estilo home office, é abrir uma franquia virtual de uma marca que ofereça esta possibilidade. Neste caso, deve-se ter uma quantia considerável para investir na participação do negócio, havendo uma variação entre os segmentos de atuação.

O franqueado geralmente realiza trabalhos voltados à divulgação da marca, vendas por meio de e-commerce ou então de atendimento online aos clientes e leads. Quem opta por esta modalidade pode receber uma porcentagem sobre cada venda efetuada ou por outros critérios, de acordo com a natureza de sua atividade e segmento da empresa.

As redes sociais são ótimos ambientes para que você trabalhe na divulgação de sua marca. Levando em consideração o Facebook, que é considerada a maior rede social hoje, é possível criar uma fanpage, fazer anúncios, conquistar clientes e muitas outras coisas.

6 – Venda de produtos digitais

Se você consome conteúdo digital, com certeza já deve ter baixado algum e-book, apreciado algum podcast ou assistido um webinar, certo? 

A criação desse tipo de conteúdo também é uma alternativa que pode te ajudar a ganhar dinheiro pelo computador. 

Para produzir esses materiais, antes, é preciso coletar algumas informações importantes que vão te guiar à uma criação coerente com o seu objetivo.

Busque um nicho que seja rentável e, depois disso, defina o perfil de seus possíveis clientes. Isso vai te ajudar na produção de materiais que sejam realmente úteis para o público.

Existem diversas formas de ganhar dinheiro com esses infoprodutos. Você pode criar um site e disponibilizar os materiais para download, criar campanhas de e-mail marketing, divulgar nas redes sociais e muito mais.

7 – Influenciador digital

Você possui muitos seguidores nas redes sociais? Está sempre engajado com o público e fazendo postagens? Saiba que você pode transformar isso em dinheiro.

Hoje, muitas marcas patrocinam influenciadores digitais para fazer a divulgação de seus produtos, pensando no aumento da visibilidade da empresa.  

Essa promoção da marca pode acontecer de diversas formas: usando o produto em seu dia a dia, divulgando-o na legenda de alguma foto, dando um depoimento em vídeo sobre o produto, entre outros. 

8 – Gerenciar redes sociais para pessoas e empresas

Ter um perfil profissional em diferentes redes sociais requer uma administração constante para manter engajamento por meio de postagens e divulgação da marca.

Porém, muitas empresas, principalmente as de pequeno porte, ainda não conseguem dar a devida atenção às mídias sociais. Por isso, buscam terceiros para fazer esse trabalho.

Então, se você tem um bom conhecimento sobre redes sociais, pode oferecer suas habilidades para gerenciar contas de empresas e profissionais.

9 – Crie um curso online

Você se considera especialista em uma área, ou mesmo tem um conhecimento específico e acredita que ele pode ajudar outras pessoas?

Que tal usar sua expertise e montar um curso?

Para começar, tenha bem definido o seu mercado de acordo com seus conhecimentos e competências. Feito isso, estude melhor quem são as pessoas que compõem seu público-alvo.

Após ter definido esses fatores, escolha o formato de conteúdo que o seu público-alvo mais consome, como e-book, vídeo, podcast etc. e comece  a produzir. 

Assim que você já tiver uma boa quantidade de materiais, pesquise uma plataforma confiável 

10 – Tenha uma loja online

Nos últimos anos, as lojas virtuais realmente decolaram e fizeram o ato de comprar online deixar de ser um luxo, como era visto antigamente. E que melhor maneira de ganhar dinheiro pelo computador do que vendendo alguma coisa, não é mesmo?

É possível vender praticamente qualquer coisa. Desde itens que você tem em casa, ou fabricados manualmente, até jóias caras e luxuosas. Isso serve para produtos e serviços. 

Além disso, começar a ganhar dinheiro com uma loja online é bem simples. Porém, é necessário pesquisar um pouco para entender qual plataforma será adequada para o seu produto ou serviço.

11 – Trabalho remoto

Talvez você queira mudar de carreira, tentar algo novo ou só mudar de cenário. Nesses casos, trabalhar remotamente pode ser uma excelente oportunidade de ganhar algum dinheiro extra.

Cada vez mais as empresas estão procurando funcionários para preencher diversas vagas remotas, sendo em meio período ou período integral. E assim, você além de ganhar dinheiro online ainda pode ainda conciliar com alguma outra atividade também online, como ter a sua própria loja virtual.

Os tipos de trabalhos remotos disponíveis variam consideravelmente. Essas posições podem incluir desde o designer até trabalhar no suporte ao cliente.

12 – Seja um afiliado

O chamado “marketing de afiliados” tem crescido muito nos últimos. Esse trabalho consiste na divulgação de produtos físicos ou digitais e você recebe uma comissão a cada venda. 

Hoje, são inúmeras oportunidades que existem no mercado para trabalhar como um afiliado. O crescimento da área fez com que muitos segmentos adotassem essa estratégia, como moda, saúde, marketing digital, beleza e muito mais.

Essa é mais uma forma de ganhar dinheiro usando apenas o computador e algumas horas de dedicação.


Bônus

Aqui vai uma dica extra para quem quer ganhar dinheiro usando apenas o computador: programa de indicações. Esse programa trata-se de empresas que buscam parceiros comerciais que indicam clientes e são remunerados com comissões. Cada pessoa indicada que se torna cliente rende uma comissão para o parceiro.

Por exemplo, como o Programa de Parceiros da vhsys. Com ele, você indica possíveis clientes para a plataforma de gestão vhsys e a cada indicado que se tornar cliente, você recebe um valor. A comissão é recorrente e os benefícios são extremamente atrativos. Confira neste link como funciona o programa de parceiros da vhsys.

Profissionalize seu trabalho de freelancer

Se você tem interesse em trabalhar como freelancer, seja em tempo integral ou paralelamente à sua profissão, é possível começar pesquisando clientes na sua base de contatos – familiares, amigos, conhecidos e empresas da sua região que precisem de um profissional do seu ramo de conhecimento.

Mesmo que, no início, esse serviço seja por um preço abaixo do desejado, todo trabalho realizado pode ser usado como portfólio no futuro.

Também é possível se inscrever em sites específicos voltados para a atividade freelancer. Nesses sites, as pessoas que precisam deste serviço apresentam suas ofertas e os profissionais fazem suas propostas. Os sites que são referência nesse segmento são: Freelancer.com, 99 Freelas e Workana.

No entanto, para que este trabalho funcione a longo prazo, é importante saber quanto cobrar pelo serviço. Você deve pensar em um valor que pague seus gastos e despesas, mas que ao mesmo tempo não seja muito acima do pedido pelos outros profissionais do mercado.

Por isso, é importante registrar as entradas e saídas de dinheiro e ter controle sobre seu financeiro. Para isso, você pode baixar uma planilha gratuita de fluxo de caixa.

O que pode começar com um freela ocasional tem a possibilidade de crescer e se tornar um negócio bastante rentável.

Nesses casos, para ter uma imagem de credibilidade diante dos clientes, é preciso profissionalizar seu negócio. Isso envolve formalizar a empresa (seja como microempreendedor individual (MEI), empreendedor individual ou até uma microempresa), emitir notas fiscais e ter seus processos internos funcionando corretamente, evitando erros que possam atingir seu público ou prejudicar o futuro do seu empreendimento.

Para isso, invista em um sistema de gestão empresarial online como o vhsys. Com ele, você emite notas fiscais e boletos, realiza o fluxo de caixa, controla contas a pagar e receber e muito mais em um único.

Faça um teste gratuito com sistema vhsys e torne sua atividade freelancer em uma empresa profissional!

Vem assistir este bate papo que preparamos para você relacionado a este assunto 🙂

12 negócios para ganhar dinheiro usando apenas o computador
Magda Pimenta

10 respostas

    1. Olá, Roberto
      Agradecemos o comentário. Dê uma olhada no nosso blog https://blog.vhsys.com.br/ para saber mais a respeito de outros temas de gestão empresarial. Na barra de pesquisa, você pode conferir outros assuntos que não estão na página inicial.

      Até mais!

    1. Olá, como vai?
      Ficamos muito felizes que tenha gostado e agradecemos o seu feedback! Aguardamos sua visita por aqui mais vezes 😀
      Para continuar por dentro das novidades que rolam aqui no blog, inscreva-se em nossa newsletter -> https://blog.vhsys.com.br/#newsletter

      Até mais :D?

    1. Olá Gilciane, tudo bem?
      Que bom que curtiu nosso conteúdo, ficamos felizes ?

      Assinando a nossa newsletter você fica por dentro dos melhores assuntos aqui do nosso blog ? Faça a sua inscrição

  1. Olá, Alcione, tudo bem?
    Que bom que você curtiu o nosso conteúdo!
    Assinando a nossa newsletter você fica por dentro dos melhores assuntos aqui do nosso blog ? Faça a sua inscrição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de gestão online

Preencha os dados para iniciar
seu teste grátis de 7 dias no ERP vhsys.

Sistema de gestão online

Experimente grátis por 7 dias!