Conecte-se ao empreendedorismo

A importância da emissão da nota fiscal para a empresa

Tempo de Leitura: 6 minutos
ERP completo +  Conta PJ Integrada + Maquininha Stone com mensalidade zero

Supere seus concorrentes com a Gestão Integrada

Organize suas finanças e aumente suas vendas, tudo em um só lugar!

A emissão de Nota Fiscal eletrônica, além de ser obrigatória, é importante por diversos motivos, como manter a regularidade da empresa, garantir os direitos do consumidor, recolher tributos e muito mais. 

Se você pretende abrir um negócio, ou já tem um empreendimento e faz a emissão de NF-e, mas não sabe ao certo a importância do documento, então este post é para você!

Dá uma olhada nos tópicos que você vai encontrar aqui:

Qual a diferença entre Cupom Fiscal e Nota Fiscal?

O Cupom Fiscal é um comprovante fiscal emitido por ECF, Emissor de Cupom Fiscal, e tem o objetivo de comprovar uma operação fiscal. Geralmente, a impressão desse comprovante acontece mais em comércios varejistas.

Os dados informados no Cupom Fiscal são sobre a compra, nome da empresa, local, data e horário, descrição do produto, forma de pagamento, total da compra etc. 

Ou seja, são poucos, ou quase nenhum, dados sobre o cliente. Isso porque o cupom é destinado ao consumidor final, emitido pelo estabelecimento para registrar transações comerciais.

Já a Nota Fiscal para ser emitida, precisa de um software emissor de NF-. Essa emissão resulta tanto em um documento físico (DANFE) quanto digital (XML).

Além disso, a Nota Fiscal é um documento mais completo do que o Cupom Fiscal. A NF-e tem informações e dados mais detalhados, como dados fiscais da empresa, tributação, frete, dados pessoais do consumidor etc.

O que é Nota Fiscal eletrônica e para que serve?

A NF-e, Nota Fiscal eletrônica, é um documento de cunho fiscal obrigatório e tem como objetivo regularizar e registrar o processo de compra ou transferência de qualquer tipo de produto ou bem da empresa para um cliente ou fornecedor, por exemplo.

Nesse documento constam informações importantes, como razão social, endereço, CNPJ, inscrição estadual etc. Além dessas informações, o documento comprova a garantia da mercadoria, informando o seu tipo, série, modelo, marca e valor.

Assim como existem diferentes segmentos, mercadorias e atividades, haverá também um tipo de Nota Fiscal para cada tipo de operação. 

Conheça então os principais tipos de Nota Fiscal eletrônica:

  • NFS-e (Nota Fiscal de Serviço eletrônica) – Essa nota é mais utilizada por empresas que prestam serviço, como academia, pet shop, oficina mecânica etc.
  • NFC-e (Nota Fiscal de Consumidor eletrônica) – A NFC-e substitui o antigo cupom fiscal e é usada pelo comércio varejista para um consumidor final.
  • CT-e (Conhecimento de Transporte eletrônico) – Documento usado exclusivamente por empresas que fazem atividade de transporte ou frete.
  • MDF-e (Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais) – Usado para operações interestaduais e também para cargas com mais de um destino. Nota Fiscal de Importação e Exportação – É usada por empresas brasileiras que vendem mercadorias para outros países.
A importância da emissão da nota fiscal para a empresa

A importância da emissão da Nota Fiscal eletrônica

Você sabia que a tributação começa na Nota Fiscal eletrônica?

A emissão desse documento fiscal é a principal prova de que uma empresa paga seus tributos corretamente. Mas a NF-e não é importante somente por isso. 

Quando uma empresa emite NF-e, ela está garantindo aos seus clientes e fornecedores que fazer negócio com a marca é seguro, aumentando a confiabilidade de todos.

Além de importante para as empresas, a NF-e também tem o seu papel para os consumidores. Muitos se perguntam quando o cliente deve solicitar uma nota fiscal, mas a resposta é simples: sempre.

Somente com a NF-e o consumidor consegue exigir a substituição ou restituição da quantia paga, ou abatimento proporcional do preço de uma mercadoria, em casos de defeito. 

Vale lembrar! A obrigatoriedade da emissão da nota fiscal para o consumidor final não se aplica aos empreendedores enquadrados como MEI. O Microempreendedor Individual deve emitir nota fiscal somente em situações específicas, como vendas e prestações de serviços para pessoas jurídicas de qualquer porte.

Segunda via da Nota Fiscal

Sempre que você compra algum produto, a Nota Fiscal é a sua garantia de troca quando for necessário. 

Porém, caso você perca esse documento, de acordo com o Portal do Consumidor, ainda poderá entrar em contato com o fornecedor e solicitar a segunda via da Nota Fiscal.

Alguns especialistas afirmam que os fornecedores não são obrigados a emitir a segunda via da NF, pois não está previsto no IDEC (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor). Mas ainda assim, o cliente pode solicitar uma declaração de que a compra foi feita naquele estabelecimento.

A grande maioria dos fornecedores oferecem a segunda via gratuitamente para manter o bom relacionamento com seus clientes e agir de boa fé. 

Mas lembre-se que, como consumidor, você tem um prazo de 5 anos após a compra para fazer o requerimento da segunda via da Nota Fiscal junto ao fornecedor, caso ele negue essa solicitação, ela pode ser feita na Secretaria da Fazenda.

Benefícios da Nota Fiscal eletrônica

A NF-e foi criada e inaugurada em 2008 pelo governo com o intuito de oferecer mais segurança, agilidade e melhor controle fiscal. A inclusão dessa tecnologia em seus processos promove diversos benefícios para contribuinte, comprador e também para a sociedade como um todo. 

Listamos abaixo alguns dos benefícios da emissão da NF-e:

Para o contribuinte:

  • Diminuição de custos com impressão;
  • Diminuição de custos com envio;
  • Aumento no espaço de armazenagem de documentos;
  • Simplificação e redução de custo dos processos;
  • Otimização do tempo;
  • Aumento da segurança e sigilo de dados;
  • Incentivo de novas tecnologias (emissor de nota fiscal).

Para o comprador:

  • Extinção de preenchimento de notas fiscais na entrada de mercadorias;
  • Redução dos erros de preenchimento;
  • Criação de padrões dos contatos com as empresas;
  • Diminuição no consumo de papel;
  • Garantia de troca ou devolução do produto adquirido.

Para a sociedade:

  • Incentivo do comércio eletrônico;
  • Diminuição dos impactos ambientais;
  • Probabilidade de novos negócios relacionados à emissão de nota fiscal.
A importância da emissão da nota fiscal para a empresa

Regularidades com o Fisco

O chamado “fisco” é uma forma de gestão que o Estado faz junto ao Tesouro Público em relação às finanças, economia, tributo e patrimônio, e a Nota Fiscal é o documento que entra em conformidade com as três esferas do fisco: estadual, federal e municipal.

Com isso, para determinar em qual esfera a sua Nota Fiscal é regulamentada, é considerado o tipo de produto ou serviço que sua empresa oferece. 

Funciona assim:

  • O fisco estadual diz respeito, principalmente, ao ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias). 
  • O fisco federal incide especialmente sobre o IR (Imposto de Renda). 
  • O fisco municipal é referente às responsabilidades do município, como o ISS (Imposto sobre Serviços).

Assim, o cumprimento de todas as normas relacionadas às Notas Fiscais são requisitos para manter-se em regularidade junto à Fazenda, evitando problemas com o fisco.

Penalidades por não emitir Nota Fiscal

Não emitir Nota Fiscal, falsificar o documento ou omitir valores são práticas ilegais, conhecidas também como sonegação fiscal. 

De acordo com o Portal Tributário, a penalidade para a sonegação pode variar de reclusão de 2 (dois) a 5 (cinco) anos, além da multa – que pode atingir até 225%, conforme artigo 1º da Lei 8.137/1990 e artigo 44 da Lei 9.430/1996.

A sequência numérica das notas também pode causar penalidades. 

Cada nota deve seguir uma sequência na numeração. Nos casos em que essa sequência numérica é pulada ou alterada, chamamos essa ação de “falta de inutilização de número” ou “rejeição de NF-e”, sendo obrigatório informar à SEFAZ quando isso ocorrer.

Nos casos em que a Nota Fiscal precisa ser cancelada, o contribuinte tem o prazo de até 24 horas. Se não houver a comunicação de cancelamento, é aplicada uma multa de 10% sobre o valor do documento.

Como emitir NF-e

Com o fim do emissor gratuito disponibilizado pela Sefaz (Secretaria da Fazenda), as empresas agora precisam buscar outras alternativas para realizar o processo.

Mas antes de buscar essas alternativas, é preciso atentar-se aos seguintes detalhes:

1. Saber o tipo de Nota Fiscal que a empresa precisará emitir;

2. Adquirir um certificado digital;

3. Credenciar a empresa na Secretaria da Fazenda.

Feito isso, a empresa já está preparada para buscar a melhor opção e emitir suas Notas Fiscais eletrônica.


Você ainda ficou com alguma dúvida em relação a Nota Fiscal eletrônica? Compartilhe com a gente nos comentários:

Redator vhsys

Explorando os textos no vhsys: potencialize sua comunicação com conteúdos envolventes, destacando-se na plataforma com textos eficazes e impactantes

4 respostas

    1. Olá, Ana Karoline. Tudo bem?
      Que bom que o nosso conteúdo foi útil para você ?
      Ao se inscrever em nossa newsletter você recebe um conteúdo exclusivo a cada 15 dias. Não deixe de conferir.

      Até mais ?

    1. Olá, Marilene! Tudo bem?
      Que bom que você gostou do nosso conteúdo!?
      Inscrevendo-se em nossa newsletter você recebe um conteúdo exclusivo a cada 15 dias! Confere lá!

      Até mais ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de gestão online

Preencha os dados para iniciar
seu teste grátis de 7 dias no ERP vhsys.

Sistema de gestão online

Experimente grátis por 7 dias!