Qual é a função dos certificados digitais?

Fernando

Hoje em dia realizamos a maioria dos nossos trabalhos pela internet. No entanto, para conduzir grandes negócios e facilitar a comunicação, as empresas devem implantar soluções de segurança para proteger suas redes de possíveis invasões, vazamento de dados, entre outras violações cibernéticas.

Para suprir essa necessidade, surgiram os certificados digitais, essenciais para a segurança virtual. Mas para como funcionam e como adquiri-los?

O que são os certificados digitais?

De acordo com a Serasa Experian, o certificado digital é “uma assinatura com validade jurídica que garante proteção às transações eletrônicas e outros serviços via internet, permitindo que pessoas e empresas se identifiquem e assinem digitalmente de qualquer lugar do mundo com mais segurança e agilidade”.

Em outras palavras, o certificado digital é um documento eletrônico para que qualquer pessoa física ou jurídica possa realizar transações (troca virtual de documentos, mensagens, dados, entre outros) pela internet de forma segura.

Os tipos de certificados digitais

A ICP-Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira) é uma cadeia hierárquica que viabiliza a emissão de certificados digitais para a identificação virtual do cidadão. Estima-se que no Brasil existam 8 certificados divididos em duas séries, cada.

A série A (A1, A2, A3 e 4) são os certificados de assinatura digital para a confirmação de identidade na web, em e-mails, redes privadas virtuais (VPN) e em documentos eletrônicos com verificação. Já a série S (S1, S2, S3 e S4) reúne os certificados de sigilo na codificação de documentos, bases de dados, mensagens e outras informações eletrônicas sigilosas.

Nos certificados A1 e S1 as chaves ficam armazenadas no computador do usuário. Já nos tipos A2, A3 e A4 e S2, S3 e S4, as chaves ficam armazenadas em um hardware criptografado ou cartão de memória.

Aumente a produtividade da sua empresa com o sistema de gestão do VHSYS

Como obter certificado digital gratuito?

Contratando o VHSYS no plano anual você ganha um certificado digital gratuito. Acesse a página da promoção e confira.

Para a emissão de um certificado digital, é necessário que o solicitante vá pessoalmente a uma Autoridade de Registro da Autoridade Certificadora escolhida para validar a solicitação que, por sua vez, notificará o usuário sobre os procedimentos para baixar o certificado.

Quem precisa de certificado digital?

Empresas inscritas nos regimes tributários e que emitem NFe necessitam de certificado digital. Neste caso, engloba as empresas de lucro presumido (cujas declarações mensais e anuais exigidas pela Receita Federal são feitas por meio do certificado digital), empresas com funcionários (incluindo as optantes do Simples Nacional que possuem mais de 5 funcionários, para prestar as informações fiscais, trabalhistas e previdenciárias) e MEI.

Certificado digital para MEI?

De acordo com o Portal do Empreendedor, o certificado digital NÃO é obrigatório para as MEIs, exceto se optar pela emissão da Nota Fiscal Eletrônica.

Certificado Digital Para o Simples Nacional

A partir deste mês, as empresas optantes pelo Simples Nacional com mais de 3 funcionários deverão utilizar o Certificado Digital ICP-Brasil para a entrega da GFIP (Guia de recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social) e do eSocial.

Certificado digital para VHSYS

O certificado digital compatível com o sistema VHSYS é o A1, que você pode comprar aqui.

Receba conteúdos exclusivos em seu email e fique por dentro das últimas novidades no ambiente empresarial!

Fernando
Sobre o autor
Fernando
Formado em Marketing e Coordenador de Marketing de Conteúdo na VHSYS.

deixe seu comentário

adicionar comentário
Cancelar

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário neste post. Seja o primeiro!

Visualizar mais
Rated 4.9/5 based on 11 avaliações

FECHAR

VHSYS - Sistema de Gestão Empresarial