Conecte-se ao empreendedorismo

O que analisar para escolher um certificado Digital?

Tempo de Leitura: 5 minutos
Você sabe o que é um certificado digital? Não? Trata-se de uma grande inovação que tem facilitado a vida de muitos empreendedores e pessoas físicas para validar diversas operações.
ERP completo +  Conta PJ Integrada + Maquininha Stone com mensalidade zero

Supere seus concorrentes com a Gestão Integrada

Organize suas finanças e aumente suas vendas, tudo em um só lugar!

Apesar de o  certificado digital ter sido instituído no Brasil em agosto de 2001, muitas pessoas ainda não sabem o que é e o que é possível fazer através de um.

Ele surgiu a partir da necessidade de identificar as pessoas no meio digital, após ter percebido o grande potencial da internet como meio de comunicação.

Ficou interessado em aprender mais sobre o certificado digital? Continue lendo este artigo! Separamos alguns tópicos para auxiliar seu aprendizado, sendo eles:

O que preciso saber sobre certificado digital?

Basicamente o certificado digital é um documento de identidade no meio digital, utilizado para validar operações comerciais e diversas outras operações que podemos nos deparar no dia a dia.

Este documento pode ser utilizado tanto por pessoas físicas quanto por pessoas jurídicas para para validar algum tipo de operação.

Essa ferramenta surgiu devido à necessidade de ter uma maior regularização e segurança no meio digital. No Brasil, existe um órgão responsável por coordenar o certificado digital, o ICP-Brasil, no qual possui diversas normas para regularizar e gerenciar o funcionamento do instrumento.

A partir de um certificado digital, a pessoa física ou jurídica poderá fazer várias operações de maneira fácil, ágil e segura, que antes era possível fazer apenas de maneira off-line.

E para isso, podemos encontrar vários tipos de certificados digitais no mercado. Sendo que alguns deles podem ser utilizados de maneira mais geral e outros de maneira mais específica, com objetivos únicos.

Vamos conferir no tópico seguinte alguns tipos de certificado digital, para você entender mais sobre o assunto e quem sabe até mesmo aderir a essa incrível funcionalidade que pode deixar seu dia a dia mais simples.

Qual certificado digital devo escolher?

Vamos ver agora alguns tipos de certificado digital para que você possa analisar e escolher qual é o ideal para você e satisfazer suas necessidades.

Pessoas físicas

Podemos encontrar o certificado digital e-CPF para pessoas físicas, que basicamente é uma versão digital do famoso CPF.

Por meio deste documento digital, é possível realizar diversas operações burocráticas de maneira totalmente digital, como, por exemplo: realizar transações bancárias autenticadas, entrar nos serviços da Receita Federal e acessar o sistema da e-CNH do Detran.

Pessoas jurídicas

Para as pessoas jurídicas podem encontrar o e-CNPJ, que funciona basicamente da mesma forma que o e-CPF, mas este é voltado para a identificação das pessoas jurídicas no país.

Através deste documento, podemos garantir a autenticidade e segurança das operações empresariais no meio digital. Uma empresa que possui um e-CNPJ pode fazer procurações, contratos e outros processos que poderiam ser feitos de maneira presencial.

Para este tipo de certificado digital, a Receita Federal pede que somente o responsável direto da empresa responda através do e-CNPJ.


O que analisar para escolher um certificado Digital?

Também podemos encontrar a NF-e como certificado digital para pessoas jurídicas, sendo a Nota Fiscal Eletrônica um documento de grande importância para garantir a autenticidade das notas e a sua validade jurídica.

Um ponto muito positivo sobre este certificado é que ele pode ser atribuído a um funcionário, sem que seja necessário compartilhar o e-CNPJ da companhia, garantindo a segurança e a agilidade das operações.

Este certificado é utilizado para assinar as notas fiscais eletrônicas e evitar que os documentos sejam fraudados.

Pequenas empresas

Além do e-CNPJ, podemos encontrar certificados específicos para pequenas empresas, como, por exemplo: o e-CNPJ MEI/EPP ou o e-Simples. É importante dizer que basicamente estes documentos têm as mesmas funcionalidades do e-CNPJ, porém são voltados para empresas de pequeno porte.

Quais são os 3 elementos básicos de um certificado digital?

Autenticidade

O certificado digital garante a autenticidade do documento. Ou seja, significa que este documento não passou por nenhum processo de modificação indevida depois que foi emitido. Comprovando 100% a sua originalidade.

Neste caso, a autenticidade é necessária por razões de segurança para garantir que a informação não seja transmitida a pessoas ou entidades que não devem ter acesso a esses dados. Por outro lado, também ajuda a reduzir a aplicação de fraudes e golpes contra terceiros.

Privacidade

Este elemento é responsável por garantir que apenas as pessoas autorizadas conseguirão ler as informações e dados que estão contidos no documento.

Inviolabilidade

A inviolabilidade neste caso significa que o documento não poderá ser violado, garantindo muito mais segurança para as pessoas que o utilizam.

Qual a diferença entre o certificado A1 e A3?

Para entendermos melhor sobre a diferença entre o certificado A1 e o A3, vamos conferir o que é cada um.

Certificado Digital A1

O certificado digital A1 é um modelo que é armazenado no computador e funciona a partir de um par de chaves criptografadas, sendo uma pública e a outra privada.

A chave pública é enviada para a autoridade certificadora e a privada que é protegida por um login fica no próprio computador.

O A1 consegue ser bastante seguro e evita diversas operações fraudulentas, pois só é possível executar a operação a partir da decodificação das duas chaves.

Além disso, também é possível desativar o certificado digital em caso de ameaças no meio virtual ou invasões. O certificado A1 tem a validade de 1 ano.

Certificado Digital A3

A grande diferença do A3 em relação ao A1 é a forma de armazenar o certificado, sendo no A3 o certificado é armazenado em um cartão ou token.

Desta maneira, é possível usar o certificado em diversos computadores e em várias atividades tributárias que necessitam da assinatura da empresa, por exemplo.

Sua grande vantagem é a mobilidade, pois a empresa pode comprar a sua identidade e utilizá-la em vários locais. Em geral, este tipo de certificado possui uma validade de 5 anos.

Como avaliar a certificadora que vai emitir

É possível encontrar diversas certificadoras no mercado. Porém, devemos estar atentos em alguns pontos para avaliar se a certificadora é confiável e eficiente.

Suporte

Uma certificadora que tenha um bom suporte irá ter um atendimento especializado e humanizado com seus clientes, realizará uma pré-validação dos documentos e claro que irá oferecer o suporte após a compra.

Praticidade

A praticidade está ligada a oferecer um serviço simples para o consumidor, sendo que qualquer pessoa consiga solicitar o seu certificado digital.

Agilidade na emissão

Uma certificadora ágil terá agilidade e comodidade ao longo de todo o processo, além disso a emissão online deverá ficar pronta na hora.

Vale lembrar que após ter seu certificado digital, se você for empreendedor e for emitir notas, por exemplo, vai precisar de um sistema de gestão, que tal conhecer o nosso? Nosso sistema conta com controle de estoque, financeiro, emissão de nota fiscal e PDV. Basta clicar no banner abaixo, até a próxima 🙂


O que analisar para escolher um certificado Digital?

O que analisar para escolher um certificado Digital?
Matheus Cancian

Microempreendedor, graduado em engenharia mecânica na UTFPR. atuou como gerente de Marketing, na empresa Júnior SmartMec Júnior ,possui formação Green Belt em Lean Seis Sigma, realizou mobilidade estudantil internacional no Instituto Politécnico em Viseu focada em empreendedorismo e engenharia do ambiente. Trabalha na área de manufatura e é especialista em produção de conteúdo na área de pesquisa e desenvolvimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de gestão online

Preencha os dados para iniciar
seu teste grátis de 7 dias no ERP vhsys.

Sistema de gestão online

Experimente grátis por 7 dias!