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Descubra porque a pessoa física precisa de Certificado Digital

Tempo de Leitura: 4 minutos
Você já ouviu falar em Certificado digital, ou sabe como obtê-lo e para o que serve? Bom, se a resposta for não, fique tranquilo! Vamos te ajudar e esclarecer tudo sobre esse modelo de documento.

Ter um negócio, vai muito além do ato de troca entre produtos/serviços e dinheiro! Existem itens que são necessários para mostrar que você e a sua empresa estão legalizados, e validados por órgãos responsáveis.

O certificado digital é um deles! Empresas que possuem o documento garantem vários benefícios, sem sair da sua casa! Essa alternativa funciona como uma desburocratização de várias atividades.

Então se você quer saber mais como funciona, quem pode adquirir o certificado, e como fazer isso, você está no lugar certo! Continue a leitura para entender tudo isso e muito mais.

Quem precisa ter certificado digital pessoa física?

O certificado digital é uma identidade eletrônica, sendo uma maneira de dizer e comprovar a identidade da sua empresa! O documento garante a não violação, por meio de assinatura eletrônica de uma pessoa ou empresa.

Com ele, você pode assinar documentos sem precisar ir ao cartório para autenticar! Muito bom não é mesmo? E o melhor, ele possui toda validação garantida em punho jurídico.

Essa facilidade tem sido muito utilizada, devido ao avanço dos meios tecnológicos, e tem impactado diretamente na maneira das empresas se relacionarem e fazerem novos negócios.

O documento pode ser utilizado por diversos grupos de pessoa jurídica e pessoas físicas, principalmente aquelas que desenvolvem atividades:

  • Contabilidade (contadores);
  • Empresas optantes do simples nacional;
  • Empresas de lucro presumido ou real;
  • Profissionais da área da saúde;
  • Advogados;
  • Microempreendedor individual (MEI).

 

Além disso o certificado digital pode ser utilizado para pessoas físicas que:

  • Queiram participar de leilões eletrônicos;
  • Precisam sistemas como: e-CAC, Receitanet , RFB, SPED FISCAL, Conectividade Social (ICP);
  • Desejam emitir ou parcelar documentos como o: Documento de Arrecadação do Simples (DAS);
  • Precisam cadastrar-se no INPI;
  • Precisam gerar declarações do CAGED e elaborem procurações eletrônicas;
  • Precisam assinar contratos digitais e de câmbio;
  • Enviem o DIPJ e retifiquem o DARF.

Vamos agora descobrir, quais são os benefícios da aquisição do certificado digital? Veja a seguir.

Porque fazer certificado digital pessoa física?

Atualmente contamos com diversos recursos tecnológicos, que justamente, estão disponíveis para facilitar a nossa vida e o nosso dia a dia, principalmente quando se diz respeito à gestão da nossa empresa!

Dessa maneira, reforçamos que a obtenção do certificado digital permitirá que você solucione diversos afazeres sem precisar se dirigir a um cartório para autenticar algum documento, proporcionando economia e agilidade a você!

Destacamos que tanto as pessoas físicas como jurídicas se beneficiam do certificado digital, pois ele garante diversos ganhos, listamos a seguir alguns deles!

Segurança

O certificado utiliza-se da criptografia em suas transações, garantindo que o documento eletrônico tenha integridade e autenticidade, dessa forma, eles não podem ser detectados por terceiros, e os seus dados ficam seguros e não podem ser identificados por hackers.

Economia

Existe tanto a economia no tempo gasto com o deslocamento até cartórios, como também, economia de recursos como: papel, dinheiro para reconhecimento de firma, espaço para armazenamento do documento impresso, por exemplo.

Otimização

Você terá uma facilidade maior para validar suas obrigações fiscais, bem como ao realizar transações bancárias e ao assinar documentos. 

Mobilidade

Você poderá fazer a assinatura de documentos em qualquer lugar do mundo, basta estar logado à internet, e pronto! Muito fácil não é mesmo?

Além de tudo isso, existem benefícios como: aumento da credibilidade da sua empresa em negociações, reduz chances de fraude na empresa, e fraudes fora dela também, por meio da segurança dos dados nas transações. 

Os itens destacados acima, são os principais benefícios obtidos a partir da aquisição do certificado digital! Ficou interessado? Então continue a leitura para entender quem precisa tê-lo, e quem não precisa

Quando é obrigatório o uso do certificado digital?

O assunto reúne diversas informações, não é mesmo? Por isso é muito comum que tanto pessoas físicas como jurídicas façam confusões acerca do uso obrigatório do documento!

A obrigatoriedade ao uso do certificado digital é exigida apenas em alguns casos!  A legislação nacional, define como obrigatório o documento, para as seguintes modalidades:

  • Empresas optantes pelo Lucro real ou presumido;
  • Empresas optantes pelo Simples Nacional, que possuem mais de 3 funcionários;
  • Todo tipo de empresa que emita Nota Fiscal Eletrônica;
  • Empresas que precisam anualmente entregar Relação de Informações Sociais.

Destacamos, que o não cumprimento da obrigatoriedade do certificado, pode acarretar impedimento de algumas atividades como: envio de declarações das obrigações.

E não para por aqui, existem multas incidentes de 20% do tributo que não for declarado, e o valor mínimo é taxado a R$500,00. No mais, a empresa não conseguirá entregar qualquer tipo de tributo.

Ninguém gostaria de passar por essa situação, né? Então se você descobriu que precisa obter o certificado, corra para garantir o seu, e se livrar de possíveis problemas!

No caso da não obrigatoriedade, inclui-se as empresas inscritas no regime Simples e empresas que não emitem nota fiscal eletrônica,

Bom, até aqui tudo bem! Mas você sabe o que fazer para adquirir o certificado digital? Entenda agora mesmo!

Como posso adquirir o meu certificado digital?

Adquirir um certificado digital, não é uma tarefa muito difícil! Se você tem interesse, basta procurar uma autoridade certificadora, lembre-se que ela deve ser certificada pela Receita Federal.

Existem diversas unidades que você pode buscar, sempre orientamos por certificadoras, acessíveis em sua localidade, ou certificadoras que atendem online. Assim não é necessário se deslocar. A Emita já é uma Autoridade de Registro, que nasceu com o objetivo de simplificar o acesso aos certificados de uma forma rápida e segura, vale a pena conferir.

 Após pesquisado e encontrado uma unidade, basta agendar uma data e comparecer ao local portando todos os documentos! Toda orientação será feita e o seu certificado, emitido.

No mais, ressaltamos que para as empresas com obrigatoriedade no uso do certificado, atente-se aos prazos!

Afinal, elas precisam fazer a declaração das obrigações acessórias, sempre até o dia 1º de abril, além disso, a sua Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTF), deve ser entregue até Junho.

Finalizamos o nosso conteúdo aqui! Mas continue navegando pelo blog para descobrir mais soluções para o seu negócio! 🙂

 

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