Certificado Digital Gratuito para emitir nota fiscal (NF-e)

Gabrielly Balão

O certificado digital para NFe ou para qualquer tipo de transação digital é uma solução para problemas com segurança online.

Fraude, dor de cabeça e transtornos. Um conjunto de problemas que qualquer empreendedor tem medo e quer evitar de qualquer forma.

Porém, nem sempre essa é uma tarefa simples. No caso das transações eletrônicas, elas acabam preocupando os usuários. Seja no simples acesso ao aplicativo do banco ou até mesmo no compartilhamento de informações sigilosas sobre a empresa.

Emita notas fiscais em apenas alguns cliques com o VHSYS. Saiba mais!

Por isso, para as empresas que precisam realizar transações online, é importante certificar que o seu acesso está 100% seguro.

Mas, como garantir isso?

Para que você realize suas transações no ambiente digital com segurança, a solução é adquirir um certificado digital.

O certificado digital é indicado para empresas que precisam emitir nota fiscal com segurança, uma vez que permite transações eletrônica livres de fraudes e evita processos burocráticos muito longos.

Mas para adquirir seu certificado para NF, e-CNPJ ou e-CPF, é necessário se atentar e seguir corretamente certos procedimentos.

Neste post, você confere mais informações sobre o documento: cada tipo de certificado digital, se é possível adquirir um certificado digital gratuito e muito mais.

Vamos lá?

Certificado digital gratuito VHSYS

Muitos empreendedores são pegos de surpresa quando se fala sobre certificado digital. Afinal, eles precisam emitir suas notas fiscais e não perder tempo com burocracias ou imprevistos.

Por isso, o VHSYS facilita este trabalho.

Como?

Dentro do sistema, a sua empresa tem à disposição um Emissor de Nota Fiscal com Certificado Digital Gratuito tipo A1*.

Além disso, o programa possui integração completa com outros recursos de gestão, incluindo Controle de Vendas, Estoque e Financeiro.  

Além de facilitar a emissão de nota fiscal eletrônica da sua empresa, você ainda tem a possibilidade de economizar aproximadamente R$ 215.

Emita notas fiscais em apenas alguns cliques com o VHSYS. Saiba mais!

* Certificado digital gratuito tipo A1 disponível para contratação anual em promoções específicas. Confira as condições com nossos consultores.

Ainda não está familiarizado com o certificado digital? Vamos explicar a seguir.

O que é certificado digital?

Está se perguntando o que é certificado digital? Ou por que você precisa dele para emitir suas notas fiscais eletrônicas?

Nós vamos te explicar melhor.

É simples, o certificado digital funciona como uma assinatura digital para pessoas físicas e jurídicas, garantindo autenticidade das informações e com validade jurídica.

O procedimento permite a identificação e confidencialidade da empresa em transações eletrônicas assinada virtualmente. Isso garante maior agilidade nos processos, uma vez que não existe a necessidade da presença física.

Emita notas fiscais em apenas alguns cliques com o VHSYS. Saiba mais!

Além disso, é um processo feito para evitar possíveis fraudes relacionadas à segurança que a sua empresa poderia sofrer.

Existem alguns tipos de certificado, confira qual é o papel de cada um e suas diferenças à seguir.

Certificado digital NFe, e-CNPJ e e-CPF

Certificado Digital para Pessoa Física e-CPF

O e-CPF é a identidade da pessoa física no ambiente eletrônico, uma versão digital do CPF. Pode ser utilizado na assinatura de documentos digitais e comunicação com a Receita Federal do Brasil. Tudo com validade jurídica.

Certificado Digital para Empresas e-CNPJ

Uma versão digital do CNPJ para que empresas possam autenticar de forma legal documentos e transações em sistemas privados e/ou públicos. Está vinculado diretamente com a Receita Federal, permitindo a assinatura de documentos que representem a empresa, emitir Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e). Assim como as demais certificações digitais, este modelo também tem validade jurídica.

Emita notas fiscais em apenas alguns cliques com o VHSYS. Saiba mais!

Certificado Digital para Emissão de Nota Fiscal NF-e

Um certificado digital para emissão de nota fiscal que possui várias opções de modelos, que se enquadram nas diferentes necessidades das empresas. O Certificado Digital NF-e pode ser atribuído a qualquer funcionário da empresa, permitindo ao empresário nomear o responsável pela emissão das notas fiscais sem que seja necessário compartilhar o e-CNPJ da empresa e senha.

Certificado digital tipo A3 e A1

Além das variações acima, existem dois modelos segmentados para emitir NF-e e e-CNPJ. confira as principais características dos dois tipos na tabela:

Tipo de certificado Características
Tipo A1 Por se tratar de um dispositivo móvel, ele não necessida de tokens ou smart cards. Por isso, pode ser instalado no computador principal e também nos auxiliares.
Tipo A3 Armazenado em um token ou smartcard. Para que mais de um computador esteja liberado para utilizar, é preciso informar uma senha específica.

Para quem é indicado o certificado digital?

O principal objetivo da certificado digital é garantir a segurança das transações eletrônicas e otimizar o processo de verificação de informações, permitindo ao usuário resolver tudo de maneira prática e rápida.

Atualmente o seu uso é obrigatório para todas as empresas que precisam emitir nota fiscal (NF-e), de acordo com o Ajuste SINIEF 12/16.

A certificação digital também é exigida pela Receita Federal para todas as empresas inscritas no Lucro Real e Lucro Presumido, uma vez que grande parte das declarações feitas de forma mensal ou anual devem ser feitas por meio do certificado digital.  

Emita notas fiscais em apenas alguns cliques com o VHSYS. Saiba mais!

Outro exemplo da obrigatoriedade do uso do certificado digital é a exigência para empresas inscritas no simples nacional que possuem mais de três funcionários. Sendo assim, a empresa poderá confirmar autenticidade na entrega de documentos e declarações feitas eletronicamente.

Além das obrigatoriedades na relação com órgão governamentais, as empresas que possuem certificado digital garantem também outros benefícios, como:

  • Maior confiabilidade e credibilidade em ambientes virtuais
  • Redução de riscos de fraude
  • Considerável redução de custos (sem necessidade de reconhecer firma em cartório)

E então, pronto para emitir suas notas fiscais com segurança?

Receba conteúdos exclusivos em seu email e fique por dentro das últimas novidades no ambiente empresarial!

Gabrielly Balão
Sobre o autor
Gabrielly Balão
Content Analyst no VHSYS. Formada em Relações Públicas e em busca de conhecimentos que agreguem e ajudem novos empresários.

deixe seu comentário

adicionar comentário
Cancelar

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário neste post. Seja o primeiro!

Visualizar mais
Rated 4.9/5 based on 11 avaliações