O que é Microambiente e Macroambiente empresarial?

InícioMeu Novo NegócioO que é Microambiente e Macroambiente empresarial?
Se você tem uma empresa ou estuda Marketing certamente já ouviu falar em Microambiente e Macroambiente empresarial, certo? Mas o que significam esses conceitos? Porque eles têm relação com o Marketing e, como identificá-los no meio empresarial? Nós vamos explicar tudo isso e muito mais neste artigo. Confira!

Microambiente e Macroambiente empresarial fazem parte de uma proposta defendida por Philip Kotler, considerado o “pai do Marketing”. Ele diz que no meio empresarial, mais especificamente no ambiente de Marketing, existem diversas variáveis que podem afetar a competitividade e rentabilidade de uma organização.

Ou seja, micro e macroambiente dizem respeito a fatores internos e externos de uma empresa e impactam diretamente nas operações do seu negócio, por exemplo, planejamento, administração, funcionários, clientes e fornecedores e, também, ambiente econômico, político e cultural de determinada região.

Para compreendermos melhor qual a relevância disso tudo para uma empresa, separamos alguns tópicos importantes, e iniciamos com o microambiente empresarial. Boa leitura! 🙂

O que é Microambiente empresarial?

O Microambiente é composto por fatores próximos à empresa. 

São fatores ou forças internas que tornam a empresa um negócio positivo e influenciam em sua capacidade competitiva. Como por exemplo, a política interna, fornecedores, prestadores de serviço, clientes concorrentes, seu portfólio e etc.

Dentro do conceito de Microambiente, há uma outra divisão que resulta em Microambiente interno e Microambiente externo.

Microambiente interno

É a união das variáveis internas que são controláveis por estarem dentro do negócio e que afetam diretamente o modo de operação da empresa. 

No Microambiente interno podemos incluir os setores da empresa (recursos humanos, recursos financeiros, área de produção e operações, marketing e etc.), onde você tem várias áreas que podem ser controladas porque estão dentro do negócio.

Microambiente externo

O Microambiente externo é composto pelas variáveis que não são controladas pela empresa. 

São variáveis próximas que, em até certo ponto, podem ser controladas. Mas não diretamente. Como por exemplo, os concorrentes, os fornecedores, os clientes e etc.

É muito importante ter conhecimento dessas variáveis, pois é uma variável que impacta na sua atuação dentro do mercado e, caso não sejam tratadas de forma adequada, podem prejudicar o negócio.

O que é Macroambiente empresarial?

O Macroambiente diz respeito a tudo o que é externo à empresa e que vão muito além do controle do negócio. Ou seja, fatores econômicos, políticos, culturais, tecnológicos e etc. Para a empresa, cabe apenas a adaptação.

O Macroambiente representa oportunidades e ameaças para o negócio.

São fatores externos que influenciam nos resultados e decisões do empreendimento. Conjunto de forças no mercado como um todo, e não em determinado lugar, espaço ou região.

Algumas empresas acompanham as reações dos consumidores no macroambiente para lançar tendências, já que são elementos que afetam diretamente o desejo de compra do cliente.

Características do Macroambiente

Como o Macroambiente é composto por muitos fatores que fogem do controle da empresa, vamos listar abaixo algumas características para facilitar seu entendimento.

Ambiente demográfico

O ambiente demográfico, refere-se ao estudo da população (tamanho, sexo, idade, etnia e outros dados estatísticos). Ele é necessário para entender o comportamento dos indivíduos que são influenciados pelas questões econômicas, mudando seus hábitos de compra.

Ambiente econômico

O ambiente econômico é o que define o poder de compra dos consumidores baseado na saúde econômica do país.

Ambiente político

O ambiente político afeta o ambiente econômico e, também, afeta diretamente o macroambiente empresarial. É desta variável que surgem as leis, as exigências governamentais, tributações e etc. O ambiente político também é um dos principais responsáveis por gerar estabilidade ou instabilidade econômica.

Ambiente cultural

Nesse quesito, estamos falando sobre as questões sociais que nos dão uma ideia do que as pessoas esperam da empresa. Posicionamentos quanto às questões debatidas na mídia, por exemplo. E também, as questões políticas e legais determinam a atuação da organização.

Ambiente natural e tecnológico

O ambiente natural é composto pelos recursos naturais necessários para a produção de uma empresa. Já o ambiente tecnológico refere-se às pesquisas e desenvolvimentos realizados pela equipe interna de uma empresa.

Análise do Microambiente e Macroambiente e sua importância

A necessidade da análise do Microambiente empresarial é saber como os setores de uma empresa comportam-se. Por exemplo, recursos humanos, comercial, marketing, financeiro, etc. Essa análise deve levar em consideração todas as informações de cada departamento. E o objetivo? Simples: a elaboração de estratégias mais eficientes para a empresa atingir seus objetivos.

Já a análise de Macroambiente demanda estudos e pesquisas aprofundadas com o objetivo de desenvolver ações mais inteligentes de Marketing. Além de saber se posicionar e adaptar-se diante das mudanças.

Entendendo a fundo os dois ambientes, e como eles funcionam, pode ajudar o seu negócio a se desenvolver ainda mais, seja através de estudos ou experiências do dia a dia. Identificar ameaças, enxergar oportunidades e gerenciar mudanças, ajudam a ter vantagem competitiva.

Afinal, a principal finalidade é entender todos os dados e promover as ações que gerem o crescimento do seu negócio.

Como pudemos ver ao longo do artigo, há diversas variáveis que influenciam no ambiente empresarial. Elas podem ser controladas e analisadas com o sistema de gestão vhsys, que proporciona uma gestão eficiente e organizada.

Com diversos módulos de gestão integrados, você pode supervisionar o estoque, cadastrar clientes e fornecedores, emitir notas fiscais, salvar orçamentos, entre outras funções essenciais para sua empresa se destacar no mundo empresarial.

E aí, conseguiu tirar suas dúvidas sobre Microambiente e Macroambiente empresarial? Esperamos ter ajudado.🙂

Renata Helly
Empreendedora, formada em Marketing, Analista de SEO e responsável pela redação geral do blog vhsys. Possui certificações em criação de conteúdo para web, e marketing de conteúdo. Escrever sempre foi uma parte importante da sua personalidade, encontrou na redação a possibilidade de levar conhecimento para empreendedores, como ela.

Assuntos relacionados

4 COMENTÁRIOS

    • Olá, Manuel
      Adoramos a sua dica. Vamos estudar a possibilidade para as próximas postagens.

      Até mais!

    • Olá, Nilis, tudo bem?
      Que bom que você curtiu o nosso conteúdo!

      Assinando a nossa newsletter você fica por dentro dos melhores assuntos aqui do nosso blog 😉 Faça a sua inscrição

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Cadastro Newsletter

Fique por dentro dos principais assuntos do mundo do empreendedorismo. Atualize seus conhecimentos, baixando materiais como ebooks, planilhas, vídeos e muito mais.