O que é o microambiente e o macroambiente empresarial?

O que é o microambiente e o macroambiente empresarial?

Fernando

O microambiente e macroambiente empresarial são compostos por diversas variáveis que externas e internas que podem, ou não, afetar a competitividade e produtividade de uma organização.

Para compreendermos melhor qual a relevância disso tudo para sua empresa, separamos o assunto em duas partes e, hoje, começamos pelo microambiente empresarial.

Vamos lá?

O que é o microambiente empresarial?

O microambiente é composto por fatores próximos à empresa e que, muitas vezes, influenciam em sua capacidade competitiva, como a política interna, fornecedores, prestadores de serviço, clientes concorrentes e etc.

O que é o microambiente e o macroambiente empresarial

Microambiente interno

É a união das variáveis internas que são controláveis e as externas que não são controláveis, ambas afetando o modus operandi da empresa. Neste caso, estão incluídos os recursos humanos, recursos financeiros, área de produção e/ou operações, localização, fornecedores, intermediários, concorrência, marketing e etc.

E o macroambiente empresarial?

O macroambiente vai além do controle da empresa, encontrando-se no mundo das variáveis. Para a empresa, cabe apenas a adaptação. O macroambiente representa oportunidades e ameaçar para empresa.

Características do Macroambiente

O macroambiente engloba tudo aquilo que é externo à empresa e que influencia no direcionamento e desempenho da organização, como o ambiente natural e tecnológico, ambiente político, tributário e econômico, ambiente sociocultural e demográfico.

O ambiente demográfico, que refere-se ao estudo da população (tamanho, sexo, idade, etnia e outros dados estatísticos), é necessário para entender o comportamento dos indivíduos que constituem o mercado e que são influenciados pelas questões econômicas, mudando seus hábitos de compra.

As questões sociais nos dão uma ideia do que as pessoas esperam da empresa – posicionamentos quanto à questões debatidas na mídia, por exemplo –, e as questões políticas e legais determinam a atuação da organização. Já o ambiente natural é composto pelos recursos naturais necessários para a produção de uma empresa e o ambiente tecnológico refere-se às pesquisas e desenvolvimentos realizados pela equipe interna de uma empresa.

Análise do microambiente e macroambiente empresarial

A necessidade da análise do microambiente empresarial é saber como os setores de uma empresa comportam-se: recursos humanos, comercial, marketing, financeiro, etc. Essa análise deve levar em consideração todas as informações de cada departamento. E o objetivo? Simples: a elaboração de estratégias mais eficientes para sua empresa atingir seus objetivos.

Já análise de macroambiente demanda estudos e pesquisas aprofundadas com o objetivo de desenvolver ações mais inteligentes de marketing e saber se posicionar e adaptar-se diante das mudanças.

Gestão empresarial

Como pudemos ver ao longo do artigo, há diversas variáveis que influenciam no ambiente empresarial. Algumas delas podem ser controladas e analisadas com o sistema online de gestão empresarial VHSYS, que proporciona à sua empresa uma gestão eficiente e organizada.

Com diversos módulos de gestão integrados, você pode supervisionar o estoque, cadastrar clientes e fornecedores, emitir notas fiscais, salvar orçamentos, entre outras funções essenciais para sua empresa se destacar no mundo empresarial. Experimente grátis!

Receba conteúdos exclusivos em seu email e fique por dentro das últimas novidades no ambiente empresarial!

Fernando
Sobre o autor
Fernando
Formado em Marketing e Coordenador de Marketing de Conteúdo na VHSYS.

deixe seu comentário

adicionar comentário
Cancelar

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário neste post. Seja o primeiro!

Visualizar mais