Análise SWOT: saiba como fazer

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Realizar análises periódicas no mercado é importante para manter suas metas bem definidas e de acordo com as condições de concorrência, e no mercado. Sobretudo para pequenas empresas. Neste artigo vamos falar sobre a análise SWOT, uma ferramenta de gestão que tem muito a oferecer. O que é análise SWOT? SWOT é uma sigla usada […]

Realizar análises periódicas no mercado é importante para manter suas metas bem definidas e de acordo com as condições de concorrência, e no mercado. Sobretudo para pequenas empresas. Neste artigo vamos falar sobre a análise SWOT, uma ferramenta de gestão que tem muito a oferecer.

O que é análise SWOT?

SWOT é uma sigla usada para indicar as palavras, em inglês, Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats. Quem podem ser traduzidas para o português como, forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Essa ferramenta ajuda a avaliar os ambientes interno e externo de um empreendimento, criando táticas para melhorar o seu desempenho, em mercado de concorrência acirrada.

Em relação ao ambiente interno, a análise SWOT ajuda a entender todos os processos dentro de uma empresa. Ali, serão avaliadas os pontos positivos e que devem ser mais bem explorados, e ainda as debilidades da empresa e como resolvê-las. Nesse âmbito estão relacionadas questões como conhecimentos, habilidades, recursos e afins que podem, de certa maneira, ser controlados pela empresa. Já questões que fogem à gestão interna, são conhecidas como oportunidades e/ou ameaças. Vejamos alguns exemplos:

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Forças

As respostas às seguintes perguntas indicarão os pontos podem colocar sua empresa em uma situação de vantagem em relação à concorrência.

  • Que atividades são mais bem realizadas?
  • Quais os melhores recursos?
  • Qual é a nossa maior vantagem competitiva?
  • Como é o nível de engajamento dos clientes?

Fraquezas

Pode envolver os fatores que precisam ser desenvolvidos em sua empresa: mão de obra pouco qualificada e pouco engajamento, por exemplo.

Oportunidades

Análise para encontrar no mercado, ou em seu entorno, fatores que podem servir como uma chance de crescimento para sua empresa. Para isso, entender como o mercado funciona é essencial. Confira nosso outro post sobre como identificar oportunidades.

Ameaças

Do mesmo modo, são os fatores ou acontecimento que podem significar um problema para a manutenção de seus negócios. Ao identificá-los é mais fácil traçar respostas e defesas para que esse problema não venha a se concretizar.

Como utilizar as informações em sua pequena empresa?

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2 COMENTÁRIOS

    • Olá, Humberto! Como vai?
      Que bom que você gostou do nosso conteúdo!
      Assine a nossa newsletter você para ficar por dentro das novidades aqui do nosso blog 😉

      Até mais!

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