Preço do produto ou serviço: como definir?

Consultor VHSYS

Definir corretamente o preço de um produto ou de um serviço é crucial para o sucesso do processo de vendas. Determinar a precificação adequada, isso é, o valor equilibrado para cobrir os gastos da empresa e garantir uma margem de lucro suficiente, fará com que sua empresa não só se mantenha funcionando, mas também cresça e ganhe mercado. Ajudá-lo a entender quais os aspectos envolvidos nessas decisões é o objetivo deste artigo. Confira!

O que considerar no preço do produto ou serviço?

A precificação pode ser feita de duas maneiras: estipulando o preço de acordo com os custos; ou seguindo a tendência de mercado (de acordo com os valores cobrados por seus concorrentes).

Considerar esses dois aspectos é importante, porque, se apenas o custo for tomado como referencial, corre-se o risco de que o valor do produto fique muito acima do praticado no mercado e o público prefira a oferta dos concorrentes. Ou então ocorra o oposto: pode-se definir uma quantia que nem mesmo cubra as despesas, no caso do preço ser muito inferior ao de seus concorrentes.

Pense sempre que o preço justo deve se adequar às necessidades da sua empresa e de seu cliente. Nenhuma das partes deve ser ignorada nessa decisão.

Conheça o VHSYS e facilite a gestão da sua empresa!

Estipulando o preço

Para fazer a precificação da sua oferta considere os seguintes aspectos:

• Custo: valor investido na compra ou produção do produto;

• Despesas fixas: gastos que não são diretamente ligados ao produto ou serviço e que não dependem da quantidade de trabalho despendida, como: manutenção do mobiliário; equipamentos; espaço físico; internet, entre outros;

• Despesas variáveis: gastos que não são diretamente ligados ao produto ou serviço, mas que se alteram de acordo com a demanda de trabalho, como: horas extras, comissão, água, luz, etc;

• Lucro: o saldo positivo almejado com a venda do produto ou serviço. Deve se considerar a contribuição que cada trabalho ou mercadoria terá para alcançar esse valor, formando assim a margem de lucro de cada oferta.

Também é importante considerar se o seu preço está competitivo: em outras palavras, se ele concorre em boas condições com os praticados pela concorrência. Existem três possibilidades: preço maior do que o do mercado; igual ou abaixo da oferta.

Se o seu preço estiver muito acima do preço de mercado, considere diminuir a margem de lucro a fim de chegar a um valor mais competitivo. Se estiver em um nível muito abaixo dos concorrentes, confira se não há possibilidade de incrementar os lucros. E, por fim, se estiver relativamente parecido ao de seus concorrentes, pode-se optar por mantê-lo dessa maneira. Ou então diminuir em algum aspecto para aumentar a competitividade. Tudo depende da estratégia adotada.

Acompanhe o desempenho das vendas e financeiro da sua empresa

Definir o preço não é uma ciência exata, mas pode ser mais precisa se o gestor souber como anda a sua empresa. Para ajudar a avaliar a performance das suas vendas e monitorar o financeiro, identificando problemas e assim evitando ficar no vermelho, você utilizar um sistema de gestão online para fazer o controle dos processos do seu negócio.

O sistema VHSYS tem módulos completos para fazer a gestão da sua empresa. Acompanhe de perto os setores de vendas, financeiro, compras, estoque e serviços usando um único software, tornando essa tarefa mais prática e eficiente. Com ele, diversas atividades podem ser automatizadas, como emissão de notas fiscais e boletos, fluxo de caixa, contas a pagar e receber, serviços recorrentes, entre outras operações – tudo com a agilidade de apenas alguns cliques.

Além disso, com os dados cadastrados no software, o sistema gera relatórios detalhados que irão ajudar você nas tomadas de decisões que irão impulsionar sua empresa.

Faça um teste gratuito com o sistema VHSYS e tenha um maior controle sobre as vendas da sua empresa!

Fique por dentro das ultimas novidades no ambiente empresarial

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Consultor VHSYS
Sobre o autor
Consultor VHSYS