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Como definir metas financeiras para sua empresa

Tempo de Leitura: 4 minutos
Você sabe definir metas financeiras em sua empresa? Com as oscilações do mercado e economia, é importante estar preparado para evitar possíveis eventos externos que possam prejudicar o negócio. 
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Definir valores mínimos para a sobrevivência do seu negócio por alguns meses é um exemplo de metas financeiras com aplicação na prática. Ao atingir a quantia necessária, o empresário sabe que tem uma reserva para emergências e pode respirar aliviado. 

Além disso, traçando um objetivo monetário, planejar estratégias de expansão fica bem mais seguro de se fazer também. Afinal, o empreendedor sabe que atingiu o valor de capital necessário para cada ação pensada. 

Quer saber ainda mais sobre metas financeiras e como definir as da sua empresa? Veja o conteúdo a seguir! 

O que são metas financeiras?

As metas financeiras empresariais são objetivos pautados em indicadores financeiros, voltados para a estabilização ou crescimento que a organização deseja atingir num determinado espaço de tempo. Elas servem para orientar a gestão, operação, estratégias e expansão do negócio.

Desde diminuir custos até aumentar o lucro, tudo que tenha algum impacto monetário no negócio pode ser considerado meta financeira. 

Qual o primeiro passo para definir metas financeiras?

Duas questões são evidentes ao analisarmos o sucesso de empresas que conseguem dobrar a crise e faturar alto mesmo em momentos de instabilidade: o aperfeiçoamento dos processos internos e a clareza dos objetivos financeiros.

Infelizmente, ainda existe uma grande resistência de empresas para analisar minuciosamente seus dados financeiros. Sem uma análise profunda que permita visualizar com clareza o atual momento da empresa, não é possível progredir.

Portanto, o primeiro passo para uma saúde financeira empresarial é fazer um mapeamento do cenário atual. A partir disso, organizar as metas financeiras desejadas. 

Indicadores para acompanhar e colocar metas

Para manter a gestão financeira da empresa em ordem, é preciso acompanhar de perto números que fazem parte das finanças da organização. Vamos conferir alguns:

Contas a pagar e contas a receber

É de extrema importância monitorar todos os custos da empresa, incluindo os fixos e variáveis. Aluguel, folha de pagamento, energia, água, matéria-prima e comissão de vendedores são alguns exemplos de despesas.

As contas a receber devem receber a mesma ou maior importância que as contas a pagar. O empresário não deve deixar de acompanhar de perto, uma vez que a inadimplência de clientes é um dos grandes problemas das empresas.

Tributos

Apesar de não contribuir diretamente para o crescimento da empresa, é essencial manter a organização junto aos deveres fiscais da empresa. A falta de organização pode acarretar inúmeros prejuízos à organização.

Estoque

Empresas que precisam manter estoque de produtos possuem uma boa fatia do capital imobilizado. Por isso, manter o equilíbrio do volume de estoque com o volume de vendas é muito importante.

Fluxo de caixa

O registro da entrada e saída de dinheiro do caixa da empresa é outro ponto fundamental para que futuramente seja possível definir metas financeiras para a empresa

A análise do fluxo de caixa pode ser feita por períodos, semanal, quinzenal ou mensal, por exemplo. Isso permitirá uma visão mais ampla de como está o financeiro.

Iniciando o planejamento financeiro da empresa

Agora que você já possui maior controle sobre a situação atual da empresa, é hora de realizar o planejamento financeiro. Para isso, seguir alguns passos pode garantir maior assertividade no processo.

1. Definir as metas financeiras da empresa

É dentro da definição de metas financeiras da empresa que você poderá definir onde quer chegar. Alguns exemplos são:

  • Qual o faturamento da empresa que você pretende atingir?
  • Quais são os limites de custos e despesas?
  • Quanto a empresa está disposta a investir?
  • Qual o lucro esperado ao final do planejamento?

2. Criando um plano de ação

Um plano de ação é a melhor maneira de garantir que metas possam ser alcançadas. É nesse período que você deverá voltar as atenções para a situação operacional da empresa. Isso inclui definir objetivos para cada departamento ou setor da corporação.

Exemplos de setores que podem ser incluídos nos objetivos:

  • Setor financeiro;
  • Marketing;
  • Setor de produção;
  • Recursos Humanos;
  • Vendas;
  • Suporte Técnico;
  • Entre outros.

É importante que um mapeamento seja feito para os planos gerais de toda a empresa, junto com um cronograma. Feito isso, divida entre os objetivos dos setores.

Vale lembrar também a importância de definir responsáveis pelos objetivos de cada setor, onde este responderá pelos resultados e será o ponto de contato com a gestão.

3. Elaborando um planejamento orçamentário anual

Ao definir metas financeiras para empresa é necessário pensar também a médio e longo prazo. Isso significa que planejar o ano financeiro da sua empresa para o próximo ano é essencial para o sucesso futuro das finanças.

A melhor maneira de realizar esse planejamento é utilizar um plano orçamentário detalhado com metas mensais.

Dentro desse planejamento orçamentário será possível definir:

  • Projeções de vendas mensal e anual;
  • Projeções de despesas (que pode incluir, por exemplo, capacitação de funcionários definidas nos planos de ação);
  • Investimentos operacionais (que poderão considerar, por exemplo, a aquisição de novos instrumentos de trabalho para os funcionários);
  • Projeção de custos produtivos (que será reflexo dos esforços para melhorar a operação da empresa, também definido em planos de ação).

Com esse planejamento financeiro empresarial será possível saber exatamente quanto a sua empresa precisa faturar e quais são as projeções de custos.

4. Trabalhando com cenários alternativos

Por último, é interessante que a empresa trabalhe considerando cenários alternativos. Dentro do planejamento financeiro empresarial é feito a projeção para o cenário base, ou seja, os planos possíveis de serem alcançados.

Entretanto, é importante considerar ao menos dois outros cenários alternativos. Um cenário otimista, onde as vendas superaram as projeções e os custos são reduzidos. Outro, o cenário pessimista onde as vendas não alcançam metas e existem altos custos e despesas.

Dentro dessas dicas é possível executar de forma perfeita as metas financeiras para empresas.

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Redator vhsys

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