Planejamento orçamentário: como fazer?

Fernando

Planejar para obter sucesso, esse é o mantra dos grandes empreendedores. E é sobre como fazer seu planejamento orçamentário que vamos falar aqui.

Um detalhe muito utilizado para auxiliar a gestão financeira é o planejamento orçamentário ou o fluxo de caixa. Que, em outras palavras, significa manter às vistas todas a ações de sua empresa, que tenham relação com as questões financeiras.

Vamos falar de planejamento de orçamento e fluxo de caixa

O orçamento é um plano financeiro onde serão registradas toda e qualquer fonte de receita, bem como de despesa. Para com o saldo, entender como a empresa está. Um método mais conservador, indicado para quem não tem muita experiência, ou costuma se empolgar nas compras.

O fluxo de caixa é um instrumento que permite a eficiência do controle, ajudando a colher informações de maneira rápida e abrangente. Essa ferramenta é tão importante quanto é simples de ser construída. Basicamente, é preciso criar um mecanismo de registro das movimentações, como as entradas e saídas de dinheiro. Outra solução ainda mais prática é contratar uma ferramenta que ofereça a gestão do fluxo de caixa de forma automatizada, temos uma sugestão bem aqui.

A diferença entre controle orçamentário e o controle de fluxo de caixa é o método, o orçamento tradicional utiliza o regime de competência, já o fluxo de caixa, trabalha com o regime de caixa.

Vamos falar de planejamento de orçamento e fluxo de caixa

No primeiro, regime de competência, um desembolso ou um ganho é reconhecido no momento em que a compra ou venda acontece, independentemente das formas de pagamento. Já no regime de caixa é a efetiva transação, saída ou entrada, que importa.

A vantagem do controle orçamentário é o fato de ele considerar o valor da despesa logo na compra do bem ou serviço. Ele ajuda a ver onde o dinheiro está indo, ideal para os que gastam em parcelas ou com cartão.

Já no fluxo de caixa, é fácil observar o dinheiro que se têm, porém, como é mais abrangente, pode dar a impressão de que se tem mais dinheiro disponível.

O ideal é manter o controle com os dois tipos de registros. Isso porque a prática do controle de suas finanças ajuda a manter uma boa margem de lucro, bem como de reservas para eventuais necessidades, ou investimentos em máquinas e melhorias na estrutura da empresa.

Aumente a produtividade da sua empresa com o sistema de gestão do VHSYS

E, você, quais estratégias de gestão aplica à sua empresa? Comente!

Fique por dentro das ultimas novidades no ambiente empresarial

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Fernando
Sobre o autor
Fernando
Formado em Marketing e Coordenador de Marketing de Conteúdo na VHSYS.