Conecte-se ao empreendedorismo

Formas de pagamento para empresas: quais escolher?

Tempo de Leitura: 9 minutos
formas de pagamento
ERP completo +  Conta PJ Integrada + Maquininha Stone com mensalidade zero

Supere seus concorrentes com a Gestão Integrada

Organize suas finanças e aumente suas vendas, tudo em um só lugar!

Hoje vamos abordar um assunto muito importante para você empreendedor: As formas de pagamento! Você já imaginou que pode estar pecando por não conhecer a preferência do seu cliente no momento de realizar o pagamento? Muitas empresas utilizam a forma de pagamento como diferencial competitivo e, você não pode ficar para trás! Por isso, preparamos um artigo completo cheio de dicas e informações que irão ajudá-lo a criar uma percepção ainda maior de valor para sua empresa.

O que são formas de pagamento?

As formas de pagamento são métodos disponibilizados pelo empreendedor para que o cliente consiga pagar pelo produto ou serviço prestado.

Você concorda que a forma de pagamento é um dos fatores mais importantes quando o assunto é uma transação comercial, não é mesmo? Então, porque não utilizar ela como um facilitador? E é isso que vem acontecendo ao decorrer dos anos, algumas formas de pagamento que costumavam ser muito utilizadas como o cheque, por exemplo estão se tornando obsoletas e abrindo espaço para meios mais práticos como o pix e o cartão de crédito.

Por que oferecer várias formas de pagamento no seu negócio?

Você já desistiu de uma compra por falta de opção nas formas de pagamento? Se sim, você tem algo em comum com 70% da população brasileira que já passou pela mesma situação. 

A forma de pagamento impacta diretamente na experiência de compra do seu cliente, pois é uma etapa muito importante dela. Hoje alguns empreendedores visionários utilizam a forma de pagamento como diferencial estratégico para alavancar as vendas e melhorar a experiência dos seus clientes. Mas, para isso é essencial que você conheça muito bem os hábitos dos seus clientes, e qual é a necessidade deles! Gostamos sempre de ressaltar que: Você precisa conhecer as dores do seu cliente para conseguir oferecer a melhor solução, vamos pegar um exemplo simples, se você é o proprietário de uma banca de revistas, não faz sentido aderir ao boleto como forma de pagamento pois, dificilmente seus clientes irão utilizá-la. 

Formas de pagamento mais usadas no Brasil em 2024

Quando o assunto é formas de pagamento percebemos uma forte tendência dos consumidores na utilização do pix que segundo matéria publicada na exame movimentou cerca de 15,3 trilhões de reais no ano de 2023, apresentando uma crescente de 40% referente ao ano anterior. 

Não fica difícil de notar que o pix vem se popularizando cada vez mais, sendo citado como principal forma de pagamento por 67% dos brasileiros, de acordo com pesquisa da SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo), seguido pelos cartões de crédito e débito.

Pix Cobrança

Muito utilizado pelos empreendedores, o pix cobrança é um meio de pagamento super prático, diferente do pix avulso ele traz consigo outras informações como: prazo de pagamento, juros e multas em caso de atraso. Ele tem basicamente as mesmas funções de um boleto bancário, porém, como toda inovação ele apresenta uma incrível vantagem: a liquidação instantânea! Você não precisa mais aguardar até 3 dias úteis para receber o pagamento, como é no caso do boleto e, nem mesmo solicitar o comprovante, alguns sistemas ERP como o vhsys avisam quando o pagamento é recebido. 

Vale lembrar que transações realizadas por pessoas jurídicas  são tarifadas e, essas tarifas podem variar de acordo com a instituição bancária, hoje o valor médio é de 1% em cima do valor total da transação. Para gerar maior confiança e previsibilidade em relação a essas transações, algumas empresas também oferecem taxas únicas, sem variações.

Sempre gostamos de ressaltar como uma ferramenta correta pode se tornar uma injeção de crescimento para o seu negócio! Com a conta integrada do ERP vhsys você pode realizar as suas cobranças de maneira rápida e prática com a melhor taxa do mercado! O processo é muito simples e intuitivo! Faça um teste grátis e conheça! 

teste-gratis

Pagamentos por aplicativos

Lembra que citamos no começo deste artigo a evolução dos métodos das formas de pagamento para se adequar às necessidades e comportamentos do consumidor atual? Um bom exemplo dessas adequações são os aplicativos de pagamentos, hoje aplicativos populares como: Picpay – Mercado Pago  e Pag Bank são muito utilizados e solicitados pelo consumidores pois, além dos programas de recompensa como cashback as tecnologias utilizados nesses aplicativos como o pagamento via QR Code proporciona uma praticidade ímpar para o consumidor.

Cartões de Crédito e Débito

O pagamento parcelado é uma característica marcante nos hábitos de consumo dos brasileiros. Quando o assunto é compras online ou a aquisição de um bem durável, o cartão de crédito parcelado detêm a preferência dos consumidores como forma de pagamento seguido pelo cartão de crédito a vista e cartão de débito, que se mostram como as principais opções em compras cotidianas de baixo valor aquisitivo segundo dados da SBVC.

Boleto bancário

O boleto bancário é uma das formas de pagamento mais recorrente na vida dos brasileiros, ele pode ser facilmente utilizado em casos de cobranças recorrentes como contas de água, luz e até mesmo financiamentos. O boleto pode ser utilizado democraticamente por todos os consumidores sem muitas burocracias e também se apresenta como uma das soluções de pagamento mais procuradas em compras online. 

10 formas de pagamento usadas para inserir na sua empresas 

Já falamos um pouco sobre as principais escolhas dos consumidores quando o assunto é formas de pagamento mas, é claro que cada caso é um caso, e dependendo do seu modelo de negócio é essencial garantir mais opções para não perder venda. Por isso vamos citar as 10 principais formas de pagamento para você inserir na sua empresa:

Cartão de crédito e débito pela maquininha de cartão

Um dos mais populares e importantes meios de pagamento são as POS, mais conhecidas como maquininhas de cartão! Elas são essenciais para que você possa aceitar pagamentos via cartões de crédito ou débito no seu estabelecimento e, como vimos anteriormente, essas são algumas  das formas de pagamento mais solicitadas pelos consumidores. Mas, e como escolher a melhor opção de maquininha? Essa é realmente uma observação muito importante!

Leve em consideração sempre a qualidade do serviço prestado e é claro as integrações que essa maquininha oferece com o seu sistema de gestão! Um case de sucesso é a integração do sistema ERP vhsys com a maquininha Stone! Essa integração ajuda milhares de clientes a poupar o tempo que pode ser investido no crescimento do seu negócio.

Cartão de crédito com parcelamento

Já falamos sobre a preferência dos consumidores em relação ao cartão de crédito mas, um dado ainda pode te surpreender, segundo uma pesquisa de mercado realizada pela SBVC cerca de 19% dos brasileiros tempo como principal opção de pagamento o cartão de crédito parcelado até mesmo em transações presenciais, o que não fica atrás das compras realizadas pela internet que mostram uma preferência de 42% dos consumidores.

O parcelamento está muito presente na vida do consumidor brasileiro e, pode ser um diferencial na hora da venda. Para o empreendedor esse meio exclui o risco de inadimplência e para o consumidor ele aumenta o poder de compra, portanto se torna um ótimo meio de pagamento para inserir na sua empresa.

Boleto Bancário

Como havíamos comentado anteriormente, o boleto bancário é uma solução de cobrança extremamente democrática, esse meio de pagamento pode ser utilizado por todos os consumidores sem exceções. Um boleto bancário pode ser pago tanto online quanto em casas lotéricas. Vale lembrar que a emissão do boleto pode gerar cobranças então, é recomendado que você preste uma atenção redobrada no momento da contratação do seu banco. A nossa dica de ouro é, certifique-se de você você fez a escolha certa, optando por uma solução que cobre as tarifas referentes a emissão do boleto apenas após a liquidação, assim você garante que não irá sair no prejuízo. 

Pix Cobrança

O pix cobrança veio como uma solução para os empreendedores! Além de ser um diferencial competitivo pois, permite que você entregue uma solução rápida e eficiente para o seu cliente, ele também pode dar o insumo para outras estratégias como valores mais vantajosos, por exemplo, como o pix cobrança é liquidado imediatamente  alguns empreendedores de sucesso optam por divulgar promoções especiais para essa forma de pagamento.

Pix Avulso

Você sabia que mais de 140 bilhões de brasileiros PF estão cadastrados no PIX avulso? Já falamos sobre a popularidade desse meio de pagamento, e encorajamos nossos clientes a incluí-lo estrategicamente em suas empresas. Mas, como? Ao inserir o pix avulso em nossa conta integrada, o ERP vhsys vincula automaticamente nos módulos necessários para computar o recebimento e realizar a conciliação bancária de maneira automática.

Link de pagamento

E aqui vai mais uma forma de pagamento online fácil e intuitiva, para você e também para o seu cliente. O link de pagamento pode ser facilmente encaminhado por todos os canais de comunicação utilizados pela empresa como por exemplo: Whatsapp, Instagram, E-mail e aí por diante. Essa forma de pagamento oferece uma personalização exclusiva, possibilitando que o empreendedor insira diversos produtos e diferentes formas de pagamento.

Pagamentos pelo celular

O Celular está presente em praticamente todas as formas de pagamento citadas anteriormente, porém, ainda não falamos sobre uma das mais polêmicas tecnologias lançadas nos últimos anos, a NFC (Near Field Communication). Muito presente em todos os tipos de wallets como Google e Apple Wallet, onde o cliente pode cadastrar todos os seus cartões e utilizar como meio de pagamento apenas o seu celular.

A NFC é uma tecnologia baseada em ondas de rádio, pode parecer um pouco complicado olhando nesse ângulo mas, não se preocupe hoje a maioria esmagadora das maquininhas (POS) cartões de débito, crédito e telefones celulares já vem com essa tecnologia inclusa. Ela está mais presente em nosso dia a dia do que imaginamos pois, sempre que você realiza um pagamento por aproximação está usufruindo dessa tecnologia.

Para o empreendedor ela trás uma solução incrível de praticidade e agilidade diminuindo até mesmo filas nos estabelecimentos.

Dinheiro em espécie

O bom e velho dinheiro continua sendo utilizado pelos consumidores brasileiros, apesar de não ser um dos meios de pagamentos mais citados nas pesquisas, o dinheiro ainda representa um papel importante na economia. O dinheiro vivo é o único meio de pagamento exigido por lei, sendo assim a não aceitação do dinheiro vivo como forma de pagamento pode ser considerada infração prevista no Art. 39, IX, da Lei 8.078/90 (Código de Defesa do Consumidor) 

Transferência Bancária TED ou DOC: Escolha e Automatização de Pagamentos

As transferências bancárias permanecem como opções amplamente utilizadas por várias empresas, pois oferecem praticidade e segurança em transações, sendo essenciais em muitas operações diárias, você sabe a diferença de cada uma delas?

TED – Transferência Eletrônica Disponível: Ele se refere a movimentação de dinheiro entre contas sem nenhuma restrição de valor. 

DOC – Documento de Ordem de Crédito: Já o DOC é utilizado em transações que excedam o valor de R$4.999.

Como escolher as melhores formas de pagamento?

Agora que você já conhece detalhadamente as principais formas de pagamento utilizadas por empreendedores brasileiros, vamos ao que importa! Como escolher os melhores meios para a sua empresa? Essa resposta envolve diversos fatores, como o comportamento do seu cliente, você deve se perguntar como ele se sente confortável em realizar o pagamento? Qual forma de pagamento é imprescindível para que o seu cliente não desista da compra? também é interessante analisar a concorrência, e notar as suas práticas. Outro ponto de extrema importância são as tarifas associadas aos meios de pagamento escolhidos para o seu negócio, todas elas devem ser postas no papel a fim de evitar prejuízos desnecessários. 

Como automatizar cobranças?

Entendemos que como empreendedor, para você cada segundo conta! E muitas vezes o trabalho de entrar em contato com cada cliente para enviar uma cobrança pode se tornar um desconforto, por isso trouxemos algumas dicas de como você pode automatizar esse processo, você tem a opção de utilizar o bom e velho e-mail ou até mesmo mensagens via WhatsApp ou SMS, você já conhecia essas soluções? Se sim, ainda podemos te surpreender com uma dica de ouro! Você pode optar por um ERP que automatize esse processo para sua empresa.

A Conta Integrada do ERP vhsys oferece um sistema de cobrança totalmente automatizado! Com mais essa solução, o nosso grande objetivo é evitar inadimplências e poupar tempo para que os empreendedores pensem no crescimento do seu negócio. 

Dúvidas frequentes sobre formas de pagamento

Para não perder o costume, agora vamos responder às principais dúvidas sobre formas de pagamento! Vamos lá?

Quais são as opções mais seguras de pagamento para o meu negócio?

A nossa principal dica é, opte sempre por escolher formas de pagamentos reconhecidas e é claro, contrate empresas confiáveis e bem estabelecidas no mercado.

Como evitar fraudes em transações online?

Certifique-se de que as ferramentas que você utiliza sigam um protocolo robusto de segurança.

Qual a importância de oferecer opções de pagamento diversificadas?

Diversificar as opções de pagamento amplia o alcance do seu negócio, atendendo às preferências de diferentes clientes e pode impulsionar suas vendas.

Devo considerar o parcelamento sem juros em meu estabelecimento?

Como citado anteriormente neste mesmo artigo, compras parceladas estão muito presentes nos hábitos de consumo dos brasileiros, principalmente em comprar de produtos com alto valor agregado, isso aumenta o poder de compra do cliente, atraindo novas oportunidades.

Como lidar com chargebacks e estornos?

Desenvolver políticas claras de devolução, investir em atendimento ao cliente e monitorar transações suspeitas são práticas importantes para lidar com chargebacks e estornos.

Devo oferecer descontos para pagamentos à vista?

O desconto deve sempre ser utilizado como estratégia para não diminuir o valor percebido do seu produto/serviço. Se a sua estratégia está relacionada a ganho de mercado, por exemplo, ou em gerar um fluxo maior de caixa com certa urgência, o desconto pode ser super recomendado. 

Como implementar um sistema de pagamentos recorrentes?

Alguns modelos de negócio geram pagamentos recorrentes, esse é um comportamento muito comum em estabelecimentos que trabalham com mensalidades e, nós podemos imaginar o quão difícil deve ser realizar o controle manual da mensalidade de cada um de seus clientes e ainda encaminhá-las por e-mail ou mensagens. Mas, pensando nisso vamos te passar uma dica de ouro! Hoje todo esse processo pode ser automatizado! Com a Conta Integrada do ERP vhsys você poderá realizar a automação dessas cobranças, evitando o desgaste desse tipo de processo. Com o vhsys o nosso sistema trabalha enquanto você cuida do seu negócio! 

O que considerar ao escolher uma máquina de cartão para meu estabelecimento físico?

Ao escolher uma máquina de cartão, considere taxas, conectividade, suporte ao cliente e principalmente funcionalidades oferecidas, como integrações, por exemplo. 

Quais são as tendências em inovação nas formas de pagamento para 2024?

Quando falamos em formas de pagamento sabemos que a inovação é constante, desde  criptomoedas e o NFC que vem se tornando cada dia mais comuns, até tecnologias mais simples, a inovação está sempre presente a fim de trazer métodos mais ágeis que sejam capazes de simplificar esse momento tão importante de uma transação comercial! 

Como já citado nesse mesmo artigo novas modalidades do pix vem se destacando como principais tendência para 2024 e a principal delas é o pix conciliado. 
Percebeu a importância de trabalhar com um ERP integrado que pense no sucesso do seu negócio?! O vhsys oferece além do básico! Com a conta integrada você pode conciliar pagamentos via pix cobrança e avulso em um piscar de olhos! 

teste-gratis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de gestão online

Preencha os dados para iniciar
seu teste grátis de 7 dias no ERP vhsys.

Sistema de gestão online

Experimente grátis por 7 dias!