Conecte-se ao empreendedorismo

QR Code de pagamento: quais as opções e como gerar?

Tempo de Leitura: 7 minutos
QR Code de pagamento - quais as opções e como gerar
ERP completo +  Conta PJ Integrada + Maquininha Stone com mensalidade zero

Supere seus concorrentes com a Gestão Integrada

Organize suas finanças e aumente suas vendas, tudo em um só lugar!

Em um período curto de tempo nos adaptamos às mais diversas mudanças! Se prestarmos bem a atenção vamos perceber que essas mudanças estão muito presentes em nosso cotidiano, hoje você não pede mais comida da mesma forma e nem mesmo assiste um filme da mesma forma que assistia alguns anos atrás. Mas, algumas das mudanças mais impactantes em nosso dia a dia estão no setor financeiro. 

Podemos perceber meios de pagamentos até pouco tempo comuns sendo deixados de lado pela maioria dos consumidores. Em meio a todas essas mudanças o QR Code de pagamento se destaca, sendo utilizado por 82% da população brasileira segundo dados de uma pesquisa realizada pela mobiletime. Nesse artigo vamos te explicar como funciona esse meio de pagamento e porque ele está se tornando cada dia mais presente na vida de todos. Vamos lá?

O que é QR Code?

E aí, você já ouviu falar sobre o Quick Response Code (Código de resposta rápida)? Aposto que sim! O tão conhecido QR Code, um código capaz de transmitir várias informações de maneira rápida, através de um Scan, semelhante a um código de barras, porém muito mais versátil devido a quantidade de informações que ele pode carregar. O QR Code pode te direcionar ao acesso de vários tipos de links, imagens e até mesmo pagamentos.

Mas, você sabe como ele foi criado? Em 1994 Mashiro Hara e sua equipe de apenas duas pessoas perceberam a necessidade de um código mais robusto que tivesse a capacidade de entregar mais informações de maneira mais rápida para tapar os gargalos deixados pelo código de barras normal em uma fábrica da Toyota. Seu primeiro objetivo foi identificar peças de maneira mais assertiva, e hoje o QR Code é utilizado nos mais diversos tipos de negócio, seja para controle de estoque, cardápios, pagamentos e até mesmo campanhas. 

O que é QR Code de pagamento?

Conforme citado anteriormente o QR Code é capaz de armazenar e  transmitir uma enorme quantidade de informações, com isso, foi percebida uma grande oportunidade de utilizar essa tecnologia para facilitar a realização de pagamentos! Essa opção se mostrou realmente eficaz principalmente durante a pandemia Covid-19 por se tratar de uma forma de pagamento sem contato que trouxe mais conforto e segurança para todos que a utilizaram. 

Muito comum entre os jovens brasileiros, o QR Code de pagamento é utilizado pelo menos uma vez ao mês por 49% da população brasileira, segundo pesquisa da mobiletime.

Mas, e na prática, como funciona? Vamos abordar agora os principais tipos de QR Code de pagamento para você entender qual deles é o ideal para o seu negócio:

Como funciona o pagamento por código QR?

O pagamento com QR Code é um processo muito simples para consumidor, você precisa apenas de um smartphone com acesso à internet, e um aplicativo de pagamento que permite esse tipo de transação, hoje a grande maioria dos aplicativos de banco são compatíveis com essa tecnologia. 

Na prática é um processo bem intuitivo, e varia de acordo com cada app de pagamento mas, em um geral você pode seguir o seguinte passo a passo: 

  1. Acesse o app de pagamento (ex: app do banco, e-wallet) 
  2. Procure o leitor de QR Code 
  3. Direcione a câmera para o QR Code de pagamento 
  4. Siga as instruções solicitadas na tela, a maioria dos aplicativos irá solicitar senha de identificação para comprovar a integridade da transação. 

Vale lembrar que esse passo a passo é apenas um exemplo e pode ser alterado de acordo com cada aplicativo. 

Mas, e para o empreendedor? Qual é a melhor forma de inserir o QR como meio de pagamento no seu negócio? Também pode ser muito simples mas, precisamos voltar a nossa atenção a alguns pontos que podem fazer toda a diferença.

Como funciona QR Code estático?

O QR Code estático contém informações fixas. Como o próprio nome já sugere, as informações encontradas nesses QR Codes não podem ser alteradas. O QR estático é indicado para uso pessoal, ou até mesmo para ações mais simples de direcionamento, como um texto ou e-mail , por exemplo. Apesar de ser facilmente encontrado nos balcões de alguns estabelecimentos menores com a informação da chave pix do recebedor, ele não é o meio mais seguro e nem o mais prático. Quando falamos em transações comerciais e QR Code de pagamento o pix cobrança se sobressai nesses dois pontos: segurança e praticidade. explicar como ele funciona ao decorrer desse artigo. 

Como funciona QR Code dinâmico?

O QR Code dinâmico se torna um pouco mais simples, uma vez que ele direciona o cliente a uma url específica que pode ser facilmente atualizada. Quando o assunto é QR Code de pagamento ele facilita muito a vida do empreendedor pois, permite a inserção de informações específicas a cada venda como a data de vencimento daquele pagamento, o produto em questão e até mesmo os juros a serem cobrados em caso de atraso. Se você possui um sistema de gestão com Conta Integrada, fica ainda melhor, dessa forma você consegue se proteger de golpes como o pix falso, pois, a venda é finalizada apenas após o pagamento ser liquidado.

Opções de QR Code de pagamento

Chegou a hora dos exemplos práticos! Identificamos duas das principais situações nas quais nos deparamos com o QR Code como meio de pagamento, aposto que você já conhece pelo menos uma delas! Vamos lá? 

QR Code Pix Cobrança

É claro que reservamos um espaço somente para ele: O pix cobrança. Uma solução e tanto para os empreendedores. O pix cobrança apresenta características semelhantes a de um boleto bancário, nele você encontra informações sobre o produto vendido, a data do vencimento daquela cobrança e até mesmo multas em casos de atraso. Todas essas informações andam junto com um grande facilitador: a liquidação imediata, diferente do boleto bancário, com o pix cobrança o cliente realiza o pagamento e você recebe na hora! É  claro que tecnologias como essas acompanhadas de um bom ERP podem ser o segredo do seu sucesso! 

Você já conhece a Conta Integrada do ERP vhsys? Com ela você pode realizar o seu pix cobrança em um piscar de olhos, é só configurar as informações que você deseja, e pronto! 

A compensação é imediata, a transação é 100% segura, e a conciliação bancária é automática!

Faça igual os mais de  700 clientes ativos da Conta Integrada vhsys que, escolheram focar o seu tempo no crescimento de seus negócios!

teste-gratis

QR Code no boleto

Após o pix cobrança, muitos pensaram ser o fim da era dos boletos mas, as instituições financeiras encontraram um ponto de união entre esses dois meios de pagamento, o QR Code dinâmico. Chamado por alguns bancos de bolepix o boleto híbrido trás para o consumidor as duas opções, o código de barras convencional e também um QR Code caso o cliente prefira realizar o pagamento via pix. 

Essa nova forma de pagamento traz vantagens para os dois lados, você empreendedor terá uma chance maior de receber o pagamento instantâneo, caso o cliente opte pelo pix, enquanto o cliente terá o benefício da escolha, podendo decidir a melhor maneira de realizar o pagamento. 

Como criar um QR Code para pagamento?

Gerar um QR Code de pagamento tornou-se um processo muito simples, hoje a grande maioria dos bancos oferecem essa função é só ir até o aplicativo, gerar o QR Code que na grande maioria das vezes é referente ao Pix cobrança e pronto! Esse procedimento realmente é muito simples mas, imagine que a cada cliente que precise realizar o pagamento via pix por exemplo, você precise entrar no aplicativo do banco gerar o QR Code de pagamento, passar para o seu cliente e só aí, lançar a venda no PDV.

Quando falamos em negócios, todo esse processo se torna inviável, e toma um tempo valioso para sua empresa, sem contar na margem de erro que pode aumentar consideravelmente. Por isso, a nossa dica mais valiosa para o empreendedor que está implementando esse meio de pagamento sem dúvida é: Escolha um sistema de gestão com Conta Integrada. 

A Conta Integrada do ERP vhsys pode ajudá-lo a poupar esse tempo tão precioso, com ela você terá opções de pagamento como o pix cobrança por exemplo e a conciliação bancária é automática. É super simples! Ao decorrer do artigo vamos mostrar como esse processo funciona na prática. 

Como criar um QR Code no ERP vhsys?

Criar um QR Code de pagamento pelo vhsys é um processo fácil e intuitivo e, para te provar isso vamos a um breve passo a passo: 

  • Cadastre-se na Conta Integrada vhsys, leva menos de um minuto. (Se você for um de nossos clientes ativos, esse cadastro é 100% gratuito).
  • Espera até que a sua Conta Integrada esteja ativa. 
  • Conta ativa, tudo certo! Agora o processo é super intuitivo! Vá até o menu superior e selecione “Vendas” logo após vá até “Pedidos” 
qr code de pagamento - passo 01
  • O próximo passo é criar um novo pedido: 
qr code de pagamento - passo 02
  • Agora é só inserir os dados solicitados sobre o pedido e escolher a opção de pagamento Pix.
qr code de pagamento - passo 03
  • Ao finalizar o pedido ele irá gerar um QR Code de pagamento com as informações preenchidas anteriormente, nesse caso como um exemplo, inserimos o valor, data de vencimento e também o juros a ser cobrado em caso de atraso. Outro ponto importante é o pix copia e cola que, também pode ser enviado caso o seu cliente não tenha um leitor de QR disponível. 
pix cobrança vhsys

É fácil demais não é? Faça agora mesmo um teste grátis!

teste-gratis

Por que usar o pagamento via QR Code?

O pagamento via QR oferece várias vantagens, vamos listar agora algumas das razões pelas quais alguns empreendedores optam por aderir a esse meio de pagamento. 

Agilidade: O pagamento via QR Code é fácil e intuitivo, basta escanear o código com a câmera do seu smartphone para realizar a transação. 

Segurança: O processo de pagamento é super seguro pois a liquidação é imediata, isto é, você pode conferir se o pagamento foi realmente realizado. 

Liquidação imediata: Além da segurança é uma garantia de dinheiro em caixa assim que o cliente realiza a compra. 

É claro que essas são apenas algumas das vantagens que você poderá descobrir no seu dia a dia de acordo com as necessidades do seu negócio. Afinal de contas é devido a essas vantagens que o Pix Cobrança é um dos meios de pagamentos que mais vêm se popularizado entre os empreendedores por todo o Brasil. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de gestão online

Preencha os dados para iniciar
seu teste grátis de 7 dias no ERP vhsys.

Sistema de gestão online

Experimente grátis por 7 dias!