DRE: O que é e como fazer?

Fernando

O Demonstrativo de Resultados do Exercício, DRE, apresentado anualmente à Receita Federal, é um relatório que condensa as atividades financeiras das empresas, durante o período analisado. Em suma, ele confronta receitas, custos e despesas, demonstrando como se alcançou o resultado líquidos da empresa.

Para um bom controle de caixa é imprescindível entender a dinâmica de funcionamento dessa ferramenta. Neste artigo falaremos sobre a estrutura  do DRE e como utilizá-lo em seu planejamento.

Afinal, o que é DRE?

É uma demonstração financeira, que traz as informações da empresa, com o objetivo de entender a formação do resultado líquido das atividades exercidas. Ou seja, é entender o resultado das operações, verificar se houve lucro ou prejuízo. As principais dúvidas de gestão de caixa, quanto a empresa ganhou e onde gastou, podem ser respondidas por meio desse relatório.

Qual a estrutura da DRE?

O DRE é composta pelos resultados financeiros da empresa, em determinado período, em geral anual. Aproximadamente:

Vendas – Custos/gastos: Lucro bruto

Lucro Bruto – Despesas Operacionais: Lucro Operacional

Lucro operacional – Resultado não Operacional: Lucro sem descontos

Lucro – impostos: Resultado Líquido ou Lucro ou Prejuízo Líquido

É preciso entender como estruturar uma DRE, levando em consideração quais informações precisam constar em cada ponto. Partindo dos valores referentes à renda bruta, dos serviços prestados e das deduções, assim como os impostos e possíveis abatimentos.

Ao encontrar a receita líquida, deve-se subtrair os custos com mercadorias comercializadas ou serviços prestados, aí com o resultado operacional Bruto, pode-se retirar os valores das despesas fixas, para encontrar o resultado operacional líquido, ainda sem a dedução dos impostos. Por fim, após subtraídos os valores dos recolhimentos, chega-se à estrutura necessária da DRE.

É importante ter em conta que custos são diferentes de despesas, enquanto o primeiro se refere às somas investidas na compra dos produtos, as despesas são aquelas obrigações fixas da empresa.

Por que é tão importante entender os resultados da DRE? Porque é por meio dele que é possível fazer um controle rígido da saúde financeira de seu negócio, além disso, na hora de solicitar empréstimos ou financiamentos ele poderá ser um bom argumento.

Alguma dúvida ou sugestão? Conta aqui para a gente.

Receba conteúdos exclusivos em seu email e fique por dentro das últimas novidades no ambiente empresarial!

Fernando
Sobre o autor
Fernando
Formado em Marketing e Coordenador de Marketing de Conteúdo na VHSYS.

deixe seu comentário

adicionar comentário
Cancelar

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário neste post. Seja o primeiro!

Visualizar mais
Rated 4.9/5 based on 11 avaliações