Conecte-se ao empreendedorismo

Entenda o que é Pix Cobrança e como usá-lo no ERP vhsys

Tempo de Leitura: 6 minutos
vhsys lança função de Pix Cobrança na conta PJ digital e gratuita 100% integrada ao ERP.Entenda como funciona e quais os benefícios para a sua empresa!
Conta integrada - Pix Cobrança vhsys
ERP completo +  Conta PJ Integrada + Maquininha Stone com mensalidade zero

Supere seus concorrentes com a Gestão Integrada

Organize suas finanças e aumente suas vendas, tudo em um só lugar!

Pix Cobrança é um meio de cobrança que você, empreendedor, pode utilizar nos seus recebimentos de maneira segura, profissional e rápida.

Melhor que isso, só o Pix Cobrança como uma funcionalidade do seu sistema de gestão para você gerar os seus pedidos e cobranças em um só lugar – e é claro que com o vhsys isso é possível, pois o ERP lançou uma nova funcionalidade na sua Conta Integrada, o Pix Cobrança! 

Agora, os empreendedores podem gerar seus pedidos e fazer cobranças via Pix para obter liquidação instantânea, conciliação bancária automática assim que o dinheiro cair na conta e muito mais controle da sua gestão financeira.

Além disso, é possível adicionar prazo de pagamento e taxa de juros no Pix Cobrança, assim como é feito no boleto bancário, a principal diferença é que o empreendedor recebe o valor assim que o cliente efetuar o pagamento!

conta integrada ao erp vhsys
Conta Integrada ao ERP vhsys

O Pix Cobrança é uma forma das empresas se manterem atualizadas nos meios de pagamentos mais pedidos pelos seus clientes, mas de forma segura e com todos os benefícios que o seu negócio precisa! 

O que é o Pix Cobrança?

O Pix Cobrança é um meio de cobrança autorizado pelo Banco Central do Brasil que permite que os empreendedores cobrem seus clientes de maneira segura e profissional, pois além da chave Pix comum com as informações bancárias e de venda, é possível inserir prazo de pagamento e juros.

A função do Pix Cobrança é muito parecida com a de um boleto bancário, a principal diferença é que o empreendedor tem a liquidação instantânea, ou seja, ele recebe o dinheiro imediatamente assim que o cliente efetua o pagamento, enquanto no boleto existe a espera de 48 horas úteis. 

Como usar o Pix Cobrança no ERP?

Se você usa um sistema de gestão ERP para gerar pedidos e controlar as suas vendas, sabe como é importante conseguir fazer toda sua gestão em um único lugar, não é mesmo?

Em alguns casos, é necessário fazer a integração do ERP com o seu banco, o que pode demorar, aumentar a quantidade de processos de cobrança, gerar erros manuais na conciliação bancária, entre outras demandas.

Por isso, para facilitar ainda mais a gestão financeira das empresas, o sistema vhsys disponibiliza de forma totalmente segura a função de Pix Cobrança na Conta Integrada do ERP – que é uma conta PJ digital e gratuita.

Sendo assim, o empreendedor consegue fazer as suas cobranças em um só lugar, além de ter a liquidação instantânea e a conciliação bancária sendo feita de maneira automática.

É importante ressaltar aqui que a Conta Integrada é 100% digital e gratuita para os clientes do ERP vhsys, sistema que faz parte do grupo Stone. 

Além disso, a taxa para o Pix Cobrança é fixa, ou seja, SEM surpresinhas e SEM cobrança adicional pelo valor da venda, e é uma das melhores taxas do mercado!

Qual a diferença entre Pix e Pix Cobrança?

O Pix é um sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central do Brasil que permite transferências de dinheiro de forma rápida entre contas bancárias, sem intermediários. 

Enquanto o Pix tradicional é um meio de pagamento, o Pix Cobrança é um meio de cobrança, ou seja, é uma funcionalidade específica dentro do Pix, criada para facilitar a cobrança e o recebimento de valores nas empresas.

Sendo assim, os empreendedores podem gerar cobranças eletrônicas com QR Codes ou código, adicionar prazo de pagamento e juros, simplificando o processo de pagamento por parte dos clientes.

Pix Cobrança x Boleto Bancário

É importante que as empresas trabalhem com as duas opções, pois ambas são formas seguras de pagamento. O uso delas varia de acordo com o contexto da venda ou a preferência do cliente.

No geral, o Pix oferece vantagens como maior velocidade e acesso disponível a qualquer hora. Por outro lado, o boleto bancário ainda é amplamente utilizado e pode ser uma opção viável quando o cliente não possui acesso ao Pix ou prefere uma forma de pagamento mais tradicional. 

Pix CobrançaBoleto Bancário
Velocidade no recebimentoLiquidez instantânea, ou seja, o dinheiro cai na conta bancária do empreendedor no mesmo momento em que o cliente efetua o pagamento.Prazo de compensação, geralmente de 48 horas úteis.
Possibilidade de pagamentoPode ser pago em qualquer dia e horário. Pode ser pago somente em dias úteis e em horário comercial.
Processo de PagamentoRealizado diretamente através do Pix, utilizando um aplicativo de banco ou carteira digital compatível.Pode ser pago em qualquer agência bancária, lotérica, internet banking ou aplicativo bancário.
CustoPara PJ, existem taxas na geração da cobrança.Também, para PJ, existem taxas na geração da cobrança.
PersonalizaçãoÉ possível adicionar o nome do cliente, valor da cobrança, nome da empresa, prazo de pagamento, multa ou juros.Também é possível adicionar o nome do cliente, valor da cobrança, nome da empresa, prazo de pagamento, multa ou juros.

Como funciona o Pix Cobrança?

Utilizar o Pix Cobrança é simples e fácil:

  1. Cadastro em uma instituição ou plataforma financeira: o empreendedor precisa estar cadastrado em uma instituição financeira participante do Pix e ter uma chave Pix vinculada à sua conta, além de usar uma plataforma para emitir o Pix Cobrança.
  2. Emissão da cobrança: é preciso gerar a cobrança, inserindo informações como valor, descrição e chave Pix do recebedor.
  3. Geração do QR Code ou código de barras: é gerado um QR Code ou código de barras com base nas informações da cobrança.
  4. Envio ao cliente: o empreendedor disponibiliza o QR Code ou código de barras ao cliente, seja por e-mail, WhatsApp, presencialmente, etc.
  5. Pagamento pelo cliente: o cliente utiliza um aplicativo de banco ou carteira digital para escanear o QR Code ou digitar o código de barras e autoriza o pagamento.
  6. Transferência instantânea: os valores são transferidos instantaneamente da conta do cliente para a conta do empreendedor.
  7. Acompanhamento e conciliação: o empreendedor pode acompanhar os pagamentos recebidos em tempo real e fazer o processo de conciliação bancária.

Como utilizar o Pix Cobrança no ERP vhsys?

Usar o Pix Cobrança no ERP vhsys é ainda mais fácil!

  1. Conta Integrada: é preciso ter cadastro na Conta Integrada do vhsys que é 100% digital e gratuita para os clientes do ERP. O cadastro é muito simples de ser feito e o prazo para aprovação da conta é de até 48 horas.
  2. Cadastrar uma chave Pix: com acesso a Conta Integrada, basta configurar uma chave Pix dentro da conta, que pode ser um CPF/CNPJ, e-mail, telefone ou uma chave aleatória.
  3. Configurar parâmetros: o próximo passo é configurar os parâmetros de cobrança do Pix, em que é possível adicionar um padrão de cobrança como data limite para os pagamentos, multa, tipo e valores de juros. Porém, o empreendedor pode optar por deixar essa parte sem preencher para inserir essas informações em cada cobrança de forma isolada, caso as condições de pagamento sejam diferentes para cada pedido.
  4. Gerar a cobrança no pedido: depois de seguir as etapas anteriores, no módulo de contas receber do ERP vhsys é possível gerar o pedido e, nas opções de pagamento, o Pix Cobrança já estará disponível.
pix cobrança vhsys
Pix Cobrança do ERP vhsys

O Pix Cobrança tem taxa?

Sim, todos os bancos cobram uma taxa da Pessoa Jurídica que está emitindo o Pix Cobrança. Porém, o empreendedor pode avaliar qual banco tem a melhor condição.

Qual banco tem a menor taxa por Pix?

A Conta Integrada do ERP vhsys tem uma das menores e melhores taxas do mercado, sendo uma taxa fixa e sem cobrança adicional pelo valor da venda. 

Quais são os principais benefícios do Pix Cobrança do ERP vhsys?

O ERP vhsys é um sistema de gestão empresarial que oferece a função de Pix Cobrança, proporcionando diversos benefícios para os empreendedores, alguns deles são:

  1. Liquidação instantânea: assim que o cliente efetua o pagamento, o valor cai imediatamente na Conta Integrada! Dessa forma, você acelera o fluxo de caixa e proporciona mais eficiência financeira ao seu negócio. 
  2. Conciliação bancária automática: a liquidação ocorre de maneira automática e conectada ao controle financeiro do ERP com praticidade e segurança.
  3. Taxa fixa e SEM surpresinha: sem cobrança adicional pelo valor da venda, apenas uma taxa fixa que é uma das melhores do mercado!
  4. Permite configurar prazo de pagamento e taxa de juros: personalização da cobrança assim como no boleto bancário, mas com a vantagem da liquidação instantânea. 
  5. Só precisa de dois passos para começar a usar: basta configurar a chave Pix na Conta Integrada e os parâmetros de cobrança para utilizar o Pix no módulo de contas a receber. 

Não perca mais tempo e comece a testar gratuitamente o ERP vhsys hoje mesmo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de gestão online

Preencha os dados para iniciar
seu teste grátis de 7 dias no ERP vhsys.

Sistema de gestão online

Experimente grátis por 7 dias!