Conecte-se ao empreendedorismo

O que é o Pix? Conheça o meio de pagamento para PF e PJ

Tempo de Leitura: 7 minutos
Provavelmente você já ouviu falar sobre o que é Pix, certo? O sistema de pagamentos instantâneo que facilitou o envio de dinheiro entre pessoas e também entre consumidor e empresa.
o que é pix
ERP completo +  Conta PJ Integrada + Maquininha Stone com mensalidade zero

Supere seus concorrentes com a Gestão Integrada

Organize suas finanças e aumente suas vendas, tudo em um só lugar!

Graças a influência do mundo digital, a grande demanda dos negócios hoje em dia é rapidez, otimização e praticidade, tanto para os empreendedores quanto para os consumidores.

Nesse contexto, o Pix é mais uma das soluções financeiras e digitais que já faz parte do cotidiano dos brasileiros, pois é uma maneira ágil, segura e econômica de realizar pagamentos e transferências – tanto para pessoas físicas quanto para pessoas jurídicas.

Por isso, neste artigo, você, gestor, vai entender questões importantes sobre o que é Pix e como utilizar esse recurso para melhorar a sua gestão financeira e de vendas.

  • O que é Pix?
  • Por que o Pix foi criado?
  • Como o Pix funciona?
  • O que são as chaves do Pix?
  • Como fazer transações com o Pix?
  • Quais são as taxas cobradas pelo Pix?
  • 5 vantagens do Pix para as empresas
  • Pix conectado a um sistema ERP: é possível?

O que é Pix?

O Pix, anunciado em fevereiro de 2020 pelo Banco Central, é um sistema de pagamento instantâneo que permite transações em tempo real, diferente dos outros meios tradicionais, como TEDs, DOCs e boletos bancários.

O principal objetivo do BC com o Pix é facilitar e agilizar as transações financeiras, pois uma das principais características do sistema é não precisar de muitas informações para conseguir fazer uma transferência ou pagamento de forma segura: basta uma chave (como telefone, CPF/CNPJ ou e-mail) ou um QR Code.

Com o Pix, pagamentos e transferências podem ser feitas 24 horas por dia, 7 dias por semana, de forma imediata – ou seja, assim que seu cliente fizer o Pix, imediatamente o valor estará disponível na conta da sua empresa. 

Há limite de valores no Pix?

Quando há algum limite de valores na transferência por Pix, é uma medida de segurança de alguns bancos que bloqueiam transferências de valores elevados em horários alternativos (depois das 22 horas) para proteger pessoas físicas de golpes ou roubos, mas é uma restrição que pode ser ajustada por cada pessoa com seu banco.

Por que o Pix foi criado?

Uma das razões para a criação do Pix foi a necessidade de ter um meio de pagamento que fosse barato, rápido, transparente e seguro, trazendo benefícios tanto para os consumidores quanto para a economia como um todo, pois é uma maneira de oferecer mais opções e poder de escolha na hora de realizar transações financeiras.  

O Banco Central percebeu a importância de proporcionar uma alternativa mais eficiente e acessível do que as opções disponíveis até então. Dessa forma, o Pix surge como uma solução para suprir essa demanda.

Além disso, no evento de lançamento, em fevereiro de 2020, Roberto Campos, presidente do BC, também destacou que o desenvolvimento do Pix foi uma resposta direta para as tendências do Bitcoin e da economia digital.

Pix surgiu da necessidade de as pessoas terem um instrumento de pagamento que seja barato, rápido, transparente e seguro. Se pensarmos no que aconteceu em termos de criação de Bitcoins, criptomoedas e outros ativos criptografados, isso vem da necessidade ter um instrumento com tais características,” afirma Roberto.

Campos ainda acrescentou que o sistema será mais eficiente e “ajudará a tirar das pessoas a necessidade de ter dinheiro físico, pois isso gera um grande custo para a sociedade”. 

Como o Pix funciona?

O Pix funciona como um sistema de transferência de dinheiro entre contas bancárias que utilizam a infraestrutura tecnológica já existente do Banco Central. 

A principal diferença do Pix para meios de transferência como TED e DOC, é que no Pix é possível realizar transações financeiras de forma rápida e gratuita para pessoas físicas, 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Além do recebimento instantâneo dos valores, para transferir não é preciso uma série de informações (como agência, conta e CPF/CNPJ), basta uma única informação chamada de “chave Pix”.

O que são as chaves do Pix?

Diferente de opções como TED e DOC, o Pix não exige muitas informações para realizar uma transferência ou pagamento, como conta e agência. 

No Pix, basta uma única informação para fazer a transferência, que são as chamadas “chaves Pix”, que podem ser:

  1. CPF ou CNPJ;
  2. Número de celular;
  3. Endereço de e-mail;
  4. Chave aleatória (são geradas automaticamente pelas instituições financeiras e funcionam como um login. Assim, não é preciso informar dados pessoais).

Além das chaves, o usuário também poderá ter seu próprio QR Code e receber pagamentos apenas com a aproximação do smartphone ao código QR Code da conta de recebimento. Esse meio de transferência é o mais utilizado por empresas para facilitar o pagamento das vendas. Inclusive, existem até boletos bancários com QR Code para pagamento via Pix.

Dica para cadastrar suas chaves Pix

É importante saber que não é uma boa ideia cadastrar todas as chaves Pix disponíveis em um mesmo banco, ou pelo menos, não na mesma conta. Afinal, independente da chave Pix cadastrada, no mesmo banco, o efeito delas será o mesmo.

Então, o interessante é deixar chaves reservas para situações específicas que possam acontecer futuramente. Por exemplo, não é indicado utilizar seu CPF como a sua principal chave-pix, assim você não precisa disponibilizar um dado sensível como esse para qualquer pessoa.

Como fazer transações com o Pix?

Regulamentadas pelo Banco Central, existem três formas de realizar transações pelo Pix:

  1. Dados bancários do usuário que vai receber o pagamento: nome completo, CPF, número da instituição, agência e conta;
  2. Chave Pix: número de celular, e-mail, CPF ou CNPJ (informar somente um).
  3. QR Code: estático ou dinâmico.

Transações com Pix – QR Code

Para transações via QR Code, a pessoa ou o estabelecimento que receberá o valor, deve apresentar o código, que pode ser criado na sua conta bancária e poderá ser lido por qualquer smartphone. 

O Banco Central estabeleceu, para cada QR Code, um uso diferente:

  • QR Code estático: poderá ser usado em várias transações, permitindo que o valor, tanto do produto quanto um valor específico escolhido pelo pagador, sejam definidos anteriormente.
  • QR Code dinâmico: mais preferível para pagamento de compras, o pagamento com o QR Code dinâmico possibilita a visualização de diferentes informações a cada transação, permitindo a inclusão de informações adicionais sobre o procedimento.

Passo a passo para fazer transações com o Pix como PJ

Se a sua maquininha de cartão tem a funcionalidade Pix ou se seu PDV ou uma conta integrada ao ERP que gera um QR Code ou chave para pagamento Pix, você não precisa se preocupar com nada

É simples utilizar o Pix como meio de cobrança na sua empresa com o Pix Cobrança do ERP vhsys.

  1. Conta Integrada: é preciso ter cadastro na Conta Integrada do vhsys que é 100% digital e gratuita para os clientes do ERP. O cadastro é muito simples de ser feito e o prazo para aprovação da conta é de até 48 horas.
  2. Cadastrar uma chave Pix: com acesso a Conta Integrada, basta configurar uma chave Pix dentro da conta, que pode ser um CPF/CNPJ, e-mail, telefone ou uma chave aleatória. Ao cadastrar uma nova chave, será enviado um código de segurança para o e-mail ou telefone cadastrado no ERP para confirmação.
  3. Configurar parâmetros: o próximo passo é configurar os parâmetros de cobrança do Pix, em que é possível adicionar um padrão de cobrança como data limite para os pagamentos, multa, tipo e valores de juros. Porém, o empreendedor pode optar por deixar essa parte sem preencher para inserir essas informações em cada cobrança de forma isolada, caso as condições de pagamento sejam diferentes para cada pedido.
  4. Gerar a cobrança no pedido: depois de seguir as etapas anteriores, no módulo de contas receber do ERP vhsys é possível gerar o pedido e, nas opções de pagamento, o Pix Cobrança já estará disponível.

Quais são as taxas cobradas pelo Pix?

Para pessoas físicas, o Pix é totalmente gratuito – o que o torna uma ótima opção de pagamento para os consumidores.

Para as pessoas jurídicas, ou seja, para as contas empresariais, as taxas podem variar de acordo com cada banco ou plataforma de pagamento. Por isso, consulte as opções disponíveis no mercado e no banco que você utiliza para checar o que é melhor para o seu negócio!

5 vantagens do Pix para as empresas

O Pix é uma solução de pagamento eletrônico que trouxe uma série de vantagens para os consumidores, principalmente por ser gratuito para PF, mas para as empresas também há uma série de benefícios, principalmente pelo dinheiro cair imediatamente na conta e não dar muito tempo para o cliente pensar na compra – como um boleto que pode ser pago em até 48 horas. 

1. Agilidade

Como citamos anteriormente, não tem como negar que uma das principais vantagens do Pix para as empresas é a agilidade nas transações, não é mesmo?!

Com o Pix, é possível realizar pagamentos instantâneos, o que significa que você não precisa esperar pelo tempo de compensação de boletos ou pelas transferências bancárias tradicionais como TED. Então, o dinheiro é transferido na hora, tornando as suas as transações comerciais mais rápidas e facilitando o fluxo de caixa da sua empresa.

2. Praticidade

Ao descobrir o que é Pix e como ele funciona, logo é possível perceber que praticidade é uma das suas principais características, tanto para PJ como PF.

Afinal, ao invés de informar todos os dados bancários, aguardar transferências TED ou esperar pelo pagamento de 48h dos boletos, basta fornecer a chave Pix ao cliente ou parceiro de negócios para receber o valor imediatamente. 

Além de tudo isso, a possibilidade de utilizar o QR Code para facilitar as transações agrega ainda mais praticidade ao processo, tornando-o rápido e intuitivo.

3. Crescimento do negócio digital

Com o crescimento das vendas online, é essencial ter uma forma de pagamento ágil e confiável. E o Pix se encaixa perfeitamente nesse cenário, permitindo que as empresas ofereçam uma opção de pagamento segura e rápida, alinhada com as expectativas dos clientes e facilitando as vendas.

4. Eficiência e economia

Por ser gratuito para PF, isso facilita com que os consumidores façam os pagamentos de suas compras sem pensar muito antes! Além disso, para as empresas, as transferências instantâneas reduzem custos com emissão de boletos e outras formas de pagamentos de bancos tradicionais.

5. Rapidez

Por fim, a rapidez é uma vantagem inegável do Pix. Transações que antes poderiam levar horas ou até mesmo dias para serem concluídas, agora são realizadas em segundos. Toda essa rapidez proporciona uma experiência positiva para os clientes, além de garantir um fluxo de caixa mais positivo para as empresas.

Pix conectado a um sistema ERP: é possível?

Com o ERP vhsys é possível gerenciar pedidos, fazer cobranças via Pix e conciliação bancária automática em um só lugar.

A funcionalidade do Pix Cobrança do ERP vhsys oferece aos empreendedores uma maneira segura, profissional e rápida de realizar cobranças em seus recebimentos.

Com o Pix Cobrança, os empreendedores podem gerar pedidos e realizar cobranças via Pix, obtendo liquidação instantânea, conciliação bancária automática assim que o valor for creditado na Conta Integrada e um maior controle sobre sua gestão financeira.

Além disso, é possível adicionar prazos de pagamento e taxas de juros ao Pix Cobrança, assim como é feito com boletos bancários. A principal diferença é que o valor é recebido assim que o cliente efetua o pagamento.

O Pix Cobrança é uma forma de manter sua empresa atualizada com os meios de pagamento mais solicitados pelos clientes, com segurança e todos os benefícios necessários para o seu negócio!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de gestão online

Preencha os dados para iniciar
seu teste grátis de 7 dias no ERP vhsys.

Sistema de gestão online

Experimente grátis por 7 dias!