Conecte-se ao empreendedorismo

7 motivos para fazer a conciliação bancária automática

Tempo de Leitura: 4 minutos
conciliação bancária automática
ERP completo +  Conta PJ Integrada + Maquininha Stone com mensalidade zero

Supere seus concorrentes com a Gestão Integrada

Organize suas finanças e aumente suas vendas, tudo em um só lugar!

Problemas com conciliação bancária? 

Nós sabemos que esse processo não é simples e demanda muito tempo e atenção dos empreendedores.

Por esse motivo, elencamos vários conhecimentos interessantes sobre a conciliação bancária automática, uma prática que ganhou o coração dos donos de negócios e vem trazendo mais eficiência na gestão financeira.

Quer saber mais sobre como automatizar esse processo? Leia o artigo completo!

O que é uma conciliação bancária?

A conciliação bancária consiste na comparação e ajuste das transações financeiras registradas nos livros contábeis da empresa com os registros bancários correspondentes, para garantir a exatidão e a integridade das informações financeiras.

O objetivo principal é identificar e resolver divergências entre os registros contábeis e os registros bancários. Neste caso, existem várias razões para erros, como as taxas, erros de lançamento, cheques não depositados, transações não autorizadas e fraudes.

Para ficar ainda mais claro, separamos todo o processo em 4 etapas, que são:

  • Coleta de informações: momento de reunir extratos bancários, registros de depósitos, cheques, recibos, comprovantes de pagamento e outros documentos financeiros.
  • Comparação: é hora de comparar os registros bancários com os que são feitos pela empresa, transação por transação, para garantir que tudo esteja alinhado. 
  • Identificação de divergências: caso existam divergências entre os registros comparados, é necessário ir atrás da origem deste problema, sendo assim, pode ser necessário o rastreamento das transações, verificação de cheques, pesquisa de taxas bancárias e investigar possíveis fraudes.
  • Resolução de problemas: além de identificar, é preciso tomar medidas corretivas para resolver as divergências. Neste caso, pode ser que a empresa precise entrar em contato com o banco ou tenha que tomar medidas de segurança para futuras transações.

Qual a diferença entre conciliação bancária e fluxo de caixa?

Embora estejam relacionados à gestão das finanças de uma empresa, o fluxo de caixa e conciliação bancária não são a mesma coisa.

A conciliação bancária, como mencionado anteriormente, refere-se à comparação e ao ajuste dos registros financeiros da empresa com os registros bancários correspondentes. 

O objetivo é muito claro: garantir a exatidão das informações financeiras e resolver problemas.  Por esse motivo, a conciliação bancária envolve a verificação de cada transação individualmente, para garantir que todas as transações sejam devidamente registradas e contabilizadas.

Já o fluxo de caixa, é usado para monitorar e registrar as entradas e saídas de dinheiro de uma empresa. 

Diferentemente da conciliação, o fluxo de caixa fornece uma visão geral das movimentações financeiras da empresa, permitindo uma análise do dinheiro que entra e sai do negócio. 

O objetivo é muito claro também: o fluxo de caixa faz gerenciamento do dinheiro disponível, fornecendo informações sobre a liquidez e a capacidade financeira da empresa.

Sendo assim, concluímos que, enquanto a conciliação bancária se concentra na reconciliação das transações financeiras da empresa com os registros do banco, o fluxo de caixa se concentra na análise do fluxo de dinheiro da empresa toda.

7 motivos para fazer a conciliação bancária automática

Como você pôde notar, o processo de conciliação bancária é bastante complexo e, certamente, demanda muita atenção, pois não permite erros.

Neste sentido, existem oportunidades para fazer esse processo de maneira automática e aproveitar dos benefícios para a gestão financeira da sua empresa.

Para te ajudar a entender quais as vantagens dessa prática, separamos os 7 motivos para investir na automatização da conciliação bancária.

1. Economia de tempo

A economia de tempo é uma das maiores vantagens da conciliação bancária automática, afinal, ela permite que as transações financeiras sejam importadas diretamente dos extratos bancários para o sistema de gestão financeira da empresa. 

Neste caso, elimina-se a necessidade de revisar cada transação manualmente, economizando tempo valioso para os funcionários responsáveis pela conciliação.

2. Diminuição de erros

Com a economia de tempo, também é possível diminuir erros humanos através da conciliação bancária automática.

Afinal, como as transações são comparadas automaticamente, minimiza-se a chance de omissão ou erros de digitação.

3. Sem necessidade de arquivo OFX

A utilização de um software de conciliação bancária automática evita a necessidade de lidar com arquivos OFX (Open Financial Exchange). 

Neste sentido, um software pode se conectar diretamente aos sistemas bancários, importando os dados de forma segura e eficiente.

4. Aumento de produtividade

Ao automatizar algumas tarefas, é possível direcionar esforços para outras atividades mais estratégicas e de maior valor para a operação. Neste caso, a conciliação bancária automática é capaz de aumentar a produtividade das equipes, permitindo que elas se concentrem em outras atividades ligadas ao crescimento do negócio.

5. Segurança de dados

Outro ponto essencial quando contamos com um sistema que automatiza a conciliação bancária, é que, normalmente, essas ferramentas possuem medidas de segurança para proteger os dados financeiros da empresa.

Neste caso, com um sistema você pode contar com criptografia de dados, backups regulares e até autenticação de usuários.

6. Controle financeiro integrado

A visão sistêmica é essencial para guiar os empreendedores, afinal, quando você tem o controle de toda a empresa na palma da mão, é mais fácil tomar decisões avaliando todas as áreas. 

Neste caso, os sistemas de gestão permitem um fluxo de informações constantes e sistematizadas, facilitando o controle financeiro e evitando duplos esforços.

7. Tomada de decisão mais assertiva e rápida

Com tantos dados disponíveis tão facilmente, os gestores têm acesso total às informações da saúde financeira da empresa, sendo assim, é possível que a tomada de decisão seja feita baseada em dados confiáveis, impulsionando medidas assertivas e eficientes.

Como funciona a conciliação bancária automática da Conta Integrada?

Com a Conta Integrada vhsys, é possível cruzar as informações da conciliação bancária automaticamente dentro do nosso ERP. Com essa funcionalidade, sua empresa concentra informações bancárias e o local de gestão em um só lugar.

Dessa forma, é possível reduzir erros, aumentar a produtividade e eficiência, além de permitir uma visão sistêmica para os empreendedores.

Quer saber mais sobre essa funcionalidade do vhsys? Conheça a Conta Integrada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de gestão online

Preencha os dados para iniciar
seu teste grátis de 7 dias no ERP vhsys.

Sistema de gestão online

Experimente grátis por 7 dias!