Gestão financeira: como fazer o controle financeiro do seu negócio

29.10.2019
Gestão_financeiro_VHSYS

Fazer a gestão financeira do seu negócio não é uma tarefa simples, não é mesmo?

Nós sabemos que no dia a dia as coisas se complicam, e a correria muitas vezes acaba te impedindo de manter um controle das finanças de maneira sistêmica e organizada.

Pensando nesta dificuldade, elaboramos este post para te dar algumas dicas de como manter uma rotina organizada e controlar as finanças. Além disso, listamos também alguns erros comuns que você deve evitar na gestão financeira do seu negócio. 

6 dicas para fazer um controle financeiro mais eficiente

Confira as 6 dicas valiosas que separamos para você organizar a rotina financeira da sua empresa, confira:

1 – Controle de fluxo de caixa

O fluxo de caixa é a parte essencial da sua rotina financeira, e pode ser bem simples. Basta um pouco de organização para você anotar todas as entradas e retiradas do caixa da empresa. 

A primeira coisa a fazer é anotar todas as saídas como, por exemplo, fornecedores, despesas com aluguel, conta de luz, internet entre outras. Nas entradas, você deve registrar todas as suas vendas ou prestações de serviços, sendo o ideal fazer esse procedimento todos os dias.

2 – Gestão de contas a pagar e receber

Gerencie tudo o que deve ser pago, faça o registro das contas com antecedência para não acabar esquecendo de efetuar algum pagamento na data limite, evitando multas e juros.

Além da importância das contas a pagar, você deve ficar atento também com os recebimentos. O controle de quanto a empresa tem para receber dos clientes, pode ajudar nos casos de inadimplência.

3 – Conferência bancária

O controle bancário tem dois objetivos importantes, o primeiro é confrontar os registro da empresa com os lançamentos computados pelo banco e o segundo é gerar relatórios diários sobre o saldo. Isso é fundamental para administração das contas à pagar.

4 – Controle de faturamento

Faturamento é o valor total de vendas ou serviços prestados, somados em um determinado período, ou seja, é todo o dinheiro que entra na empresa. Para fazer esse controle você deve pegar todas os registros das entradas e somá-los para ter o controle diário, mensal ou anual. Aqui, você pode ver a importância de um registro organizado do fluxo de caixa.

5 – Auditoria e fechamento mensal

A garantia da saúde financeira do seu negócio vem por um trabalho contábil bem organizado. A auditoria revisa e avalia as finanças com o objetivo de assegurar a fidelidade dos registros, proporcionando credibilidade aos relatórios financeiros.

É preciso realizar mensalmente um fechamento detalhado envolvendo fluxo de caixa, estoque, faturamento e contas a pagar e a receber. Além disso, é importante trabalhar o fechamento junto com a sua contabilidade e incluir no relatórios todos os encargos como impostos e tributos pagos. Assim, é possível gerar relatórios e balancetes para análise mais aprofundada sobre seu negócio.

6 – Sistema de gestão online 

Utilizar um sistema de gestão online traz agilidade para seu dia a dia. Fazer os registros de vendas, movimentação de estoque, emissão de notas fiscais, contas a pagar, de forma automatizada e integrada vai poupar seu tempo e, além disso, minimiza os possíveis erros que podem ocorrer em fazer tudo isso de maneira manual. 

Planejamento financeiro

O planejamento financeiro é uma projeção de receitas e despesas baseada no histórico econômico do negócio e, normalmente, é feito ao final de cada ano com o objetivo de indicar a situação financeira da empresa para o próximo ano.

Faça o balanço anual para poder programar as finanças do negócio para o próximo ano, assim você já fica preparado para possíveis problemas e situações diversas que podem atrapalhar seu negócio.

É indicado pedir ajuda ao seu contador para elaborar o planejamento, pois ele poderá te auxiliar na análise da situação financeira como um todo e de maneira mais aprofundada.

Como fazer o planejamento financeiro?

Seguir um planejamento financeiro ajuda o empreendedor a se programar e auxilia nas projeções de despesas e receitas.

Juntamos algumas dicas importantes para te ajudar nesta tarefa, confira:

Dicas_planejamento_financeiro_VHSYS

Bônus

Os cinco erros que afetam seu negócio

1. Não fazer o registro adequado das informações financeiras de seu negócio. Sendo alguns deles,  não possuir a informação exata sobre o saldo em caixa,o valor do estoque, contas a pagar e receber e quais são as despesas fixas, além dos valores a serem pagos a curto prazo.

2. Não saber se a empresa está ou não tendo lucro em suas atividades operacionais, em razão da não elaboração de demonstrativo de resultados. Nesse caso, você não sabe se o seu preço está alinhado com o mercado, se está muito acima ou abaixo do preço de seus concorrentes.

3. Não calcular corretamente o preço de venda dos produtos, pelo desconhecimento dos custos e das despesas.

4. Não separar a gestão financeira pessoal dos sócios dos valores movimentados para manutenção da empresa. Este é um erro comum e que leva muitos negócios a fecharem as portas.

5. Não administrar corretamente o negócio, deixando de fazer a gestão acompanhada de todas as etapas, desde a compra e formação de estoques até a venda dos produtos.

————————————————————————————————————

Espero que este post ajude você a fazer um planejamento financeiro eficiente, assim poderá obter todos os benefícios que o controle das finanças pode trazer para a saúde da sua empresa.

Além de seguir nossas dicas, você também pode optar por um sistema de gestão como o VHSYS, essa ferramenta online te ajuda a economizar tempo e fazer o controle do seu caixa, estoque, financeiro, além de emitir vários tipos de notas fiscais, tudo isso de forma prática e integrada. Uma das comodidades de utilizar o sistema, é poder acessá-lo via computador ou até mesmo por um aplicativo de celular.

Experimente grátis o sistema VHSYS e descubra todas as funcionalidades.😉

Adicione um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conheça o VHSYS

Sistema de

Gestão Completa VHSYS

Emita Notas Fiscais

Gerencie as Vendas

Controle o Estoque

Organize seu Financeiro

Saiba mais
Desbloquear conteúdos

Torne-se um empreendedor de sucesso. Tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos gratuitamente.