Em função do aumento no número de casos da doença no início de 2022, muitas cidades já decretaram oficialmente o adiamento ou cancelamento das comemorações. No Rio de Janeiro e São Paulo, por exemplo, os tradicionais desfiles das escolas de samba foram adiados para o feriado de Tiradentes, em 21 de abril.
O que você vai encontrar?
ToggleNeste ano, a terça-feira de Carnaval será no dia 1º de março. Mas mesmo que não aconteça a folia tradicional, que promove grandes aglomerações, os empreendedores ainda devem ficar de olho no Carnaval.
Apesar do cenário atípico, muitos brasileiros vão aproveitar o feriado em festas particulares. Por isso, ainda é possível aproveitar uma das datas mais famosas do ano dentro do seu negócio, alavancando as vendas focando em oferecer boas experiências em produtos ou serviços.
Quer algumas dicas de como fazer isso? Acompanhe o post!
4 ações para preparar sua empresa para o Carnaval 2022
Se você quer aproveitar o período para vender mais, é muito importante que todas as áreas do seu negócio estejam preparadas para a demanda.
É preciso pensar em sua estratégia macro, com um planejamento que abrange a empresa de forma geral. Além disso, lembre-se de pensar nos detalhes, como a divulgação e o pós-venda.
Confira abaixo como você pode preparar sua empresa para ter os melhores resultados:
1 – Tenha equipe suficiente para atender as demandas
Em datas comemorativas que movimentam o comércio, é natural que a demanda seja maior, podendo aumentar a carga de trabalho – independente se você trabalha sozinho(a) ou se conta com uma equipe de funcionários.
Para que você e sua equipe possam dar conta de todas as partes da operação, sem prejudicar as vendas ou sobrecarregar as pessoas, é importante que você planeje suas ações e busque prever a rotina da equipe com base nas suas estimativas de demanda.
Uma boa estratégia para datas especiais é a contratação de funcionários temporários. Essa é uma prática muito adotada nas festas de fim de ano, mas caso você entenda que isso poderá ser importante para seu negócio no Carnaval, aposte nela!
2 – Faça as compras de estoque com antecedência
Ter um controle de compras eficaz é essencial para o sucesso do seu negócio! Afinal, perder vendas por falta de produtos em estoque ou ter prejuízos com mercadorias paradas são coisas que prejudicam suas finanças, mas podem ser evitadas.
Para datas comemorativas, é preciso ter um processo de compras ainda mais estruturado. A partir do seu planejamento, compre as mercadorias com antecedência! Faça isso com fornecedores de confiança que te darão mais segurança em relação à qualidade e, principalmente, prazos de entrega.
Essa é uma ótima oportunidade para dar vazão ao estoque parado, incentivando o giro de estoque. Faça uma avaliação dos produtos que estão parados e de todo o contexto, levantando possibilidades que expliquem o porquê de estarem lá.
3 – Acompanhe e pesquise as principais tendências do mercado
Estar atento às tendências e assuntos do momento é importante para qualquer nicho, a qualquer momento do ano. Isso ajuda você a se comunicar melhor com seu público e trazer produtos ou serviços que estejam alinhados com a realidade do seu cliente.
No Carnaval isso é ainda mais essencial, afinal, estamos falando de uma data onde tudo segue o que está na moda: músicas, roupas, maquiagem, acessórios etc.
Para isso, fique sempre ligado nos veículos de notícias e redes sociais – não só aqueles que você gosta, mas principalmente os que seu consumidor acompanha! Mídias como Instagram, Twitter, Facebook e Pinterest serão boas aliadas.
4 – Organize o feriado: trabalhar x folgar
Além de organizar a compra do seu estoque antes do Carnaval, é muito importante que você se planeje para os dias DURANTE o Carnaval. Ele é um feriado facultativo, mas muitas empresas param durante os dias de folia.
Por isso, dentro do seu planejamento é essencial que você defina se vai dar folga aos seus funcionários (ou a você mesmo), ou se vai continuar trabalhando normalmente. Faça isso considerando a previsão de demanda e o histórico de anos anteriores.
Caso seja comum que seu nicho de mercado esteja bombando durante o Carnaval, organize uma escala de trabalho com seus colaboradores. Mas se sua maior demanda acontecer nas semanas que antecedem a data, avise a equipe e os clientes com antecedência sobre folga e horários.
6 dicas para aumentar as vendas no Carnaval 2022
Com a logística da sua empresa preparada, chegou a hora de colocar a mão na massa e vender! Por se tratar de uma data onde vários segmentos estão em alta, é necessário levar sua marca cada vez mais longe e se destacar.
Para chamar a atenção, é preciso criar uma boa comunicação focada na data específica e pensar: “o que posso oferecer de bom para meu público este ano, onde precisamos evitar aglomerações?”. Confira algumas dicas:
#1 – Divulgue nas redes sociais
Hoje as redes sociais são responsáveis por aumentar a visibilidade e as vendas de empresas dos mais diversos segmentos, tem espaço para todo mundo!
Se você ainda não usa as mídias para divulgar seu negócio, o Carnaval é o momento que você estava esperando. Invista nesse período, ainda mais, na presença digital do seu negócio.
Um bom lugar para começar é o Instagram, uma das redes com maior audiência – são quase 64 milhões de pessoas presentes por lá só no Brasil. Você pode usar o Instagram tanto para divulgar quanto para vender produtos direto pela plataforma.
Outra rede que pode ser muito útil nesse momento é o WhatsApp. Ele pode ser muito mais do que uma ferramenta de conversa, tornando-se um canal de vendas. O próprio WhatsApp sabe desse potencial, por isso criou o WhatsApp Business, facilitando o uso entre as empresas.
Confira outras dicas para usar nas redes:
- Mudar a foto de perfil da sua empresa para uma com elementos de Carnaval, assim como a foto de capa;
- Incentivar seus seguidores a engajarem com sua marca através de enquetes, perguntas etc;
- Oferecer cupons exclusivos para quem viu uma determinada publicação.
#2 – Crie promoções e cupons de desconto
As promoções sempre estão presentes em datas comemorativas, e são uma ótima estratégia para alcançar mais pessoas e incentivar seu cliente a comprar.
Você pode criar condições exclusivas pelas redes sociais, e-mail ou promoções relâmpago em sua loja física, por exemplo.
Tem uma loja virtual? Ofereça cupons de desconto em uma categoria de produtos que tenha a ver com o Carnaval! Criar um cupom personalizado e divertido é uma boa pedida.
Mas tome cuidado para não oferecer muitos descontos e sair no prejuízo. É importante fazer as contas com calma e definir o valor dos descontos de acordo com sua realidade financeira.
#3 – Use SMS e E-mail marketing
O e-mail marketing pode ser uma boa opção para divulgar seu negócio nesse momento. Diferente das redes sociais, o e-mail continuará na caixa de entrada do cliente e em algum momento ele poderá abri-lo.
Caso se interesse pelo conteúdo, ele irá ver o que a sua empresa tem a oferecer. Por isso, lembre-se de tornar o seu e-mail eficiente.
Outra opção que segue a mesma lógica é o SMS. Apesar do WhatsApp ser muito utilizado para comunicação com clientes, o SMS consegue chegar até ele sem necessitar da internet. Existem soluções para fazer o envio automático de mensagens, o que facilita muito sua rotina.
#4 – Crie um cartão fidelidade
O cartão fidelidade traz vantagens tanto para você quanto para seus clientes. Então, se você ainda não utiliza essa estratégia no seu negócio, o Carnaval pode ser um ótimo momento para começar!
O cartão é uma forma de convidar o cliente para comprar com você mais vezes, oferecendo um benefício para isso (pode ser um desconto ou brinde, por exemplo).
Isso ajuda a criar um vínculo entre o cliente e sua empresa, e pode se tornar um fator de decisão para ele na hora de voltar a comprar com você ou optar pela concorrência.
Mas lembre-se de planejar bem na hora de decidir qual benefício será dado, quantas compras o cliente precisa fazer para completar o cartão etc. Suas contas precisam fechar para evitar prejuízos!
#5 – Loja online: venda pela internet
Você sabia que, segundo o Google, o número de compras online aumentou 112% do 2º trimestre de 2019 para o mesmo período de 2020? O aumento no faturamento das lojas online dentro desse período foi de 104%!
Isso mostra o quanto pode ser importante a criação de um e-commerce para sua loja, dependendo do segmento. Que tal aproveitar esse período para começar sua loja online? A boa notícia é que você pode fazer isso de forma integrada ao vhsys.
Mas se sua loja não vende produtos relacionados ao Carnaval, não deixe seu site de lado: aposte em uma comunicação temática dentro do e-commerce!
#6 – Use o pós-venda para fidelizar os novos clientes
Muitos novos clientes poderão aparecer em sua loja, seja ela online ou física. Não deixe que essa visita aconteça apenas no Carnaval!
Aproveite todas as dicas acima para fidelizar clientes, salvando os contatos para enviar comunicações depois, convidando para seguir suas redes sociais etc.
O segredo é não ser exagerado na comunicação: envie divulgações que combinem com a primeira compra do cliente, ofereça condições diferenciadas e se destaque. Ele já te escolheu uma vez, agora é só conquistá-lo para que volte a comprar com você!
Viu só? Existem várias maneiras para vender mais no Carnaval, mas o importante é se planejar e apostar na criatividade para divulgar seu negócio de um jeito que seja a cara dessa data!
E aí, o que achou do post? Você costuma fazer comunicações específicas para o Carnaval? Conte para nós nos comentários!