Dicas para um e-mail marketing eficiente

Fernando

Dicas para um e-mail marketing eficiente

Já falamos anteriormente de como as pessoas enganam-se ao negligenciar o uso dos e-mails. Ao contrário do que muitos pensam, o e-mail ainda é um importante meio de comunicação e peça fundamental para as estratégias de marketing (também conhecido como “e-mail marketing”).

Portanto, preparamos um pequeno guia com o que você precisa para montar um e-mail marketing eficiente e atingir seus objetivos de vendas. Vamos lá?

Primeiros passos

A primeira parte para a criação de um e-mail marketing eficiente é a “etiqueta online”. Mas o que seria isso? Simples: a definição da lista de e-mail. Começando pelo fato de que “comprar” uma lista de e-mail é bem deselegante (sim, as pessoas ainda fazem isso).

Além de ser uma prática e um gasto totalmente desnecessária, ela pode manchar o nome da sua empresa, já que o envio de e-mails para usuários que não tem nada a ver com sua empresa (não são clientes, por exemplo), pode ser considerado como spam e isso irá te fazer perder destaque na internet.

Dicas para um e-mail marketing eficienteSegmentação do disparo

O e-mail marketing tem vários objetivos (vendas, divulgação, personas, etc) e, para atingir cada um deles, é necessário segmentar os seus disparos.

Separe os seus e-mails por categorias, como I-divulgação de produtos, II- novidades da empresa, III– divulgação de conteúdo e outras categorias de acordo com a sua empresa. Esse método foca no comportamento do usuário e, além de ser uma informação a seu favor, desperta a atenção do usuário para tudo o que sua empresa tem a oferecer.

Cuidado com a “cara” do e-mail

Como tudo na vida, o e-mail também mudou sua estrutura e hoje permite o uso de mais recursos em seu corpo de texto. Isso significa que seu e-mail marketing não precisa ser aquela coisa quadrada e sem graça.

Invista em outros recursos como o uso de imagens, gifs, hiperlinks e etc. Claro, certifique-se que seu e-mail não vire um grande Carnaval.

Estabeleça um período de disparo

Importante: não sature o seu público com uma quantidade exacerbada de e-mails. Mais importante ainda: ofereça a opção de descadastramento da sua lista de e-mails, afinal, você não quer ser considerado importuno ou spammer.

Ferramentas

Os servidores de e-mail possuem diversos recursos para a criação e disparo de e-mail marketing. Mas, para bases maiores de e-mail, o uso de ferramentas específicas é indispensável.

O sistema online de gestão empresarial VHSYS oferece em sua loja de aplicativos o E-mail Marketing, uma ferramenta de baixo custo que traz um grande retorno para a sua empresa. Com o aplicativo você acompanha estatísticas de recebimento, abertura de e-mail marketing enviado e analisa a efetividade da sua campanha com agilidade e eficiência.

Clique aqui e experimente grátis!

Receba conteúdos exclusivos em seu email e fique por dentro das últimas novidades no ambiente empresarial!

Fernando
Sobre o autor
Fernando
Formado em Marketing e Coordenador de Marketing de Conteúdo na VHSYS.

deixe seu comentário

adicionar comentário
Cancelar

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário neste post. Seja o primeiro!

Visualizar mais
Rated 4.9/5 based on 11 avaliações