Como lidar com as mercadorias paradas?

20.08.2019

O gerenciamento do estoque é uma das tarefas importantes para o sucesso de uma empresa, independentemente do seu setor de atuação. Manter os seus produtos bem organizados e fazer um registro fiel das entradas e saídas do depósito, permite saber quais são as mercadorias mais vendidas e também as que possuem menor demanda. 

Essa informação é essencial para o planejamento do negócio, impactando diretamente as vendas (e consequentemente o lucro) de um empreendimento.

Um estoque com mercadorias paradas representa dinheiro fora de circulação, que gera prejuízo em dobro: tanto para o empreendedor quanto para seus fornecedores.

Por isso, sua empresa corre sérios riscos se não houver um planejamento para controlar o estoque. 

Pensando em te ajudar nessa tarefa, preparamos esse artigo com algumas dicas para aumentar o seu giro de estoque e evitar que suas mercadorias fiquem encalhadas no depósito. 

Boa leitura. 🙂

Giro de estoque

Antes de mais nada, é preciso fazer um levantamento de todas as mercadorias paradas e as que possuem grande rotatividade. Faça os cálculos do giro de estoque da sua empresa, descobrindo esses dados e quantas vendas foram realizadas, tanto em relação ao número de unidades quanto ao seu valor monetário.

Essa análise é importante para definir as ações estratégicas para vender os produtos que estão parados há mais tempo e que representam maior prejuízo para a empresa.

Esse levantamento também permite que você avalie quais mercadorias têm chances de vender mais rápido.

Este controle de produtos deve ser realizado toda vez que ocorrer novas compras. Assim, você consegue acompanhar o giro do estoque em tempo real, facilitando ainda mais a gestão dessa área.

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Bônus

Além do giro de estoque, confira mais 4 dicas importantes.

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Custos de estoque

Considerando que mercadoria parada no estoque representa um custo para a empresa, você sabe dizer o quanto você tem de gasto?

Faça o levantamento desse número e inclua nos cálculos os custos de armazenamento e a mão de obra que cuida do setor.

Isso te ajudará a ter uma visão melhor sobre a situação do seu negócio, sabendo se as vendas estão cobrindo essas despesas.

Faça todas as análises necessárias para que você possa pensar em promoções, caso o custo da armazenagem seja maior do que de venda. 

No entanto, faça precisamente o cálculo do valor dessas condições especiais, para que não ocorram mais prejuízos.

Aposte nas promoções

É preciso tomar muito cuidado ao realizar a venda das mercadorias paradas, pensando no valor ofertado. Imagine a seguinte situação:

Certo dia, o cliente vai até a sua loja e compra um conjunto de panelas por R$150,00. No dia seguinte, ele descobre que o mesmo produto está pela metade do preço. Já pensou na reação do seu consumidor e como isso pode denegrir a sua imagem, afetando a sua credibilidade?

Quando você faz o levantamento das mercadorias, fica mais fácil analisar quais produtos podem ser incluídos em promoções.

Além dos aspectos financeiros citados no tópico acima, é preciso considerar qual será o impacto dessas liquidações para a sua empresa.

Se você coloca todos os produtos pela metade do preço, por exemplo, fica parecendo que está desesperado para se livrar dessas mercadorias, o que pode impactar negativamente a imagem do seu negócio.

Considere todas essas questões antes de realizar uma promoção, e é claro, cumprindo às exigências legais a respeito das informações ao consumidor.

Automatização do gerenciamento de estoque

Utilize as ferramentas disponibilizadas pela tecnologia para controlar o seu estoque. Hoje em dia, existem sistemas de gestão com recursos específicos para o controle de estoque, mesmo no caso das micro e pequenas empresas. 

O VHSYS, por exemplo, facilita muito essa operação, pois o software possibilita conferir informações de vendas, giro de estoque, relatório de entrada de mercadoria e muito mais – tudo isso no mesmo software e com apenas alguns cliques.

Conclusão

As mercadorias paradas no estoque podem representar um grande prejuízo para a empresa. A falta de controle no estoque, assim como promoções mal executadas e outras questões, afetam as vendas e, assim, o lucro do negócio.

Por isso, procure estar alinhado e com um planejamento administrativo organizado, pois isso é necessário para a sua sobrevivência no mercado.

Considere o uso de ferramentas de gestão para economizar tempo e dinheiro na hora de controlar os setores da sua empresa.  

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