Como lidar com as mercadorias paradas?

Fernando

Como lidar com as mercadorias paradas?

O gerenciamento do estoque é uma das tarefas importantes para o sucesso de uma empresa, independentemente do seu setor de atuação. Ter seus produtos bem organizados e um registro fiel das entradas e saídas do depósito permite saber quais são as mercadorias mais vendidas e as com menor demanda. Essa informação é essencial para o planejamento do negócio, impactando diretamente as vendas (e consequentemente o lucro) de um empreendimento.

Um estoque bem abastecido, mas com mercadorias paradas representa dinheiro fora de circulação, além de ser um prejuízo em dobro: tanto para o empreendedor, quanto para seus fornecedores.

Portanto, sua empresa corre sérios riscos se não houver um planejamento de controle de estoque. Para te ajudar nesta tarefa, preparamos esse artigo com algumas dicas para aumentar o seu giro de estoque e evitar que suas mercadorias fiquem encalhadas no depósito. Vamos lá!

Giro de estoque

Antes de mais nada é preciso fazer um levantamento de todas as mercadorias paradas e as que possuem grande rotatividade. Faça os cálculos do giro de estoque da sua empresa, descobrindo esses dados e quantas vendas foram realizadas, tanto em relação ao número de unidades quanto ao seu valor monetário.

Essa análise é importante para definir as ações estratégicas para vender os produtos que estão parados há mais tempo e que representam maior prejuízo para a empresa. Esse levantamento também permite que você avalie quais mercadorias têm mais chances de vender mais rápido.

Aumente a produtividade da sua empresa com o sistema de gestão do VHSYS

Custos do estoque

Você sabe dizer quanto gasta com o estoque da sua empresa? Levante esse número e inclua nos cálculos os custos de armazenamento, mão de obra que cuida do setor e o valor das mercadorias disponíveis. Isso te ajudará a ter uma visão melhor sobre a situação do seu negócio, sabendo se as vendas estão cobrindo essas despesas.

Faça todas as análises necessárias para que você possa pensar em promoções, caso o custo da armazenagem seja maior do que de venda. No entanto, tenha o cuidado de calcular precisamente o valor dessas condições especiais, para que não ocorram mais prejuízos.

Aposte nas promoções

Agora que você fez o levantamento das mercadorias, fica mais fácil analisar quais produtos podem ser incluídos em promoções. No entanto, é preciso ter cautela com o tipo de liquidação que você planeja fazer, não somente por conta do aspecto financeiro como vimos acima.

Se você colocar todos os produtos pela metade do preço, por exemplo, fica parecendo que está desesperado para se livrar dessas mercadorias, o que pode impactar negativamente a imagem da sua empresa.

Além disso, imagine a seguinte situação: em uma quinta-feira um cliente vai até sua loja e compra um conjunto de panelas por R$150,00. No dia seguinte, ele descobre que o mesmo produto está pela metade do preço. Já pensou na reação do seu consumidor e como isso pode denegrir a sua imagem e, assim, afetar sua credibilidade?

Considere todas essas questões antes de realizar uma promoção, também se atentando às exigências legais a respeito das informações ao consumidor.

Gestão de estoque

Hoje em dia é extremamente necessário o uso de um sistema de gestão com recursos específicos para o controle de estoque, mesmo no caso das micro e pequenas empresas. Com o VHSYS, essa tarefa fica muito mais rápida e eficaz, pois seu software possibilita conferir informações de vendas, índice de produtos mais vendidos, relatório de entrada de mercadoria e mais operações – tudo no mesmo software e com apenas alguns cliques.

Conclusão

Como pudemos observar, a falta de um bom planejamento pode ser extremamente nocivo para a sua empresa. Desde a falta de controle de estoque até promoções mal executadas, entre outras questões, afetam as vendas e, assim, o lucro do negócio.

Por isso, mantenha-se organizado e valorize o planejamento que, sim, pode ser difícil e cansativo no começo, mas é necessário para a sua sobrevivência no mercado.

Não deixe de experimentar o sistema online de gestão empresarial VHSYS. Com variados módulos que integram todos os setores da sua empresa, o software automatiza seu trabalho e facilita a mensuração de resultados. Clique aqui e experimente grátis!

Receba conteúdos exclusivos em seu email e fique por dentro das últimas novidades no ambiente empresarial!

Fernando
Sobre o autor
Fernando
Formado em Marketing e Coordenador de Marketing de Conteúdo na VHSYS.

deixe seu comentário

adicionar comentário
Cancelar

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário neste post. Seja o primeiro!

Visualizar mais
Rated 4.9/5 based on 11 avaliações

FECHAR

VHSYS - Sistema de Gestão Empresarial