Conecte-se ao empreendedorismo

Planilha de fluxo de caixa: download gratuito

Tempo de Leitura: 4 minutos
planilha fluxo de caixa
ERP completo +  Conta PJ Integrada + Maquininha Stone com mensalidade zero

Supere seus concorrentes com a Gestão Integrada

Organize suas finanças e aumente suas vendas, tudo em um só lugar!

Precisa de uma planilha de fluxo de caixa para monitorar as suas finanças? Nós temos um modelo gratuito para você!

O fluxo de caixa é uma ferramenta fundamental para o controle financeiro de uma empresa. Ele consiste em analisar minuciosamente todas as entradas e saídas de dinheiro que acontecem no negócio. 

Perder o controle do fluxo de caixa pode ter impactos significativos, levando o empreendedor a tomar decisões inadequadas para a situação atual da empresa e causando uma série de outros problemas. 

Por isso, manter um registro preciso e atualizado do fluxo de caixa é essencial para garantir a saúde financeira e o sucesso do negócio.

Ao decorrer desse artigo vamos abordar pontos importantes sobre o tema, e disponibilizar um material gratuito criado para ajudá-lo a otimizar o controle de fluxo de caixa da sua empresa. Vamos lá?

Planilha de fluxo de caixa gratuita

Pensando nos desafios que esse processo pode trazer para o dia a dia do empreendedor, nós preparamos a Planilha de fluxo de caixa, um material gratuito que irá ajudá-lo a acompanhar e gerenciar de perto esse ponto tão importante para a saúde financeira do seu negócio. Com essa ferramenta, você terá uma visão abrangente de todas as entradas e saídas de dinheiro, o que terá um impacto direto no controle da saúde financeira do seu negócio. Isso irá permitir que você tome decisões informadas e conscientes.

E, a melhor notícia é que esse material está disponível gratuitamente! Use a nossa planilha de fluxo de caixa a favor do seu negócio! 

Planilha de fluxo de caixa: DOWNLOAD GRATUITO

O que é Fluxo de Caixa?

Você deve estar pensando que o fluxo de caixa é uma ferramenta que controla apenas o saldo bancário de uma empresa, não é mesmo? No entanto, essa ferramenta vai muito além, proporcionando uma análise completa da situação financeira de um negócio. 

Com um fluxo de caixa alinhado, o empreendedor poderá traçar estratégias que o ajudarão a identificar a origem e o destino do capital da empresa, facilitando na tomada de decisões, evitando riscos financeiros, entre outros benefícios. Para não perder o costume, separamos alguns pontos para você colocar em prática ao realizar o controle de fluxo de caixa da sua empresa. 

  • Entenda o saldo Inicial: Nesta etapa inicial, você irá determinar o valor total de capital disponível em sua empresa. É importante registrar todos os recebimentos, pagamentos (despesas) e previsões para realizar projeções precisas.
  • Controle a entrada e saída de caixa: Controlar essas movimentações é crucial para gerenciar o fluxo de caixa. Todas as entradas e saídas devem ser registradas, por menores que elas sejam. A precisão dos registros é fundamental para o sucesso das projeções financeiras.
  • Separe receita de despesa: A classificação e organização dos dados ajudarão você a ter uma visão mais clara da saúde financeira do negócio. Isso irá facilitar a identificação de despesas que podem ser reduzidas e as melhores fontes de receita.
  • Atualize os dados diariamente: Não poderíamos deixar de falar sobre a importância da atualização diária dos dados, esse acompanhamento não pode ser deixado de lado, pois ele irá impactar diretamente no resultado final do seu controle. 

Também é importante destacar que o fluxo de caixa e o controle de caixa são coisas diferentes. O controle de caixa oferece soluções relacionadas a problemas do dia a dia, como encontrar erros ou desvios. Já o fluxo de caixa tem um objetivo mais estratégico. Ele ajuda a tomar decisões importantes que vão influenciar o futuro da empresa.

Por que usar uma planilha de fluxo de caixa?

A planilha de fluxo de caixa é uma ferramenta essencial para o controle financeiro de uma empresa que ainda não possui um ERP, com ela é possível realizar análises sobre a situação atual e também sobre projeções futuras, possibilitando a organização do capital de giro da empresa.

Sabemos que sem o controle do fluxo de caixa a empresa está no escuro, isto é, não possui nenhuma previsibilidade sobre o que poderá acontecer nos próximos meses, e nenhuma segurança para traçar passos importantes como o investimento em reposição de estoque ou até mesmo o pagamento dos funcionários. 

Por outro lado, se preenchida corretamente, a planilha de fluxo de caixa tem o poder de ajudar o empreendedor no esclarecimento sobre a condição financeira atual da empresa, guiando os tomadores de decisões de maneira alinhada e efetiva. 

Com a planilha de fluxo de caixa, você consegue:

  • Controlar o fluxo de caixa diário;
  • Organizar detalhadamente as despesas;
  • Ter uma visão geral da saúde financeira.

Quando migrar da planilha para um sistema de gestão?

As ferramentas que você usa precisam crescer junto com o seu negócio. Às vezes, acabamos gastando tempo e esforço em processos que não são mais adequados para o estágio atual da empresa. Identificar isso pode ser difícil, mas é importante para garantir eficiência e produtividade. Então a nossa dica é, não espere que você ou sua equipe fiquem sobrecarregados! Quando perceber que as demandas estão consumindo muito tempo do responsável financeiro com planilhas, é hora de migrar para um sistema de gestão.

Com um ERP você poderá automatizar muitos dos processos que na maioria das vezes são realizados manualmente, isso é muito bom para poupar tempo mas, também é ótimo para garantir a precisão dos dados, e como já falamos anteriormente, dados precisos irão impactar diretamente nas projeções do fluxo de caixa. 

Vantagens em automatizar seu fluxo de caixa com um ERP

Agora que você já entendeu a importância do fluxo de caixa para a saúde financeira da sua empresa, vamos abordar algumas vantagens de automatizar esse processo através de um ERP. 

  • Redução de erros manuais e retrabalho: Com processos automatizados conseguimos diminuir consideravelmente a recorrência de erros manuais e consequentemente a necessidade de correções. 
  • Melhor visibilidade e controle sobre as finanças da empresa: Com um sistema ERP você tem uma visão mais clara e assertiva sobre a saúde financeira da sua empresa, podendo acompanhar os dados em tempo real. 
  • Agilidade na geração de relatórios financeiros precisos: Com uma sistema ERP você tem acesso a relatórios atualizados dentro de alguns segundos. 
  • Integração com outros setores: Todo esse fluxo é automaticamente integrado com outros setores como vendas e estoque.
  • Facilidade para acompanhar e prever o fluxo de caixa futuro: Com relatórios atualizados e dados seguros, será muito mais fácil acompanhar o fluxo de caixa e entender as previsões futuras. 

Você procura todas essas vantagens em só lugar? Conheça o ERP vhsys e descubra como impulsionar o sucesso do seu negócio!

banner Controle Financeiro - 3
Planilha de fluxo de caixa: download gratuito
Karin Prestes

Graduada em Marketing, com especialização em Marketing Digital, sou uma redatora entusiasta da comunicação, tecnologia e inovação. Busco integrar técnica e paixão para oferecer aos micro e pequenos empreendedores conteúdos esclarecedores, capazes de desmistificar temas complexos e ajudar efetivamente no seu dia a dia.

experimente já

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de gestão online

Preencha os dados para iniciar
seu teste grátis de 7 dias no ERP vhsys.

Sistema de gestão online

Experimente grátis por 7 dias!