Um dos momentos mais difíceis com quem trabalha na venda de serviços e/ou produtos é o cancelamento. Afinal, o que leva um cliente a cancelar um serviço? O que o levou a tomar essa decisão? O que poderia ser feito de diferente?
O que você vai encontrar?
ToggleQuer saber as respostas? Então continue nos acompanhando.
Compreenda o motivo
Antes de efetuar o cancelamento e simplesmente encerrar o assunto, a empresa deve ouvir seu cliente e os motivos que o levaram ao cancelamento. Se você não prestar atenção no que seu cliente tem a dizer, você não terá recursos para melhorar suas operações e reter seu público.
Questione o seu cliente do que você precisa melhorar, o que ele espera de um serviço como o seu e elabore estratégias para reverter a situação e manter o seu cliente.
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Mantenha contato
Mesmo que o cliente tenha optado pelo cancelamento, você deve manter o contato e mostrar como ele é importante para empresa e o que você ainda tem a oferecê-lo. Uma boa de forma de estabelecer esse contato é através do branded content e e-mail marketing, que você pode ler mais a respeito aqui e aqui.
Mas atenção: só mantenha contato se o cliente ainda quiser receber fazer parte da sua lista de e-mails. Caso contrário, respeite a sua vontade e encerre o contato para não gerar mais frustração e insatisfação com sua empresa.
Defenda o seu produto
Constantemente mostre ao seu cliente o real valor do seu produto para evitar a insatisfação com seu serviço. Utilize estratégias de marketing para informar ao seu cliente os benefícios do seu serviço, nutrindo-o com conteúdos relevantes e materiais que possam acrescentar ao seu conhecimento.
CRM
CRM, do inglês, significa customer relationship management. Trata-se de um sistema pensado para a construção dos relacionamentos com os clientes, por meio dele é possível acessar ao histórico de cada um de forma organizada, visualizando todo o processo. Com ele você acompanha cada etapa da jornada do cliente, o que permite melhores estratégias para mantê-lo. Essa jornada permita que você o conheça melhor e que esteja melhor preparado para atendê-lo.
Ferramentas de gestão
No Sistema Online de Gestão VHSYS você encontra diversos módulos para auxiliar sua empresa a ter uma gestão eficiente. Você pode controlar estoque, cadastrar clientes e fornecedores, emitir notas fiscais, salvar orçamentos, entre outras funções essenciais para sua empresa se destacar no mundo empresarial. Além disso, o vhsys oferece mais de 30 integrações, para você lucrar ainda mais! Experimente grátis!