Retenção de clientes: por que e como fazer?

Jorge

Retenção de clientes: por que e como fazer?

A fidelização, por meio do controle e retenção dos clientes, é um dos fatores que podem aumentar o lucro de sua empresa. Continue lendo este artigo e descubra como.

Manter um cliente é mais barato para uma empresa do que conquistar um novo. Investir em publicidade para atrair um cliente é essencial, mas só será dinheiro realmente bem empregado quando houver estratégias para mantê-los.

As empresas crescem de acordo com o lucro que obtêm, para isso, produtos e serviços de qualidade, aliados a preços competitivos são importantes. Um fator que tem influência direta e que, não raro, acaba sendo negligenciado é a construção de bons relacionamentos com os clientes.

A gestão de relacionamentos deve prever o controle e retenção do clientes, melhorando o contato e os laços – bem como os negócios, entre as partes.

Ouça seu cliente

Aprenda a identificar as necessidades de seu cliente. Como oferecer propostas adequadas ao perfil de seu público, se você não sabe como ou o que ele procura? Para isso invista em questionários, ouvidoria e monitoramentos. As pesquisas de satisfação podem ser feitas de modo presencial, durante a prospecção de venda ou após a compra ser realizada.

Tenha em sua loja física questionários disponível para que o cliente avalie os produtos, serviços e atendimento de sua equipe. Há ainda a possibilidade de enviá-los de modo virtual, seja por e-mail ou outra plataforma.

As redes sociais oferecem muitas informações a respeito do modo como os clientes percebem sua empresa, para ter acesso a esses dados é possível realizar monitoramento das métricas: como seus clientes chegam a seu site, o que eles procuram nele, se há e como é a interação nas páginas do Facebook, por exemplo. Uma simples busca no Google já pode te fornecer indicativos importantes do que está bom e quais eventuais problemas o seu negócio enfrenta.

Treine seu time

Muitas vezes o primeiro e último contato do cliente é a sua equipe de vendas, por isso, invista na capacitação de seus colaboradores. É importante que eles sejam capazes de perceber os padrões de consumo dos clientes, oferecendo a partir dessa identificação soluções adequadas.

Conheça o sistema de gestão empresarial VHSYS!

Outra maneira de manter sua equipe preparada é a criação de um controle de clientes eficiente. Para isso, busque ferramentas que disponibilizem os cadastros com as informações dos clientes já existentes. Bons profissionais sabem que o processo de venda não termina com a compra, vendedores excelentes cuidam de sua cartela de clientes como quem cuida de um jardim. Cultivar é a palavra de ordem.

Já ouviu falar em CRM?

Pois essa é a sigla mágica para a retenção de clientes. CRM, do inglês, significa customer relationship management. Trata-se de um sistema pensado para a construção dos relacionamentos com os clientes, por meio dele é possível acessar ao histórico de cada um de forma organizada, visualizando todo o processo. Falamos sobre isso nesse artigo aqui.

E sua empresa como realiza a retenção de clientes? Compartilhe nos comentários.

Receba conteúdos exclusivos em seu email e fique por dentro das últimas novidades no ambiente empresarial!

Jorge
Sobre o autor
Jorge
Analista de SEO na VHSYS. Formado em Marketing pelo UNICURITIBA e pós-graduado em Gestão de Negócios pela UFPR.

deixe seu comentário

adicionar comentário
Cancelar

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário neste post. Seja o primeiro!

Visualizar mais
Rated 4.9/5 based on 11 avaliações