Conheça seu cliente e não perca oportunidades!

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Conheça seu cliente e não perca oportunidades!

“Eu conheço meu cliente?” Essa é a pergunta que todo empreendedor fez, ou fará, em algum momento do ciclo empresarial. Hoje em dia, conhecer as necessidades, o que seu usuário procura e qual a melhor forma de exibir seu produto ou serviço ideal na hora certa, deixou de ser um diferencial das empresas, para se tornar algo fundamental.

A exigência por parte dos clientes aumenta a cada dia e isso não é ruim, muito pelo contrário: É a oportunidade certa para administradores aperfeiçoarem seus métodos de negócio e adapta-los para uma nova era, os dois lados saem ganhando!

Mas, como fazer isso? Não é fácil, mas temos algumas dicas que vão lhe ajudar a conhecer seu cliente, confira:

Valor não é apenas preço!

Existe uma grande diferença entre valor do produto e preço do produto!Existe uma grande diferença entre valor de um produto e preço de um produto. O preço é quanto ele custa, já o valor são os benefícios que o produto trará para o consumidor final.

Você tem um e-commerce com produtos de varejo e quer fazer uma promoção via e-mail marketing ofertando fraldas a 50% de desconto, atrativo, né? Porém sua lista de inscritos (clientes que optaram em receber promoções do seu e-commerce) não tem nenhuma informação sobre quais inscritos tem filhos pequenos, você consegue imaginar o valor que fraldas a 50% de desconto terão para um assinante sem filhos? Provavelmente nenhum.

Trabalhar na segmentação e oferecer produtos ou serviços que condizem com as necessidades do seu cliente fará o valor do produto aumentar de maneira significativa. É a diferença entre dar um tiro certo (ofertar fraldas a 50% apenas a assinantes que tem filhos) e um tiro no escuro (ofertar fraldas a 50% para todos os assinantes e torcer para que alguém tenha filhos)

Jornada do Cliente: Antecipe-se!

Saber todos os passos que seu cliente fez até o momento em que ele adquiriu seu produto ou serviço é um passo fundamental para conhecê-lo e criar estratégias específicas para cada um dos passos por onde ele passar e, dessa forma, antecipar-se sobre as ações do cliente!

Analisar a jornada do seu cliente também colabora para manter uma relação mais próxima e duradoura. Novamente, sabendo cada etapa dele até o momento da compra será possível evitar obstáculos que o fariam desistir da aquisição e dessa forma, aumentar o ciclo de vida do seu consumidor.

Outra questão importante e que muitas vezes passa despercebido pelos gestores: O histórico de compras do seu público. Analisar o que os usuários já compraram é uma forma efetiva de conhecer o comportamento do mesmo, trabalhar com campanhas de retorno e segmentar promoções de acordo com o histórico – É aquilo que falamos lá encima sobre dar um tiro certeiro 😀

Hoje em dia, com o avanço da era digital existem milhares de ferramentas de CRM que se integram facilmente ao seu site ou plataforma e conseguem filtrar essas informações para montar a jornada do seu cliente.

Feedback: O que estão falando de você?

Receber o feedback do seu cliente é ponto crucial para conhecê-loQue tal enviar uma pesquisa de satisfação após o cliente adquirir seu produto? Ou acompanhar o que estão falando da sua marca nas redes sociais? Além das ações sugeridas acima, ouvir o que seu cliente tem a dizer sobre sua marca é parte importante no processo de conhecê-lo.

Receber um elogio ou uma crítica de um usuário que utilizou seu produto ou serviço é a melhor forma de levantar pontos de melhorias para o mesmo além de estreitar laços com seu cliente.

Nem sempre é tão fácil adquirir um feedback do seu produto, pesquisas de satisfação são efetivas, mas tenha cuidado: Um formulário muito extenso tem a tendência de não ser preenchido por completo. A dica é focar nas informações que sejam mais relevantes para você e reduzir ao máximo seu formulário. No caso de pesquisas que necessitam ser mais extensas, ofereça alguma forma de bonificação para seu cliente (ex: desconto na próxima compra).

Não esqueça os seus concorrentes!

Assim como você, seu concorrente também está em busca de melhorar o relacionamento com o cliente dele, que talvez, seja seu cliente também! Em outras palavras, mantenha o foco nas suas ações, mas também esteja analisando o que está ocorrendo ao redor.

Obter e analisar informações sobre seus concorrentes é uma prática comum e indicada. Isso não quer dizer que você fará exatamente o que seus concorrentes estão fazendo, o intuito da analise de concorrência e adquirir mais informações para entender se suas ações estão sendo efetivas para o público alvo e o que você pode complementar ou alterar.

Como anda o relacionamento com o seu cliente? Tem mais alguma dica para conhecer melhor seu público? Deixe nos comentários!

 

Até a próxima 😉

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