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Trade Marketing para atrair clientes.

Tempo de Leitura: 4 minutos
Se você é empresário ou convive com um, sabe que conquistar clientes é um desafio constante e de extrema importância para qualquer negócio e é aí que o Trade Marketing entra e revoluciona toda a sua empresa!
Mulher digitando no laptop

Trade Marketing ( troca/ marketing comercial) é um conjunto de estratégias que tem como objetivo melhorar as vendas de um produto ou segmento. Mas, para chegar nesse resultado, muitas técnicas e estudos precisam ser realizadas.

Essa técnica correlaciona funções da equipe de vendas e da equipe de marketing em um único lugar. Buscando acompanhar o ritmo do mercado, que sempre está em constante mudança e aplicar as maiores inovações da atualidade.

Portanto, o Trade Marketing auxilia sua empresa a conquistar seus clientes e aumentar suas vendas utilizando técnicas simples, porém combinadas. Incrível né? 🙂

Continue a leitura que estamos ansiosos para te explicar tudo sobre este assunto super em alta

O que é trade marketing?

Principais ações do trade marketing

Como a tecnologia pode ajudar a fazer trade marketing?

Como implementar na minha empresa?

O que é trade marketing?

O Trade Marketing correlaciona diversos conceitos e estratégias para potencializar as vendas de uma empresa. Ele estuda o comportamento de seus consumidores, avaliando diferentes formas de distribuição, de pontos de venda, estoque, exposição do produto, entre outros.

É uma área que está relacionada com a venda do produto, mas também com o marketing que gira em torno dele e a logística do mesmo. Então o profissional dessa área, utiliza informações estratégicas desses setores para identificar possíveis melhorias que irão gerar mais vendas.

Além de identificar melhorias, ele também avalia o comportamento dos consumidores em diversas perspectivas, por exemplo em relação aos diferentes pontos de venda ou com a maneira que o produto está em exposição e outros fatores que forem relevantes para o seguimento de venda.

Então, vale ressaltar que o Trade Marketing tem foco na experiência do consumidor. Realiza estudos e análises para entender os comportamentos dos clientes, criando maiores possibilidades de vendas e aumentando a satisfação do cliente.

Mas você pode estar se perguntando quais são, exatamente, as ações que o Trade Marketing faz e a resposta está no próximo tópico, então continua com a gente aqui.

Principais ações do trade marketing

Como já foi comentado, o Trade Marketing está entre as áreas de marketing e de vendas, portanto suas ações incluem um pouco dos dois setores e está ligada diretamente a eles, porém sua execução ocorre de maneira diferente e é necessária.

As principais ações estão listadas abaixo:

  • Estudar estratégias de marketing: estudar e avaliar estratégias que seus concorrentes aplicam, que outros produtos do segmento aplicam e qualquer outra que faz sentido para o produto. Entender como o marketing influencia o comportamento do consumidor e propor estratégias mais certeiras para a companhia.
  • Avaliar canais de venda: entender como cada ambiente de venda funciona, quais as melhores estratégias para se aplicar em cada um e estudar quais canais de venda são realmente efetivos e geram lucros para o segmento do produto.
  • Gerenciar eventos: eventos com os consumidores e com os revendedores dos produtos para criar laços com ambos, além de desenvolver atividades que devem ser realizadas nos pontos de venda e também avaliar o resultado que esses eventos promovem.
  • Planejar estoque: o planejamento do estoque está ligado com o ritmo de venda e necessidades de cada ambiente de venda. Esse planejamento deve avaliar diversas constantes, até mesmo o comportamento do consumidor quando existem poucos produtos disponíveis em certo ponto de venda.
  • Avaliar o mercado: avaliar os concorrentes e seus produtos de modo geral, como os preços e promoções, também é necessário avaliar os consumidores, seus comportamentos e opiniões, realizando análises e pesquisas. É uma análise geral do mercado, que inclui os concorrentes, os consumidores e o desenvolvimento do próprio produto vendido.

Vale ressaltar que é um campo muito abrangente e aqui estão citadas apenas algumas das principais ações do Trade Marketing. Em alguns momentos é possível que o foco dessa área seja em apenas em alguns dos itens mencionados, para gerar maiores resultados.

Mas e aí, o que achou? E sabe o melhor? A tecnologia é uma grande aliada nessa área para simplificar os esforços e gerar melhores resultados, veja abaixo!

Como a tecnologia pode ajudar a fazer trade marketing?

O Trade Marketing frequentemente realiza suas ações baseadas sempre em dados, ele analisa e estuda quais as melhores estratégias e aplicações de acordo com as informações que coleta, combinadas com as que já possui nos setores de vendas e de marketing.

Para isso é de extrema importância ter um sistema de dados muito bem organizado e de fácil acesso, contendo as principais informações de cada setor e ilustrando-as de maneiras esquemáticas para facilitar a interpretação.

E é aí que a tecnologia faz toda a diferença! Traz para a empresa a transformação digital, ou seja, aplica a tecnologia no dia a dia dos colaboradores. O Trade Marketing utiliza dados para justificar suas ações e pesquisas na maior parte do tempo, o que também é chamado de data-driven.

Existem diversas maneiras e sistemas que organizam os dados de empresas, para escolher o seu é necessário avaliar o tamanho da sua empresa, a quantidade de dados e como será utilizado esses dados. 

Muitos softwares estão disponíveis na internet para essa função, portanto pesquise qual é o mais efetivo para seu caso e aplique, o que irá facilitar o trabalho de todos setores da empresa e do Trade Marketing.

Como implementar na minha empresa?

Para implementar esse setor na sua empresa, é necessário contratar um profissional treinado ou treinar um, diversos cursos e e-books estão disponíveis na web.

Os primeiros passos desse profissional/setor devem ser voltados a consultar dados e entender o funcionamento da empresa e dos setores, a partir disso é necessária uma avaliação de mercado.

Possuindo o conhecimento da empresa e tendo acesso aos dados, já é possível começar a aplicar às ações básicas que citamos acima. Claro que um profissional com devida formação na área saberá exatamente por onde começar.

A partir daí, é só investir nos estudos e na área que os resultados virão até você! O que achou deste conteúdo e do Trade Marketing? Acredita que pode ajudar sua empresa a melhorar suas vendas e conquistar mais clientes? 

No vídeo abaixo no nosso Canal, te ensinamos como de forma descontraída

Comente aqui sua opinião e fique ligado nos próximos artigos 🙂

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