Quais os tipos de e-commerce que existem no Brasil?

12.11.2019
Quais os tipos de e-commerce que existem no Brasil?

O E-commerce, ou “comércio eletrônico” em português, é uma modalidade de comércio onde os negócios e transações financeiras são realizadas via dispositivos e plataformas de e-commerce.

A definição é simples, mas você sabe quais são os tipos de e-commerce existentes no país e em qual deles sua loja se encaixa? Além disso, sabe a diferença entre e-commerce e loja virtual?

Essas e outras dúvidas nós vamos sanar neste post, acompanhe abaixo:


A internet está a cada vez mais presente no dia a dia das pessoas. Hoje, não existem muitas coisas que são impossíveis de fazer com a internet, por exemplo, você pode pedir uma refeição, pagar uma conta, comprar uma televisão etc. 

Os consumidores hoje têm buscado todos os dias por novas formas de consumir, mas ao mesmo tempo prezando por praticidade e segurança. A internet tem se mostrado o ambiente ideal para quem busca por essas coisas. 

Esse tipo de comércio conta com diversos canais de vendas e entre os principais está a loja virtual. Além das lojas virtuais existem também os marketplaces, vendas nas redes sociais e até mesmo vendas por e-mail marketing.

No início deste artigo perguntamos sobre a diferença entre loja virtual e e-commerce, pois é comum tratarem o e-commerce como sinônimo de loja virtual.

A diferença entre esses dois termos estão relacionados ao seu significado de fato. A loja virtual diz respeito ao website de um vendedor, ou seja, lugar onde a pessoa adquire o produto. Sendo assim, a loja virtual é um dos canais do e-commerce.

A história do e-commerce

Antigamente, não havia outros meio de realizar compras se não fosse de forma física, ou seja, sair de casa, ir até a loja e comprar o produto.

Aqui no Brasil, o e-commerce tem menos de duas décadas de existência, mas a sua evolução esteve sempre muito colado com o desenvolvimento da internet.

Com a popularização da internet ali pela segunda metade da década de 1990, o comércio eletrônico começou a operar semelhantemente como hoje. 

Nessa época, o comércio eletrônico deixou de ser tendência e se tornou uma sólida realidade para os que gostam de facilidade e praticidade na hora de comprar alguma mercadoria ou produto.

Como funciona o e-commerce?

Basicamente, as fases que envolvem a venda de produtos no e-commerce são essas: exposição de produtos, pagamento e entrega dos produtos. Agora, dentro desse procedimento ainda existem  processos que envolvem marketing, atendimento e pós venda.

O vendedor anuncia na página de sua loja virtual ou marketplace foto de seus produtos, acompanhadas das especificações técnicas e características do produto como peso, dimensões e preço.

Dentro da loja existe um carrinho virtual, onde o consumidor pode adicionar vários produtos enquanto navega pelo marketplace. Para concretizar a compra e realizar o pagamento o comprador precisa fornecer informações básicas para o cadastro.

O próximo passo é optar por um método de pagamento. Quando o consumidor escolher entre pagar com cartão de crédito ou débito, as informações são repassadas para uma rede segura para proteger o usuário de fraudes. 

Já com relação a entrega do produto, quando há, o valor do frete é incluso no valor total da compra. Após isso, o cliente só precisa aguardar pela entrega do produto no local escolhido. 

Tipos de e-commerce

Quando pensamos em e-commerce, logo vem em mente  um site que vende produtos para um consumidor final.  Porém, existem muitas empresas que vendem para outras empresas e usam a internet como estratégia comercial.

Conheça abaixo os principais tipos de e-commerce no Brasil e suas características:

1. Business to business (B2B)

A relação nessa configuração de e-commerce acontece entre corporações. Sendo assim, existe a venda insumos de uma empresa para a outra.

Algumas empresas que se encaixam nessa modalidade são: papelarias, loja de móveis para escritórios, equipamentos de proteção para construção etc. 

Nesse tipo de e-commerce o volume de vendas e o faturamento tende a ser maior do que em outros modelos. A desvantagem é que no B2B as exigências também são maiores como, por exemplo, rapidez na entrega, qualidade, frete acessível.

Essas são algumas das exigências que garantem a satisfação desse tipo de cliente.

2. Business to consumer (B2C)

O modelo b2c Business to Consumer trabalha com a relação entre companhia e consumidor final.

Hoje, esse é o modelo mais conhecido, pois os perfis que mais se encaixam nessa categoria são os varejistas como: loja de móveis, eletrodomésticos, eletrônicos etc. 

No Business to consumer as lojas se diferenciam pelos preços competitivos, pensando que a decisão se dá de forma rápida, baseado na pesquisa de preços. Alguns outros diferenciais oferecidos pelas lojas se destacam entre a concorrência como, por exemplo, o frete grátis.  

3. Consumer to consumer (C2C)

Esse tipo de e-commerce trata-se de de um tipo de comércio que se expandiu a partir da internet, criando diversas possibilidades.

Nessa configuração o consumidor pode vender para outro consumidor, seja produtos ou serviços. É o caso de cozinheiros, freelancers, prestadores de serviço etc

São inúmeros marketplaces que disponibilizam ambiente para aqueles que procuram investir nesse modelo de negócio para ganhar uma renda extras.

Algumas dessas plataformas são Nuvem Shop e Loja Integrada. Essas plataformas oferecem modos variados de pagamento e envio de produtos.

4. Consumer to business (C2B)

A relação dessa modalidade se dá de entre consumidor e as empresas, de maneira inversa ao B2C. Ou seja, é quando pessoas físicas fazem vendas para pessoas jurídicas. 

Esse modelo ainda é pouco explorado, mas tende a crescer em relação a sua praticidade e poucas exigências formais.

5. Business to administration (B2A)

Esse modelo diz respeito a transações realizadas entre empresas e administração pública. É o caso de serviços fiscais, segurança social, serviços de empregos, documentos legais, registros etc.

Para fornecer para o governo é preciso estar em dia com as leis trabalhistas e com o pagamento dos impostos, participar e vencer licitações, cotações e/ou tomadas de preço e ser cadastrado em um sistema nacional de fornecedores.

Dentro do e-commerce ainda existem três modalidades específicas que utilizam de plataformas para o comércio, são elas: 

M-Commerce

O chamado mobile commerce, ou m-commerce, é a transação comercial, ou venda online, de bens e serviços que acontecem por meio de dispositivos móveis como smartphone ou tablet. 

Essa é uma espécie da evolução do e-commerce, pois essa modalidade de comércio é uma grande oportunidade para conquistar os clientes que vivem conectados e se interessam por compras pelo dispositivo móvel. 

Além disso, o m-commerce aproveita a interatividade das redes sociais para potencializar as vendas. Com essa tecnologia é possível aumentar a visibilidade da marca, pois as pessoas têm mais facilidade para compartilhar as suas experiências de compra com os amigos.

S-Commerce

Conhecido como Social Commerce, essa modalidade possibilita a integração da loja virtual às mídias sociais, permitindo o usuário interagir com o conteúdo que está sendo oferecido.

Na página, o consumidor pode classificar a qualidade do produto, do atendimento, compartilhar, fazer comentários etc. Quando um produto é compartilhado, a empresa ganha ainda mais visibilidade por meio de divulgações gratuitas.

T-Commerce

Essa modalidade conhecida também como comércio de televisão, utiliza a natureza tecnológica aliada a parte criativa de conteúdos de filmes, seriados e comerciais das mais variadas produções independentes. 

Existem diversos fatores que contribuem diretamente com o crescimento do mercado de t-commerce no Brasil. Dentre esses fatores estão Os avanços tecnológicos e o constante desenvolvimento de novas soluções.

Hoje, a TV digital, por exemplo, conta com muitos recursos que permitem uma maior interatividade do telespectador e que novos campos sejam explorados. O t-commerce oferece uma nova forma de receitas financeiras para emissoras, serviços de streaming, marcas etc.

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Comentários da públicação

  • avatar
    Igor, em 02.07.2019 disse:

    Olá, Fernando. Gostaria de saber o seu sobrenome para que eu possa referenciar em meu trabalho acadêmico.

    Ótima matéria.

    Att,
    Igor

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