Saiba como vender pelo Facebook: dicas práticas para aumentar suas vendas

Larissa Medeiros

Hoje, no mundo das redes sociais, além de manter relacionamentos, pessoas com espíritos empreendedores estão utilizando esses meios para aumentar o seu faturamento. E neste post, você vai aprender algumas dicas práticas de como vender pelo Facebook.

Motivos para vender pelo Facebook

Considerada a maior rede social do mundo, o Facebook tem servido como uma ferramenta muito importante para o negócio de muitas pessoas e o número de empreendedores que apostam nas vendas pelo Facebook só vem aumentando.

“Mas, porque devo divulgar meus produtos/serviços no Facebook?”

Essa é uma pergunta mais comum do que imaginamos. Para respondê-la é importante lembrar que todos os meses, cerca de 3,4 bilhões de pessoas usam o Facebook no mundo todo. 

E também vale enfatizar que só no Brasil, são 127 milhões de usuários ativos. É muuuita gente acessando a rede social o tempo todo. Por isso, pode ter certeza que o seu público também está no Facebook, além dos seus concorrentes.

Sendo assim, fica claro a necessidade e as vantagens de você usar o Facebook para alavancar as vendas e fidelizar clientes.

Pensado em te manter ativo nesse mundo tecnológico e disparar na frente da concorrência, separamos algumas dicas importantes para você que pretende realizar vendas pelo Facebook.

Crie uma fanpage para o seu negócio

O primeiro passo é criar uma página para o seu negócio. Pensando na divulgação, utilize os mesmos elementos já utilizados pela sua marca como, nome, logotipo e elementos visuais. Por meio da página, você vai mostrar a sua marca e o que você oferece.

Saiba despertar o interesse das pessoas sobre aquilo que você oferece. A venda é importante, mas faça com que os usuários procurem pela sua empresa no momento certo.

Utilize F-commerce em sua fanpage

Você, provavelmente, já sabe o que é um e-commerce — venda não-presencial ou comércio online —. E F-commerce? Você já ouviu falar?

O objetivo dos dois termos são o mesmo. O F-commerce é uma loja no Facebook que permite que você faça a sua venda por meio da rede social mantendo o usuário dentro da sua página. 

“Mas o meu negócio já possui uma loja virtual, eu realmente preciso criar um F-commerce?” 

Como vender no Facebook

Ao criar essa loja no Facebook, além de você oferecer mais uma opção ao seu cliente de adquirir o seu produto. Isso pode ser considerada uma forma de pré-venda e que futuramente irá trazer mais tráfego para o site do seu negócio. Muito legal, né?!

Importante! Mantenha seu F-commerce sempre ativo e com novidades, como novos produtos, promoções e ofertas. Faça com que os clientes saibam que seu negócio está sempre ativo.

Promova sua marca

Para tornar esse processo mais simples e dinâmico, a sugestão é criar as famosas personas.

Mas você sabe o que são personas?

A persona nada mais é do que uma simulação fictícia do seu cliente ideal. Para construir a persona da sua empresa é preciso criar um estudo elaborado de mercado, sobre o comportamento e interações de clientes que já compram de você, ou dos seus concorrentes.

É preciso entender os interesses, hobbies, as problemáticas e as soluções que levam os clientes a comprarem de você ou seus concorrentes.

Lembre-se! A persona que você definir é exatamente com quem você se irá se comunicar ou vender, dentro do Facebook. É uma forma poderosa de criar empatia, aumentar o engajamento e apresentar conteúdos/produtos que satisfaçam as reais necessidades dos seus clientes.

Importante! Não tenha pressa na hora de criar a persona, gaste o tempo que for preciso, mas levante o maior volume de informações que determinem o perfil do seu cliente. Esse trabalho fará toda a diferença na sequência das suas divulgações.

Conquiste clientes fiéis

Rede social é interação e essa interação precisa ser legal e atrativa para manter as pessoas sempre conectadas ao seu negócio. 

Por isso, utilize imagens — de boa qualidade —, vídeos, gifs, humor e o mais importante, seja sincero oferecendo somente o que você pode cumprir.

Empresas que possuem uma boa comunicação, um bom tom de conversa com o público, possui clientes fiéis. Utilize o Facebook para quebrar o gelo do diálogo entre você e o público.

Procure sempre manter uma boa e constante relação com as pessoas da sua fanpage. Responda os comentários, tire as possíveis dúvidas e ajude-o a solucionar problemas de forma efetiva e rápida.

Como anunciar e vender mais pelo Facebook

Não tem jeito, hoje, na internet, uma das formas mais rápidas de atrair clientes e aumentar as vendas de sua empresa é investir em anúncios pagos.

O Facebook disponibiliza uma plataforma muito interessante que permite você anunciar na internet, chamada FacebookAds. Por meio dessa ferramenta é possível configurar campanhas específicas, em apenas alguns cliques. Escolher o público-alvo de acordo com idade, gênero, localização e o interesse dessas pessoas que você pretende alcançar.

E aí, curtiu nossas dicas? Separamos mais alguns posts relacionados que você também vai gostar!

Facebook: tipos de posts que geram engajamento para a sua marca

Dicas para fortalecer sua marca na web

Saiba como imprimir sua Nota Fiscal no Facebook

Até o próximo post!

Receba conteúdos exclusivos em seu email e fique por dentro das últimas novidades no ambiente empresarial!

Larissa Medeiros
Sobre o autor
Larissa Medeiros
Redatora na VHSYS. Formada em Letras - Português/Inglês pela PUCPR, com especialização em Produção e Revisão Textual pela FAE Business School.

deixe seu comentário

adicionar comentário
Cancelar

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário neste post. Seja o primeiro!

Visualizar mais
Rated 4.9/5 based on 11 avaliações