Saiba como vender pelo Facebook: dicas práticas para aumentar suas vendas

11.07.2019
Vender mais pelo Facebook

Hoje, no mundo das redes sociais, além de manter relacionamentos, pessoas com espíritos empreendedores estão utilizando esses meios para aumentar o seu faturamento. E neste post, você vai aprender algumas dicas práticas de como vender pelo Facebook.

Motivos para vender pelo Facebook

Considerada a maior rede social do mundo, o Facebook tem servido como uma ferramenta muito importante para o negócio de muitas pessoas e o número de empreendedores que apostam nas vendas pelo Facebook só vem aumentando.

“Mas, porque devo divulgar meus produtos/serviços no Facebook?”

Essa é uma pergunta mais comum do que imaginamos. Para respondê-la é importante lembrar que todos os meses, cerca de 3,4 bilhões de pessoas usam o Facebook no mundo todo. 

E também vale enfatizar que só no Brasil, são 127 milhões de usuários ativos. É muuuita gente acessando a rede social o tempo todo. Por isso, pode ter certeza que o seu público também está no Facebook, além dos seus concorrentes.

Sendo assim, fica claro a necessidade e as vantagens de você usar o Facebook para alavancar as vendas e fidelizar clientes.

Pensado em te manter ativo nesse mundo tecnológico e disparar na frente da concorrência, separamos algumas dicas importantes para você que pretende realizar vendas pelo Facebook.

Crie uma fanpage para o seu negócio

O primeiro passo é criar uma página para o seu negócio. Pensando na divulgação, utilize os mesmos elementos já utilizados pela sua marca como, nome, logotipo e elementos visuais. Por meio da página, você vai mostrar a sua marca e o que você oferece.

Saiba despertar o interesse das pessoas sobre aquilo que você oferece. A venda é importante, mas faça com que os usuários procurem pela sua empresa no momento certo.

Utilize F-commerce em sua fanpage

Você, provavelmente, já sabe o que é um e-commerce — venda não-presencial ou comércio online —. E F-commerce? Você já ouviu falar?

O objetivo dos dois termos são o mesmo. O F-commerce é uma loja no Facebook que permite que você faça a sua venda por meio da rede social mantendo o usuário dentro da sua página. 

“Mas o meu negócio já possui uma loja virtual, eu realmente preciso criar um F-commerce?” 

Como vender no Facebook

Ao criar essa loja no Facebook, além de você oferecer mais uma opção ao seu cliente de adquirir o seu produto. Isso pode ser considerada uma forma de pré-venda e que futuramente irá trazer mais tráfego para o site do seu negócio. Muito legal, né?!

Importante! Mantenha seu F-commerce sempre ativo e com novidades, como novos produtos, promoções e ofertas. Faça com que os clientes saibam que seu negócio está sempre ativo.

Promova sua marca

Para tornar esse processo mais simples e dinâmico, a sugestão é criar as famosas personas.

Mas você sabe o que são personas?

A persona nada mais é do que uma simulação fictícia do seu cliente ideal. Para construir a persona da sua empresa é preciso criar um estudo elaborado de mercado, sobre o comportamento e interações de clientes que já compram de você, ou dos seus concorrentes.

É preciso entender os interesses, hobbies, as problemáticas e as soluções que levam os clientes a comprarem de você ou seus concorrentes.

Lembre-se! A persona que você definir é exatamente com quem você se irá se comunicar ou vender, dentro do Facebook. É uma forma poderosa de criar empatia, aumentar o engajamento e apresentar conteúdos/produtos que satisfaçam as reais necessidades dos seus clientes.

Importante! Não tenha pressa na hora de criar a persona, gaste o tempo que for preciso, mas levante o maior volume de informações que determinem o perfil do seu cliente. Esse trabalho fará toda a diferença na sequência das suas divulgações.

Conquiste clientes fiéis

Rede social é interação e essa interação precisa ser legal e atrativa para manter as pessoas sempre conectadas ao seu negócio. 

Por isso, utilize imagens — de boa qualidade —, vídeos, gifs, humor e o mais importante, seja sincero oferecendo somente o que você pode cumprir.

Empresas que possuem uma boa comunicação, um bom tom de conversa com o público, possui clientes fiéis. Utilize o Facebook para quebrar o gelo do diálogo entre você e o público.

Procure sempre manter uma boa e constante relação com as pessoas da sua fanpage. Responda os comentários, tire as possíveis dúvidas e ajude-o a solucionar problemas de forma efetiva e rápida.

Como anunciar e vender mais pelo Facebook

Não tem jeito, hoje, na internet, uma das formas mais rápidas de atrair clientes e aumentar as vendas de sua empresa é investir em anúncios pagos.

O Facebook disponibiliza uma plataforma muito interessante que permite você anunciar na internet, chamada FacebookAds. Por meio dessa ferramenta é possível configurar campanhas específicas, em apenas alguns cliques. Escolher o público-alvo de acordo com idade, gênero, localização e o interesse dessas pessoas que você pretende alcançar.

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Até o próximo post!

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