Facebook: tipos de posts que geram engajamento para a sua marca

Fernando

Facebook: tipos de posts que geram engajamento para a sua marca

Com 1,6 bilhões de usuários, o Facebook é a maior rede social do mundo. Partindo dessa afirmação, já sabemos que diariamente são feitos bilhões de interações na rede. Isso significa inúmeras possibilidades de criar um conteúdo criativo e que traga bons resultados para sua empresa.

Quer saber como? Então nos acompanhe!

A nova era das mídias digitais

Nós estamos vivendo na Web 2.0, termo surgido em 2004 para caracterizar a Web como uma plataforma que envolve troca de informações, relações interpessoais, wikis, folksonomia (maneira de indexar informações) e a tecnologia da informação.

Web 2.0 não representa atualização quanto às suas especifidades técnicas, mas, em como ela é encarada pelos usuários e desenvolvedores, ou seja, como interagem na web.

E qual o papel do Facebook?

Como falamos, o Facebook agora ocupa o posto de líder das redes sociais. Como tantos usuários acessando diariamente a rede, é impossível não notar a sua influência em nossos hábitos de consumo e relações sociais. O Facebook une em sua plataforma dezenas de páginas e conteúdos sobre os mais diferentes assuntos e facilita o acesso de pessoas de variadas idades e classes sociais a esse conteúdo.

Quando falamos do ramo empresarial, o Facebook atua como um termômetro para monitorar como as pessoas enxergam sua empresa: como se relacionam com sua marca, o que os atrai e os afasta, além, claro, do que esperam para a empresa.

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Mas afinal, o que minha empresa quer com o Facebook?

Sua empresa quer ganhar visibilidade, certo? E quer melhor visibilidade do que estar presente na maior rede social do mundo??

Mas calma lá. Estar no Facebook não significa que suas vendas irão aumentas instantaneamente e que você terá 1 milhão de seguidores. É preciso estudar a rede social e elaborar estratégias para gerar engajamento. Mas o que é “engajamento”?

O tal do “engajamento”

Engajamento é a principal variável do algoritmo do Facebook. Ou seja, o número de interações em um post. As interações são os “reactions”, likes, shares (compartilhamento), comentários, marcações, etc.

E como gerar o tal do “engajamento”?

Vocês já devem ter notado que alguns posts geram mais interações que outros, certo? Então listamos os tipos de conteúdo que mais geram interações aqui no Brasil.

1. Citações

Frases de efeito, citações de famosos, trechos de músicas, livros, entre outros. Se a citação tem a ver com o propósito da empresa, maior será a identificação do público não apenas com a frase em si, mas com a empresa.

2. Ofereça dicas

Um tipo de publicação que atrai público são os posts de dicas, afinal, os usuários recorrem a internet para soluciona os problemas de forma simples e eficaz.

3. Pergunte algo aos seus leitores

Fazer publicações com perguntas é uma boa forma de gerar discussões interessantes e conhecer melhor o seu público. Além de se aproximar desses clientes em potencial, você faz com que eles sintam-se cativadas pela sua empresa.

4. Memes e gifs

Não dá para escapar: se tem uma coisa que é certa no Facebook é que os memes e os gifs são os tipos de conteúdos que mais geram engajamento. Para isso, no entanto, é importante estar 100% antenado no que está acontecendo na internet e ficar atento quando algo viraliza. Sabendo que um meme é algo com validade, pense de que forma ela se encaixa com a comunicação da sua empresa, qual o impacto que ela causará em seu público e qual a duração dela.

Para encurtar a história, o mesmo vale com os gifs. Saber utilizar esses recursos visuais faz toda a diferença!

5. Videos

Eles são os responsáveis pelo maior alcance orgânico no Facebook, sendo o recurso com mais apelo de público. Se a sua empresa foi lançar algum video, vale mais a pena upar direto na rede social do que usar um outro canal intermediador (como o Youtube ou Vimeo).

6. Imagens

Por último mas não menos importante, utilize imagens. Aliás, abuse e use das imagens, cuja performance supera a de todos os outros conteúdos (com exceção dos vídeos). Elas podem vir sozinhas, com texto na imagem ou com texto e link na legenda.

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Fernando
Sobre o autor
Fernando
Formado em Marketing e Coordenador de Marketing de Conteúdo na VHSYS.

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