Conecte-se ao empreendedorismo

Emissor de boleto bancário: qual sistema é melhor e mais barato?

Tempo de Leitura: 6 minutos
emissor de boleto
ERP completo +  Conta PJ Integrada + Maquininha Stone com mensalidade zero

Supere seus concorrentes com a Gestão Integrada

Organize suas finanças e aumente suas vendas, tudo em um só lugar!

No mundo dos negócios, a emissão de boleto bancário continua desempenhando um papel fundamental em transações comerciais. No entanto, diante de tantas opções disponíveis, surge a questão: Qual emissor de boleto é mais vantajoso em relação a eficiência e custo-benefício? Vamos analisar algumas alternativas para ajudá-lo a encontrar a melhor solução para sua empresa.

Por que usar o boleto bancário?

Apesar de todas as mudanças que enfrentamos nos últimos anos, principalmente quando o assunto são meios de pagamento, o boleto bancário se mantém no pódio como uma das principais formas de pagamento utilizadas pelos brasileiros, ficando atrás apenas do Pix e cartão de crédito. Mesmo não sendo uma das soluções de pagamentos mais inovadoras, o boleto bancário apresenta diversos benefícios, entre eles estão:

  • Diminui o risco de inadimplência: O boleto bancário é um documento oficial vinculado a uma instituição financeira, portanto, caso não seja quitado, ele garante que o empreendedor tome medidas judiciais. 
  • Controle Financeiro: Com o boleto bancário você pode acompanhar todo o processo financeiro, desde a emissão até a confirmação do pagamento. 
  • Maior segurança para os clientes: Novamente por se tratar de um documento oficial, o boleto bancário proporciona maior segurança para os clientes, sendo uma preferência principalmente em compras online de alto valor. 

Como gerar um boleto bancário online?

Você já precisou gerar um boleto bancário? Esta pode ser uma tarefa bastante simples. Hoje temos acesso a várias soluções criadas com o objetivo de ajudar você a economizar tempo no dia a dia do seu negócio, vamos abordar as principais delas logo abaixo. 

1. Conta bancária empresarial

A conta bancária PJ é sempre uma das primeiras opções que vêm à cabeça do empreendedor quando surge a necessidade de gerar um boleto bancário, afinal, você pode realizar esse processo de maneira muito simples e intuitiva na maioria das plataformas de banco. Esse é um dos processos mais comuns no dia a dia de uma empresa, mas, talvez não seja a forma mais prática de emitir um boleto bancário, ao longo desse artigo vamos abordar algumas maneiras inovadoras que irão auxiliar você a poupar tempo e alinhar o controle financeiro da sua empresa. 

2. Sistema de gestão

O sistema de gestão ERP é uma das opções mais práticas para emitir um boleto. Além de oferecer um passo a passo simples e intuitivo para os empresários, o sistema também oferece uma grande vantagem: a integração. Como sabemos, o sistema de gestão melhora a comunicação entre diferentes áreas da empresa, certo? É assim que ele pode ajudar no seu dia a dia. Quando um boleto é gerado, ele é automaticamente encaminhado para o setor financeiro como contas a receber, o produto vendido no boleto também é automaticamente retirado do estoque, e assim por diante. Para ressaltar a praticidade desse processo, confira como você pode emitir um boleto bancário pelo sistema vhsys:

3. Sistema ERP com conta PJ

Se você busca praticidade, esta é a opção ideal! Um sistema ERP com conta PJ integrada combina o melhor de dois mundos. Com esse emissor de boleto, você terá acesso a automações que tornarão a gestão financeira da sua empresa mais eficiente e precisa. Para ilustrar, imagine o seguinte cenário: Um boleto é gerado pelo ERP e as informações são automaticamente compartilhadas com os departamentos financeiro e de estoque, o ERP irá fazer as devidas atualizações, e como um bônus você terá a baixa automática em contas a receber, isto é, o sistema irá identificar os pagamentos e comparar com boletos gerados, facilitando processos como a conciliação bancária por exemplo, e garantindo um controle mais preciso para a gestão financeira da sua empresa.

banner Controle Financeiro - 2

4. Sistema PDV

Muito utilizado, especialmente em comércios varejistas, o PDV (Ponto de Venda) também é simples e intuitivo.  Conhecido como o palco onde o show acontece o PDV (Ponto De Venda) é a interface onde a venda é registrada e nela, é muito provável que você encontre a opção boleto. No entanto, é importante ressaltar que o PDV não gera o boleto por si só; ele apenas registra as condições da venda. Por isso, é essencial que ele esteja vinculado a um sistema ERP, de preferência com uma Conta PJ Integrada. Isso permite que você registre suas vendas de forma simples e garanta a precisão dos seus dados.

5. Aplicativo financeiro

O aplicativo financeiro também pode ser uma ótima solução, com ele você pode controlar o seu extrato, acompanhar contas a pagar e a receber, emitir relatórios, e vincular a sua conta PJ para facilitar a emissão de boletos. Em resumo, você pode acompanhar a gestão da sua empresa de qualquer lugar do mundo pelo seu smartphone. Vale ressaltar que o emissor de boleto estará vinculado a sua conta bancária PJ, então é essencial que você possua essa conta e consulte as regras do aplicativo financeiro que irá utilizar, para ter certeza de que esse app irá suprir as suas necessidades. Quer uma dica? Experimente o aplicativo do ERP vhsys de maneira gratuita, faça todos os testes que precisa e comprove, que a vhsys já solucionou problemas que você nem sabia que poderia ter.

Disponível no Google Play Disponível do App Store

6. Plataforma de loja virtual

Você já fez alguma venda Online? O e-commerce vem crescendo muito durante os últimos anos e, para que você possa acompanhar essa curva otimista de crescimento, algumas empresas de tecnologia decidiram facilitar cada vez o processo de integração do físico para o online! E isso inclui, é claro, o emissor de boleto. Hoje o seu cliente pode escolher a forma de pagamento via boleto facilmente em uma compra online, mas, como sempre vale a pena se atentar a alguns pontos, como taxas que serão cobradas pela emissão do boleto e a forma com a qual esse boleto será emitido. A nossa dica de ouro é, procure uma instituição financeira com taxas justas e soluções completas para ajudá-lo a manter o fluxo de compras online da sua empresa fluído e organizado.

Como escolher um emissor de boleto?

Mas, e agora? Como escolher um emissor de boleto? Já entendemos a importância desse tipo de pagamento, e também todos os benefícios que ele pode proporcionar, mas agora chegamos a um momento que pode trazer dúvidas para qualquer empreendedor, o momento da escolha. Por isso trouxemos 3 dicas para te ajudar no momento de escolher um emissor de boleto. Vamos lá? 

  • Entenda as necessidades da sua empresa: Como mencionado anteriormente, há várias maneiras de emitir um boleto hoje em dia, mas quais são as necessidades reais da sua empresa? Apenas entendendo essas necessidades você poderá tomar uma decisão. Mapeie o fluxo financeiro do seu negócio e compreenda como você irá se organizar após a emissão desse boleto. Analisar o fluxo financeiro da sua empresa fará toda a diferença na hora de fazer sua escolha.
  • Análise das taxas cobradas: Esse é um ponto que não poderá passar despercebido! Entenda quais são as taxas cobradas pela empresa e, em quais situações elas se aplicam. Esta etapa é essencial para evitar surpresas desagradáveis no futuro, como valores inesperados.
  • Analise os serviços oferecidos: É muito importante que você analise e entenda quais são as soluções ofertadas pelo emissor de boleto, ele possui integração com um ERP? Quais são as principais vantagens dessa plataforma? Além das taxas devemos sempre considerar como essa solução irá transformar o nosso dia a dia 

Vantagens em emitir boletos em um ERP com conta PJ

Quando falamos sobre emitir boletos usando um ERP com uma conta PJ, as vantagens são óbvias – é como ter o melhor dos dois mundos. Mas você já conhece as vantagens específicas da Conta Integrada do ERP vhsys?

  • Pague a taxa somente após o boleto ser quitado: Com o vhsys, você só precisa pagar a taxa de emissão do boleto após ele ser efetivamente pago pelo cliente. Isso significa que você não tem custos antecipados e só paga após ter recebido o valor do boleto em sua conta.
  • Uma das melhores taxas do mercado: A Conta Integrada do ERP vhsys tem umas das melhores taxas do mercado para a emissão de boletos. Economize em taxas de transação e aumente sua margem de lucro.
  • Integração direta com o setor de vendas, loja virtual e financeiro: O ERP vhsys oferece integração com todas as áreas do seu negócio, como setor de vendas, loja virtual e financeiro. Isso proporciona uma gestão mais eficiente, reduz a necessidade de trabalho manual e retrabalho.
  • Facilidade e agilidade: faça tudo sem sair do sistema: Você pode realizar todas as operações relacionadas à emissão de boletos dentro do sistema vhsys. Isso economiza tempo e minimiza possíveis erros de transferência de dados entre diferentes plataformas.
  • Mais segurança: sem erros ou fraudes: A integração do ERP vhsys garante mais segurança nas transações e reduz a possibilidade de erros ou fraudes. Isso ocorre porque todas as informações são gerenciadas dentro de um único ambiente, facilitando o controle.

Faça agora um teste grátis e descubra como a Conta Integrada do ERP vhsys pode facilitar o sucesso do seu negócio. 

banner ERP
Emissor de boleto bancário: qual sistema é melhor e mais barato?
Karin Prestes

Graduada em Marketing, com especialização em Marketing Digital, sou uma redatora entusiasta da comunicação, tecnologia e inovação. Busco integrar técnica e paixão para oferecer aos micro e pequenos empreendedores conteúdos esclarecedores, capazes de desmistificar temas complexos e ajudar efetivamente no seu dia a dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de gestão online

Preencha os dados para iniciar
seu teste grátis de 7 dias no ERP vhsys.

Sistema de gestão online

Experimente grátis por 7 dias!