O que é DANFE Online, para que serve e como emitir

05.06.2019
Bruna Wagner

Escrito por @Bruna Wagner

O que é Danfe Online

Danfe online é o Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica (DANFE), que é uma versão simplificada da NF-e. A emissão deste documento ainda gera muitas dúvidas nos empreendedores.

Por isso, neste artigo vamos explicar: o que é DANFE online? Pra quê serve o DANFE? Como emitir o Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica?

Muitas pessoas ainda confundem o documento auxiliar, com a nota fiscal. Porém, um é complementar ao outro e tem funcionalidades diferentes. Acompanhe!

O que é DANFE Online?

DANFE é a sigla para Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica. O documento é uma representação gráfica simplificada da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), que só existe em sua forma digital.

Este documento traz as informações que constam na nota emitida na venda de produtos e pode ser consultado pela internet ou impresso, como é obrigatório em alguns casos.

O DANFE não substitui a emissão da NF-e ou arquivo XML, mas facilita o acesso aos seus dados pelo consumidor, pois possui a chave numérica da nota que o originou.

Por isso, é importante que o sistema emissor da nota eletrônica seja o mesmo que gere o documento auxiliar. Assim, é possível evitar divergências entre as informações de cada arquivo.

Para que serve o DANFE

Após emitir a nota fiscal eletrônica, a empresa deve imprimir o DANFE (documento auxiliar), para acompanhar a circulação de mercadorias.

Caso as transportadoras rodem sem este comprovante, poderão receber multa em possíveis fiscalizações. Essa regra é válida tanto para transportes estaduais e interestaduais.

Além disso, o DANFE online também possui um campo, que serve como comprovante de entrega do produto ao destinatário. O cliente fica identificado pelo nome e assinatura, e é importante que este canhoto seja armazenado, caso haja problemas com a entrega ou mesmo o cliente o solicite.

O web DANFE também confirma a existência da nota fiscal e pode ajudar na escrituração contábil. Isso porque, muitas vezes, o destinatário não é credenciado para emitir notas fiscais.

Dessa forma, o DANFE deve ser arquivado por cinco anos, como é especificado pela legislação tributária. Em casos em que há emissão de nota, não é preciso arquivar o documento auxiliar.

Diferença entre DANFE Online e XML

O DANFE on line e o arquivo XML tem características e finalidades muito distintas.

DANFE

é a representação simplificada da nota fiscal eletrônica, usada no transporte de cargas para fins de fiscalização.

Arquivo XML

é o formato da versão eletrônica da NF-e. Ele é o documento em si. Este formato de arquivo também é usado pela contabilidade para a entrega de obrigações.

>> Veja mais sobre as diferenças entre Nota Fiscal, DANFE, DARF e XML

Quais informações são obrigatórias no DANFE Online

Como vimos, o web DANFE online pode ser emitido após a autorização de uso da nota fiscal pela SEFAZ (Secretaria de Fazenda).

Assim como na NF-e, algumas informações principais precisam constar no DANFE online. Conheça algumas delas:

  • Chave de acesso composta por 44 dígitos, que localiza a nota fiscal;
  • Código de barras;
  • Data e horário de saídas das entregas e cargas (caso não contenha, subentende-se que o transporte foi feito no dia da emissão do documento fiscal);
  • Placa do veículo usado no transporte;
  • CNPJ, Inscrição Estadual, razão social da transportadora;
  • Número total de folhas do documento (o DANFE pode ter várias páginas, mas precisam ser enumeradas);
  • É necessário conter também a palavra DANFE no documento.

Além disso, o DANFE web possui um leiaute padrão, que está disponível no Manual de Integração do Contribuinte. O documento fica no Portal da Nota Fiscal Eletrônica. Esta plataforma é coordenada pelo Encontro Nacional de Coordenadores e Administradores Tributários Estaduais (Encat), em parceria com a Receita Federal.

Como fazer a consulta DANFE online

A nota fiscal é um documento eletrônico, que pode ser consultado online. Dessa forma, o DANFE online consulta também fica disponível.

Sendo assim, você pode visualizar DANFE online pode no portal da SEFAZ do estado da empresa que emitiu o documento. Mas, para ter acesso ao documento, é preciso ter a chave de acesso da NF-e.

No entanto, o sistema permite visualizar apenas uma nota por vez, o que pode dificultar a consulta dos dados. Além disso, o arquivo DANFE na íntegra pode ser acessado em até 180 dias após sua emissão.

Após esse prazo, são disponibilizadas apenas informações resumidas referentes à identificação da NF-e, como: número, CNPJ do destinatário ou do emissor, data de emissão, valor e situação.

Como imprimir DANFE

Como vimos, você pode gerar DANFE após o lançamento da nota fiscal, com a validação do certificado digital da empresa.

Para imprimir DANFE com a chave de acesso e os demais dados do documento, é recomendado que seja usado o mesma sistema onde se lançou a NF-e. Assim, você não corre riscos de ter informações divergentes entre os documentos.

Normalmente, os emissores de notas fiscais emitem junto á nota, o DANFE. Isso facilita os processos, automatiza rotinas e ainda diminui erros. Também é possível baixar DANFE pela chave de acesso, para encaminhar por e-mail aos clientes e transportadores, se necessário.

Dessa forma, fica muito mais fácil emitir DANFE online.

Como emitir DANFE online

Existem diversas opções de sistemas para emitir DANFE on line no mercado. Mas, o recomendado pelo Ministério da Fazenda, é que o empreendedor use o mesmo sistema para o lançamento da NF-e e gerador de DANFE.

Assim, é possível garantir a segurança das informações nos dois documentos. Além disso, a empresa não corre o risco de sofrer multas por divergência de dados em possíveis fiscalizações.

Dessa forma, é recomendado usar um sistema de notas fiscais com emissor de DANFE online. O VHSYS é um sistema de gestão, que emite diversos tipos de notas fiscais, assim como o documento auxiliar.

Com o software, ainda é possível enviar automaticamente os arquivos para o e-mail do cliente e cadastrar todas as informações necessárias com facilidade. Além disso, pode imprimir o DANFE e baixar o arquivo XML da NF-e. O sistema também armazena os documentos pelo prazo exigido pela legislação.

Ao mesmo tempo, o sistema VHSYS traz soluções completas para melhora a gestão de seu negócio. Ele conta com módulos completos e integrados de controle de vendas, estoque e financeiro.

Você pode testar o ERP gratuitamente por 7 dias! Aproveite!

E aí, conseguiu tirar todas as suas dúvidas sobre o DANFE online?

Nesse post vimos o que é Danfe, para que serve o DANFE, diferença entre DANFE Online e XML, Quais informações são obrigatórias no DANFE, Como fazer a consulta DANFE online, Como imprimir DANFE e Emissor de DANFE online.


Esperamos ter ajudado 🙂


Bônus

Perguntas e respostas rápidas sobre o DANFE

O que significa DANFE online?

O DANFE é o Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica. Ele é umas versão simplificada da nota, que é impressa e acompanha o transporte de mercadorias. A emissão de DANFE é feito por qualquer emissor online de notas fiscais.

Como imprimir DANFE online?

Após a emissão da NF-e, é gerada pelo mesmo sistema o DANFE. Assim é possível imprimir DANFE com chave de acesso e anexar junto ao manifesto de carga. A impressão de DANFE é extremamente importante, pois é obrigatória a circulação de mercadorias com esse documento.

Onde se gera DANFE?

O documento pode ser gerado no mesmo sistema onde você emite NFe. Essa é uma recomendação do Ministério da Fazenda, para que você não tenha divergência de informações entre os documentos.

Como fazer o download DANFE?

Após gerar o documento, é possível fazer o download DANFE em pdf. Assim, você pode arquivar o documento, ou enviar para as transportadoras via e-mail, caso necessário.

O que é chave de acesso DANFE?

Ao gerar DANFE, é criado uma chave de acesso de 44 dígitos. A partir dela, é possível localizar a nota fiscal e ter mais detalhes sobre a venda de mercadorias. A chave DANFE traz ainda mais segurança sobre o documento, que serve de comprovante de uma operação comercial.

O que é emitente?

Emitente é o responsável por lançar a nota fiscal e o DANFE sobre os produtos vendidos, que serão transportados.

Adicione um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários da públicação

  • avatar
    Felipe Ribeiro, em 06.06.2019 disse:

    Ótimo conteúdo. Grato aos envolvidos.

    • avatar
      Larissa Medeiros, em 15.07.2019 disse:

      Olá, Felipe,

      Agradecemos o comentário. Dê uma olhada no nosso blog https://blog.vhsys.com.br/ para saber a respeito de outros temas de gestão empresarial. Na barra de pesquisa, você pode conferir outros assuntos que não estão na página inicial.

      Até mais!

Conheça o VHSYS

Sistema de

Gestão Completa VHSYS

Emita Notas Fiscais

Gerencie as Vendas

Controle o Estoque

Organize seu Financeiro

Saiba mais
Desbloquear conteúdos

Torne-se um empreendedor de sucesso. Tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos gratuitamente.