Conecte-se ao empreendedorismo

12 ações para aumentar as vendas no seu pet shop

Tempo de Leitura: 6 minutos
Pet Shop ações para aumentar as vendas no seu pet shop
ERP completo +  Conta PJ Integrada + Maquininha Stone com mensalidade zero

Supere seus concorrentes com a Gestão Integrada

Organize suas finanças e aumente suas vendas, tudo em um só lugar!

Com um mercado cada vez mais aquecido e competitivo, para aumentar as vendas no pet shop é preciso muita criatividade. Afinal, com tantas opções aos olhos do consumidor, ter um diferencial acaba se tornando primordial para conseguir se destacar. 

Calma, não precisa ficar quebrando a cabeça pensando em alguma ação inovadora. Trouxemos no conteúdo a seguir 12 opções para você colocar em prática no seu pet shop. Confira!

Linhas de produtos para vender em pet shops

Antes de conhecer as ações em si, é importante ter em mente que o básico tem que estar muito bem feito. Isto é, o estabelecimento deve possuir uma linha de produtos que atendam às principais necessidades dos pets e, respectivamente, seus tutores.

Isso evita que os consumidores se frustrem ao buscar algo comum do cotidiano e acabem não encontrando. Portanto, confira abaixo os itens que mais vendem em petshops e que não podem faltar no seu: 

Alimentos

Seu estabelecimento deve estar sempre em dia com as rações, sachês e petiscos. Afinal, são produtos que têm muita saída, já que a alimentação dos animais é constante. Ou seja, são itens essenciais para a sobrevivência dos pets e também do seu negócio. 

Portanto, crie um bom giro de estoque desses produtos. Isso é importante para que seu inventário esteja sempre bem abastecido e você não perca vendas por falta de mercadoria ou tenha demais a ponto de não conseguir vender a tempo dos prazos de validade. 

Higiene

Assim como uma boa alimentação, a higienização adequada dos animais domésticos é fundamental para um organismo saudável. Não é à toa que produtos de higiene como escova de dentes, produtos de banho, tapetinhos higiênicos e demais utensílios sejam a segunda maior busca entre tutores. 

Acessórios

Quando se trata de acessórios para pet shop, a variedade de produtos é o fator chave de boas vendas. Por exemplo, tenha diferentes opções de coleiras no seu estabelecimento como de peitoral, plana tradicional e de obediência. 

Comedouros, bebedouros e colares elisabetanos também são itens que atraem clientes. E, claro, não podemos deixar de fora os brinquedos, que são sensação entre os animais com mais energia.

Farmácia

Por fim, itens de farmácia também devem ser considerados em quem abre um pet shop. Anti pulgas e carrapatos, antitóxico e remédio para vermes são algumas das opções que todo o animal doméstico vai precisar tomar em algum momento da vida. 

O ponto de atenção desses produtos é a data de validade. Em geral, essas medicações podem ter um prazo de vencimento bem mais curto. 

12 ações para aumentar as vendas no seu pet shop

Linhas de produtos compreendidas e bem abastecidas, é o momento de colocar a criatividade em prática para vendê-las. Veja algumas ideias para aumentar as vendas no seu pet shop:  

1. Layout de loja criativo

Se buscamos inovação para aumentar as vendas, isso deve começar desde o estabelecimento físico, não é mesmo? Por isso, invista em disposições de itens criativos. Fazer composições com os próprios acessórios pet, montar kits e ter uma boa vitrine já traz bastante destaque a sua loja. 

Cuidado apenas para que a organização se mantenha funcional, tanto para consumidores quanto para o próprio empreendedor no dia a dia. 

12 ações para aumentar as vendas no seu pet shop

2. Loja virtual

Ter uma loja virtual abre muitas possibilidades ao empreendedor. Afinal, seus produtos podem ser vistos e comprados por qualquer um que esteja navegando na internet. Sem falar que, estratégias de marketing digital do seu negócio ficam bem mais fáceis, pois, você consegue direcionar o cliente para sua loja e produtos anunciados por meio de links. 

As possibilidades são diversas, desde ter um e-commerce próprio ou anunciar produtos em marketplaces. Uma boa ferramenta de gestão de vendas físicas e online é indispensável para manter estoque e financeiro em dia. 

3. Diversificação de meios de pagamento

Com avanço tecnológico, formas de pagamentos estão cada vez mais modernas. Logo, oferecer diferentes opções como PIX, QR Code e Aproximação pode ser um fator decisivo na compra de um cliente. 

Essa ação é válida tanto para estabelecimentos físicos quanto lojas digitais. O importante é deixar que o consumidor escolha o meio de pagamento que preferir. 

4. Campanhas e promoções periódicas de incentivo

Aproveitar datas sazonais para vendas também é uma ação que pode ser aplicada em pet shops. Afinal, os animais domésticos estão cada vez mais próximos de seus tutores, sendo considerado até mesmo um membro familiar.

Então, por que não utilizar essas datas para aumentar as vendas? Natal, dia das mães e pais, inverno e verão, dia do consumidor e blackfriday, são várias as oportunidades para atuar estrategicamente com promoções e descontos. 

5. Divulgação digital

Sabe aquela famosa frase de “quem não é visto, não é lembrado”? Pois bem, os pet shops devem estar onde seus consumidores estão. E, com os canais digitais cada vez mais populares entre o público, o seu negócio tem que estar lá também para atrair clientes

Aplicativos de delivery para oferecer praticidade ao cliente, redes sociais para promover produtos e até mesmo canais de atendimento digitais, como WhatsApp, para tirar dúvidas e concluir a compra são boas opções para colocar em prática. 

6. Parcerias 

As parcerias podem ser grandes aliadas para aumentar as vendas em pet shops. Portanto, pesquise empresas do ramo também para tentar atrair novos clientes. Banho e tosa, creches, hoteizinhos, clínicas veterinárias e adestradores são algumas das oportunidades disponíveis. 

7. Feiras de adoção em parceria com ONGs

Ajudar animais abandonados a conseguirem um lar pode contribuir com as vendas no seu pet shop. Isso porque, ao promover feiras em parceria com ONGs, o tutor que adotar um bichinho, já compra tudo o que é necessário no seu próprio estabelecimento. 

Além disso, a marca da sua empresa ganha valor perante os consumidores, contribuindo para uma causa tão importante como é a adoção de animais. O que auxilia também para a fidelização de clientes

8. Serviços por assinatura

Trabalhar com mais previsibilidade de ganhos traz muito mais segurança a um empreendedor. Entretanto, nem sempre é possível conseguir isso com a venda de produtos diários. Tem dias que pode vender nada, outros muito, é natural do modelo de negócio.

Entretanto, há uma forma de tentar contornar esse cenário com os serviços de assinatura. No caso de pet shops, assinaturas de compras e envios mensais de produtos como ração, petiscos e tapetinhos higiênicos. 

Adicionando um percentual de desconto, os clientes podem adquirir seus itens com valores mais atrativos e o empreendedor consegue ter uma maior previsibilidade de ganhos, ainda que ocorram cancelamentos. 

Além disso, com rotinas cada vez mais corridas, é uma ótima ação de vendas para os tutores esquecidos que deixam tudo para última hora. 

9. Pet influencers

Os pets também estão ganhando as redes sociais, fazendo até mesmo mais fama que influenciadores digitais humanos disponíveis no nicho. Trabalhar com esses animais populares pode trazer bons frutos ao seu negócio do mercado pet.

Não precisa ser o maior perfil ou algo do tipo, hoje há diversas categorias como nano, micro, pequeno, médio e grande influenciadores. Ainda, há aqueles que possuem audiência mais regionalizada e também com público mais amplo. Tudo depende da estratégia que você deseja aplicar na sua divulgação.

10. Ofereça amostra grátis 

Achar algum cliente que não gosta de amostra grátis é quase impossível. Então, quando puder, ofereça uma pequena amostra para o tutor dar ao seu animal de estimação. Além de estar promovendo seus produtos, também está conquistando seu cliente. 

11. Trabalhe a demonstração de produtos

O mercado pet tem lançado cada vez mais produtos inovadores para seu público. Então, é natural que os clientes fiquem curiosos com o funcionamento. Se for algum item que não possa ser deixado em demonstração ou que o consumidor tenha dúvidas, dedique atenção mostrando com calma. Isso pode ser decisivo para fechar a compra!

12. Ferramentas de gestão

Com tantos produtos diferentes, fazer uma boa administração do pet shop é fundamental para ir bem. Para crescer, então, é crucial. Afinal, aumentar clientes de forma desorganizada pode fazer com que a ação não seja tão legal assim e até mesmo prejudique um negócio. 

Um sistema de gestão empresarial completo pode ser mais que um aliado para aumentar as vendas no pet shop. Além de promover controle financeiro e de estoque, ele consegue integrar a loja física com a virtual, trazendo ao empreendedor mais tempo e segurança para gerir seu negócio. 

Quer saber mais sobre sistema de gestão? Conheça o vhsys!

O vhsys é um sistema de gestão empresarial completo. Essa ferramenta digital possibilita ao empreendedor o controle financeiro, controle de estoque, emissão de notas fiscais, emissão de boletos, controle de vendas, conciliação bancária, PDV e muito mais num só lugar. 
Trata-se de um sistema de fácil usabilidade e acesso, que tem como objetivo principal facilitar a vida de empresários. Faça um teste gratuito de 7 dias sem compromisso algum se cadastrando no formulário ao lado.

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de gestão online

Preencha os dados para iniciar
seu teste grátis de 7 dias no ERP vhsys.

Sistema de gestão online

Experimente grátis por 7 dias!