Redes sociais : 5 métodos para pequenas empresas gerarem negócios

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Provavelmente você já conhece a importância das redes sociais nos dias atuais. Mas você já compreende a importância de investir nessas plataformas?

Atualmente, o número de pessoas que acessam as redes sociais diariamente é alto. Logo, é necessário ter em vista que a presença no mercado virtual é tão importante quanto a presença no mercado físico. 

Cada vez mais as empresas então utilizando as redes sociais para promover a sua marca e alcançar novos consumidores, então se o seu negócio não está presente nas redes sociais, é hora de começar.

Se interessou sobre o assunto e quer saber mais sobre como investir nas redes sociais? veja abaixo o que você vai acompanhar por aqui 🙂

Motivos para a sua empresa investir em rede social
Crie uma estratégia
Tenha um cronograma de postagens
Interaja com seu público
Ferramentas que podem te ajudar

Motivos para a sua empresa investir em rede social

O primeiro motivo é: entenda o poder das redes sociais. Não tenha dúvidas quanto ao poder das redes sociais para pequenas e médias empresas.

Com o crescimento das redes sociais é possível afirmar que essas plataformas se tornaram um meio de trabalho, uma ferramenta que pode auxiliar no crescimento do seu negócio.

Em consequência disso, outro motivo para investir na rede social para pequenas empresas é criar a identificação da marca. Mas o que isso significa? Você deve estar se perguntando. Bem, a identificação de marca, nada mais é do que criar uma identificação entre o cliente e a sua marca. Essa estratégia simples pode fazer com que outras pessoas, que antes não conheciam sua marca e que, portanto, não a consideravam como uma opção, passem a considerar. 

Um exemplo: você presta serviços como contador e um dos seus serviços possui um diferencial muito interessante. Mas, você só consegue oferecer esse diferencial quando um novo cliente entra em contato com você. Complicado não é mesmo?

Com as redes sociais, esse desgaste pode ser evitado. Isso porque lá você tem espaço para falar do seu negócio e explicar cada diferencial do seu serviço. As redes sociais são um ótimo espaço para você divulgar seu trabalho, se diferenciar e, ainda, atrair novos públicos. 

Crie uma estratégia

Sendo assim, agora que você já entendeu alguns dos motivos para entrar nas redes sociais, que tal aprender a gerenciar melhor essas plataformas? 

Bem, todo negócio precisa de uma estratégia e, com a rede social não seria diferente. Logo, é de suma importância que você faça algumas considerações antes de criar seu Instagram. Por exemplo: 

  • Quem é meu público-alvo e a minha persona?
  • Qual é a linguagem correta com que devo me comunicar?
  • Quais serviços eu posso oferecer?
  • Quais são meus diferenciais? 

Pense muito bem nas respostas para essas perguntas e a partir daí defina a sua estratégia. 

O público que você quer conquistar deve conhecer a sua marca para criar uma identificação pessoal com ela. Portanto, poste regularmente e cative seu público, forneça informações úteis, seja direto e claro, isso irá te abrir muitas portas. 

Sendo assim, após definir quem é seu público-alvo e qual é a melhor linguagem para se utilizar nas postagens, é necessário definir quais são os serviços que você oferece que mais se destacam e, principalmente, quais os seus diferenciais em relação à concorrência. 

As redes sociais possibilitam que qualquer pessoa tenha acesso a ela. Logo, tenha consciência que a concorrência estará presente e marque presença nas suas postagens, nos seus serviços e mostre seus diferenciais. 

Bem, agora que você já definiu sua estratégia é importante definir um cronograma de postagens.  Afinal, nutrir um potencial cliente com informações de qualidade é essencial para o sucesso do seu negócio.

Vamos lá?

Tenha um cronograma de postagens

Como já foi dito anteriormente, criar um cronograma de postagens é fundamental para o sucesso do seu negócio nas redes sociais. 

Logo, ao criar o seu Instagram o ideal é criar um post contando um pouco da sua história e como a sua empresa se tornou o que é atualmente. 

Além disso, também é importante criar uma periodicidade nas postagens. Assim você sempre estará marcando presença no dia a dia dos seus potenciais clientes e, no futuro, eles se lembrarão de você. 

Outro ponto importante é observar em qual horário do dia as suas postagens geram mais engajamento. Interagir com o público é fundamental.

Outra estratégia importante é estar por dentro das tendências. Vivemos em um mundo conectado, que a todo momento viraliza um novo conteúdo. Logo, entrar “na brincadeira” pode gerar destaque para o seu perfil. 

Dessa forma, você estará sempre em contato com o seu público e entenderá melhor quais as necessidades do mercado. 

Interaja com seu público

Após criar a sua estratégia para atuar nas redes sociais e definir o seu cronograma de postagens esteja atento a necessidade do seu público. 

Na maioria das vezes, somente às postagens não são o suficiente. O público das redes sociais gosta de interagir e de se comunicar.

Portanto, procure fazer uma interação diária com o seu público, mesmo que não seja através de postagens. Apareça nos Stories, mostre um pouco do seu dia a dia, abra a caixinha de perguntas, essas ações irão te aproximar do seu público e te farão entender 0 que eles precisam.

Além disso, como já dissemos antes, se você está sempre presente, no momento certo será lembrado. 

E agora? Aposto que você já se sente mais preparado para lidar com esse novo desafio, não é mesmo? Então continue a leitura a seguir, que iremos te dar uma última dica: quais ferramentas podem te ajudar nesse processo!

Ferramentas que podem te ajudar

Agora que você já entendeu como gerenciar suas redes sociais, que tal conhecer algumas ferramentas que podem tornar esse serviço mais simples? 

Vamos lá! 

  • Canva: esse aplicativo é um dos mais completos do mercado atualmente. Ele permite que você produza diferentes tipos de postagens para o seu perfil e possui uma interface bastante intuitiva.

Ele possui uma versão paga, mas a sua versão gratuita é bem completa e permite a criação de posts interessantes e originais.

  • Inshot: esse aplicativo é uma opção para você que quer se aventurar na criação de vídeos para o seu perfil. Ele permite que você faça vídeos de fotos e colagens e o melhor de tudo: gratuitamente!
  • Adobe Spark: é uma opção para as pessoas que apostam na potência do Stories. Sendo assim, sua principal função é a produção de Stories Animados para o Instagram. 

Além dos aplicativos que auxiliam na produção do conteúdo, existem também sites que te auxiliam na organização das postagens. Isso mesmo, esses sites te ajudam a agendar seus posts no Instagram. Bom demais né?

Alguns deles são:

  • Grow Social; 
  • Postgram;
  • Etus; 
  • Hootsuite; 
  • Buffer.

Fora todas essas ferramentas que são essenciais para sua trajetória empreendedora , é super importante contar também com um sistema de gestão que pode te ajudar também no dia a dia, e na sua organização em geral, financeira, estoque e muito mais 🙂

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Brendha Romualdo
Microempreendedora, graduada em marketing digital, ciências humanas e sociais. Atuou na produção de conteúdo para web, como estagiária na câmera municipal, foi bolsista no programa de iniciação de docência e voluntário no projeto café sociológico. Tem como objetivo impactar pessoas positivamente produzindo conteúdo de qualidade.

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