Conecte-se ao empreendedorismo

6 tendências da contabilidade para você adotar

Tempo de Leitura: 5 minutos
O mercado contábil vem vivendo um momento de transformação. Muitos profissionais contabilistas ainda se sentem ameaçados com a tecnologia, mas é impossível ignorá-la neste momento de transição da contabilidade tradicional para digital.
ERP completo +  Conta PJ Integrada + Maquininha Stone com mensalidade zero

Supere seus concorrentes com a Gestão Integrada

Organize suas finanças e aumente suas vendas, tudo em um só lugar!

Cada vez mais surgem parcerias que disponibilizam uma melhor produtividade para empresário contábil e a tecnologia veio para ajudar a abrir vários caminhos neste segmento. O objetivo é que o contador seja cada vez menos despachante e mais especialista. O profissional contábil que utilizar dessas tecnologias pode revolucionar sua rotina, modificando o que é visto como um trabalho burocrático, para um novo olhar de protagonista. O contador chegará no nível de conseguir trazer todas as informações que o seu empresariado precisa para crescer no seu negócio.

Então se você é um empresário contábil e quer se aliar à tecnologia e fazer dela um motor propulsor do próprio negócio e do empreendimento dos seus clientes, precisa estar ligado às tendências da contabilidade deste ano, que se somadas podem te ajudar a trabalhar de forma mais inteligente e mais voltada para resultados.

Acompanhe as principais tendências que você vai ler por aqui 🙂

Automatização de Processos

Reduzir custos e tempo de análises de processo são ganhos obtidos por meio de ferramentas quando automatizamos processos.

Por exemplo, nosso imprescindível excel não é considerado uma automação, ele é um apoio computacional que ajuda a executar alguns processos, porém uma planilha não tem autonomia para realizar um processo sozinho como um sistema, que executa as atividades de forma automática.

Existem algumas formas de automatizar processos, e uma delas é através de sistema de informação, esta talvez seja uma das formas mais comuns utilizadas.Quando tem um sistema de apoio voltado para sua funcionalidade e recurso necessário para apoiar você contador no seu processo.

Pagamento com PIX

A chegada do pix trouxe mudanças significativas para todos. Para as pessoas físicas se tornou mais simples cumprir com responsabilidades financeiras diminuindo o tempo gasto nos pagamentos, o que impacta de maneira positiva os prazos. Em consequência disso se torna mais prático para as pessoas jurídicas pagar fornecedores e colaboradores, com segurança para ambos os lados.

Mas para o escritório de contabilidade qual o impacto?

O contador é o profissional responsável por orientar sobre o que há de melhor para seus clientes no mercado atual. E esta modalidade de pagamento trás diminuição nas taxas de tributos pagas pelas empresas. Outro cenário é que devido ao pix as compensações de valores pagos para compra de produto ou serviço são mais ágeis, levando a um fluxo de receita maior devido a rapidez na liquidação de pagamentos.

É fundamental que os seus clientes se sintam confortáveis e seguros com relação às finanças das suas empresas. Seguindo nessa linha é importante orientá-los que as transações de pix também ficam protegidas pelo sigilo bancário, por este motivo é importante que os clientes cadastrem as chaves pix, pois não haverá a necessidade de intermediar a transação e o valor de uma compra ou seja, vai cair diretamente no caixa da empresa.

Vale ressaltar a importância de estar atento a golpes. Por isso, para manter o controle contábil em dia, cada movimentação realizada por meio do Pix deve ser registrada.

Terceirização e serviços compartilhados

Os contadores precisam ter um diferencial para ficar à frente da concorrência, tendo em vista que o mercado econômico está cada vez mais competitivo. Por isso, torna-se muito importante destacar as atividades essenciais do seu escritório, sem reduzir o nível de qualidade, eficiência e agilidade dos processos operacionais. 

Nesse contexto, cresce a cada dia a contratação dos serviços de Business Process Outsourcing (BPO) que viabilizam a execução de fluxos e processos com exatidão. O BPO nada mais é que uma terceirização de processo do seu negócio. Este modelo foi adotado no Brasil, em meados de 2000, mas a procura se tornou mais comum nos últimos 5 anos, quando as empresas começaram a entender os benefícios desta terceirização.

O principal objetivo da terceirização é aproveitar as economias de escala, economizando potencialmente de 20 a 65% em termos de custos de emprego para folha de pagamento, impostos, salários e outros benefícios. 

Terceirizar empregos de contabilidade também significa tirar proveito da experiência, dos conjuntos de habilidades e da tecnologia dos prestadores de serviços – o que não é facilmente alcançado com a contratação de novos funcionários ou com o investimento em nova infraestrutura.

6 tendências da contabilidade para você adotar

Tecnologia e Certificados Digitais

Os avanços tecnológicos transformaram a rotina empresarial, e com a contabilidade não foi diferente. É necessário se adequar a automatização de processos que garantem o cumprimento das obrigações e facilitam o dia a dia do cliente e do contador.

O certificado digital auxilia no cumprimento de operações em ambiente digital, o que traz agilidade, desburocratiza as operações e garante a segurança dos dados empresariais.

E para te ajudar ainda mais, aqui na vhsys, temos parceria com a certificadora Emita já. Uma autoridade de Registro de Certificação Digital (AR), que nasceu com o objetivo de simplificar o acesso aos certificados de uma forma rápida e segura, por um preço que cabe no seu bolso

Além de emitir ou renovar seu certificado de maneira rápida e prática, garantindo mais segurança para suas operações digitais e de seus clientes.

6 tendências da contabilidade para você adotar

Estar à frente neste mercado é primordial, e a adoção de novos modelos de contabilidade podem gerar algumas vantagens.Saber realizar uma gestão de risco das empresas, independente do porte, é necessário para todo escritório contábil.

O mercado está carente de profissionais contábeis que são especialistas em planejamento e compliance tributário.

Um consultor tributário, por exemplo, vai além do papel de um contador. Ele tem uma visão ampla da gestão, planeja toda a parte tributária, elabora a gestão de risco e atua no auxílio da recuperação de crédito do seu cliente. 

Com o conhecimento em contabilidade preocupa-se também em ter conhecimento na área de direito, rh, estuda dados, análise performance da empresa dos seus clientes e de como eles estão performando para dar um parecer efetivo. Isto o torna um profissional polivalente.

Descobrir o Software certo que pode impulsionar o seu crescimento e aproximar você do seu cliente é um desafio.

Processos de implementação de BPO Financeiro, por exemplo, será mais fácil se você usar um sistema de gestão financeira que seja completo, mas simples de utilizar.

Ao usar um sistema de gestão que registra toda movimentação financeira da empresa, emite notas, faz conciliações financeiras e monitora contas a pagar e a receber, ainda consegue integrar diversas informações que permitem o seu escritório a ter acesso aos dados dos seus clientes dentro do prazo.

Além disso, os dados são armazenados e salvos na nuvem, ajudando tanto o contador como o cliente a ter mais tempo para investir no crescimento do negócio. E, consequentemente, fornecer um atendimento consultivo especializado que garanta a satisfação dos clientes.

A tecnologia pode se tornar sua grande aliada. Se você quer aumentar sua produtividade e se livrar dos problemas de comunicação com os clientes, é importante buscar um sistema que atenda tanto às necessidades do empreendedor, quanto do contador. 

Por isso, o sistema de gestão vhsys é a opção ideal para você realizar a gestão financeira completa e online para seus clientes.

Nossos projetos de parceria são pensados para que você se aproxime ainda mais dos seus clientes, por meio de serviços personalizados.

Saiba tudo sobre esta parceria da vhsys 🙂

6 tendências da contabilidade para você adotar
Redator vhsys

Explorando os textos no vhsys: potencialize sua comunicação com conteúdos envolventes, destacando-se na plataforma com textos eficazes e impactantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de gestão online

Preencha os dados para iniciar
seu teste grátis de 7 dias no ERP vhsys.

Sistema de gestão online

Experimente grátis por 7 dias!