Qual a diferença entre público-alvo, buyer persona e cliente ideal?

Fernando

Qual a diferença entre público-alvo, buyer persona e cliente ideal?

Para que uma estratégia de marketing seja eficiente é necessário conhecer as pessoas com quem queremos falar. Neste universo de pessoas, uma empresa tem três nichos específicos: as buyer personas, o público-alvo e o cliente ideal.

Preparamos esse artigo para explicar a diferença e as particularidades entre cada um para que sua empresa comunique-se adequadamente com ambas.

O que é público-alvo?

Público-alvo é um segmento da sociedade com determinadas características em comum, como: idade, sexo, profissão, interesses, etc. Para uma empresa, o público-alvo é o grupo de pessoas que você escolhe como clientes principais para dirigir uma ou um grupo de mensagens específicas.

Exemplo: Público-alvo para uma loja de roupas: Mulheres entre 20 e 30 anos, que gostam de sair a noite.

Como definir seu público-alvo: Basicamente, o empresário precisa saber em quem ele quer focar as estratégias do seu negócio. Isso significa que a empresa precisa conhecer seus clientes, suas características, do que gostam, o que esperam de uma marca como a sua. Afinal, se uma empresa não conhece os seus clientes, como poderá desenvolver melhores produtos e aperfeiçoar seus serviços?

Conheça o sistema de gestão empresaria VHSYS!

O que é Buyer Persona?

O buyer persona é um personagem semifictício criado para ajudar sua empresa a compreender melhor quem é o cliente e do que ele precisa. Diferente do público-alvo que descreve o seu cliente por meio de características etnográficas, o buyer persona atribui características psicológicas ao cliente, como qualidades e comportamentos específicos.

Exemplo: Fernanda é uma mulher de 25 anos, estudante de administração que tem uma renda estável entre R$1.800 e R$2.500. Ela gosta de sertanejo e, consequentemente, em seu lazer gosta de ir em baladas que toque esse estilo de música. Nas baladas que vai, não se preocupa muito em gastar, precisando, então, de auxílio para controle financeiro.

Como definir seu buyer-persona: Para selecionar as pessoas certas que serão o parâmetro de persona, observe as mídias sociais da sua empresa e analise as pessoas mais ativas em suas redes. Também faça um levantamento dos tipos de clientes que sua empresa possui e quais são as suas características em comum. Para a construção do seu buyer persona, leve em consideração dados como:

Idade, Cargo, Hábitos; Frustrações; Desafios; Crenças; Hobbies; Estilo de vida; Hábitos de compra; Quais mídias preferem; Quem os influencia; Quais tecnologias usa; Onde busca informação; Critérios de decisão na hora da compra; Momento da jornada de compra em que se encontra.

O que é o perfil de cliente ideal?

Por último, o cliente ideal, pessoa que melhor se identifica com o seu negócio, sendo um consumidor bastante ativo e cujas necessidades são supridas com bons resultados. Neste caso, o perfil do cliente ideal reúne características dos tipos de clientes que realmente são interessantes para o seu tipo de negócio.

Gestão de clientes

Nós sabemos que hoje em dia há vários recursos tecnológicos para facilitar a rotina empresarial. Portanto, considere o uso da tecnologia pra otimizar e gerenciar sua carteira de clientes.

Utilize uma ferramenta específica para gestão de vendas, como a VHSYS, sistema online de gestão empresarial com diversos recursos, incluindo uma ferramenta exclusiva para a Gestão de Clientes.

Com ela você cadastra todos os dados e centraliza todas as informações dos seus clientes em um único lugar, além de ter acesso a relatórios personalizados sobre seus clientes e fornecedores sempre que precisar. Experimente grátis!

Receba conteúdos exclusivos em seu email e fique por dentro das últimas novidades no ambiente empresarial!

Fernando
Sobre o autor
Fernando
Formado em Marketing e Coordenador de Marketing de Conteúdo na VHSYS.

deixe seu comentário

adicionar comentário
Cancelar

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário neste post. Seja o primeiro!

Visualizar mais
Rated 4.9/5 based on 11 avaliações