Conecte-se ao conhecimento

Como e por que fazer pesquisa de mercado?

A insegurança com a economia tem deixado muitos empreendedores aflitos quanto ao caminho que devem seguir com seus negócios. Porém, todo período traz consigo oportunidades, muitas vezes escondidas dos nossos olhos.

Nessas horas, faz-se necessário as pesquisas de mercado para analisar as novas tendências de mercado, os comportamentos das pessoas e seus novos hábitos de consumo e, enfim, qual caminho direcionar o negócio.

Para que você consiga realizar uma pesquisa abrangente e satisfatória para seu negócio, preparamos essas dicas. Vamos lá!

Para que servem as pesquisas de mercado?

Antes de nos aprofundarmos nas pesquisas em si, é importante definir a sua importância. As pesquisas servem para orientar as empresas quanto à sua atuação. Isso significa que cada passo que uma empresa dá, é fruto de uma pesquisa.

Por exemplo, uma empresa deve certificar-se que um novo produto venderá bem. E como ela faz para saber isso? Através da pesquisa.

As pesquisas apresentam diferentes metodologias para apontar informações significas para uma empresa. Existe uma pesquisa para coletar cada informação específica, como a expansão da área de atuação de uma empresa, a participação em novos segmentos, ajuste de preços, lançamento de novos produtos, aperfeiçoamento de produtos antigos, captação de clientes de outras faixas etárias e assim em diante.

Benchmarking

“Benchmarking” é uma palavra inglesa que significa “comparação”. Dentro do âmbito empresarial, é um processo contínuo que busca contrastar uma empresa com a sua concorrência com o objetivo de avaliar sua performance e, a partir dessa avaliação, implementar melhores estratégias internas e melhorar a qualidade dos serviços e produtos dessa organização.

Tipos de pesquisa

Se as pesquisas servem para coletar informações específicas para uma organização, então a forma como elas são elaboradas e a quem elas recorrem também variam entre sim. Neste caso, existem duas principais fontes de dados, que são as pesquisas em Primárias e Secundárias.

A pesquisa primária é conduzida a partir do zero, onde os dados coletados são usados para a resolução do problema em questão. Já a pesquisa secundária, também conhecida como pesquisa documental, é aquela que usa fontes fixas para análise de dados e estatísticas, como o IBGE, Datafolha, IBOPE.

Como fazer pesquisa de mercado

O processo de pesquisa é mais simples do que pode parece a primeira vista, para realizá-lo é bom fragmentá-los em etapas: identificação do problema, planejamento de abordagem, hipóteses, coleta de dados e análise das informações.

Não se chega a lugar algum sem objetivo, por isso, entenda o que você quer pesquisar, por que e como fazê-lo. Nossa sugestão é seguir um modelo de pesquisa de mercado integracionista, quer dizer, mescle métodos da pesquisa secundária e da primária. Confira nosso exemplo:

  • Pesquise em jornais e sites especializados quais são as principais empresas e tendências do mercado. Quais empresas têm se destacado em suas atividades? O que as levou ao êxito?
  • Identifique por meio das redes sociais potencias clientes. Dê prioridade ao com perfil “influenciador”.
  • Monte um grupo focal. Aplique questionários. O questionários podem ter questões similares – Quais fatores são considerados ao se comprar determinado produto? Qual o melhor preço? Em relação à empresa, o que pode ser melhorado?
  • Avalie os resultados junto ao seus colaboradores e faça as mudanças necessárias.

Ferramentas de gestão

Começar o próprio negócio significa, também, aprender a gerir um negócio, o que implica em novos desafios e responsabilidades. Para você ter o domínio do seu negócio, é necessário ter noções de gestão empresarial e usar ferramentas específicas para isso.

Aproveite a praticidade e acessibilidade das redes sociais para montar um plano de comunicação e divulgar seu negócio, bem como os softwares de gestão empresarial disponíveis para uma gestão eficiente do seu negócio, que centraliza e unifica todos os departamentos da sua empresa, facilitando, assim, a administração.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Assuntos relacionados

Cadastro Newsletter

Fique por dentro dos principais assuntos do mundo do empreendedorismo. Atualize seus conhecimentos, baixando materiais como ebooks, planilhas, vídeos e muito mais.