Social Commerce: o canal que irá se tornar favorito no comércio digital

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O modo de nos relacionarmos no mundo já não é o mesmo de 15 anos atrás! Se pudéssemos voltar no tempo, você acreditaria que um dia iremos conseguir realizar compras sem mesmo sair de casa?

Ou que todas as suas dúvidas seriam sanadas através de um robô do atendimento do SAC, por exemplo? Tenho certeza, que a resposta seria “não”, afinal nenhum de nós nos imaginamos vivendo no cenário tecnológico atual! 

E principalmente, não sabíamos a proporção que os negócios podiam se desenvolver e se aprimorar cada vez mais, em busca de alcançar e fidelizar novos clientes, não é mesmo?

E é neste cenário que temos a construção do Social Commerce no Brasil! Pensando nisso, separamos esse tema para discutir ao longo do nosso texto:

Aprenda agora mesmo o que é Social Commerce!

Você sabe quais são as vantagens dessa prática? Veja a seguir.

Quais são os tipos e quais ferramentas usar?

Como implementar o Social Commerce na sua empresa?

Aprenda agora mesmo o que é Social Commerce

O Social Commerce carrega um conceito muito utilizado nos dias de hoje,  de maneira simples e resumida, poderíamos defini-lo como uma forma de realizar negócios através das redes sociais. 

Você mesmo, pode estar aplicando algumas estratégias do Social Commerce na sua empresa, sem se dar conta disso! Mas fique tranquilo, vamos te explicar tudo sobre o assunto!

O social commerce, possui as suas raízes no comércio social, ele reúne diversas maneiras de impulsionar o seu produto ou serviço, por meio de estratégias, seja através da criação de conteúdos orgânicos, ou através de anúncios criados com o tráfego pago, principalmente nas mídias sociais e sites.

Assim, você consegue aliar o marketing da sua empresa que aplicado e direcionado corretamente pode trazer inúmeros benefícios.

Ao longo dos últimos três anos o mercado de social commerce, tem alcançado números significativos, e com a era pandêmica a qual vivemos, isso só tende a crescer.

Você já reparou que atualmente, as plataformas digitais como Instagram, Facebook e Tik Tok por exemplo, têm sido utilizadas para diferentes objetivos? Se antes, o foco era compartilhar fotos e vídeos sem qualquer pretensão, hoje não mais!

E quem não acompanha esse ritmo acaba ficando de fora, e se vê perdendo pontos perante aos concorrentes! Mas e você, de qual lado quer ficar?

Se a resposta for: aprimorando os meus meios e conquistando resultados incríveis, saiba que o Social Commerce é um dos caminhos que você pode trilhar para chegar mais perto dos seus resultados.

Se pensarmos nas empresas de grande sucesso, e compará-las, percebemos que todas possuem características em comum: todas possuem presença nos meios digitais, e se mantêm super posicionadas.

Sejam com posts criativos, sites claros e usuais, ações com influencers e personalidades, anúncios… e por aí vai!

Bom, agora vamos conhecer quais são suas vantagens, e entender por que você deve adotá-lo? Veja a seguir.

Você sabe quais são as vantagens dessa prática? Veja a seguir

É através do Social Commerce que conseguimos realizar a compra de algum produto sem sairmos de casa! Mas e se eu te perguntar, onde você tem passado a maior parte do tempo, nos últimos dois anos?

Tenho certeza, que a resposta será “em minha casa”, afinal estamos passando por um período difícil, vivemos ainda em meio a  pandemia. 

Agora, mais uma pergunta? Como você conseguiu adquirir bens e produtos nesse período?

É claro que por meio dos serviços online! E foi exatamente por conta disso, que hoje o social commerce tem ainda mais força! Aprendemos a criar meios para enfrentarmos e reerguer o nosso negócio.

Temos que ressaltar que, o Social Commerce, não se limita apenas a venda, mas em todo o processo de compra,  e envolve muita troca de informações com a interação direta entre cliente e empresa.

E por que isso é tão importante? Simples, o mundo todo vem se transformando digitalmente, e a nossa empresa precisa acompanhar isso! Afinal quem é visto é lembrado!

Pensando nisso, separamos as principais desvantagens e vantagens do Social Commerce, veja a seguir!

Vantagens 

Uma das vantagens mais importantes é a aproximação do seu cliente! Sabe aquele relacionamento forte, duradouro e confiável? É tudo o que nós queremos construir, não é mesmo? 

Esteja presente e mostre como você pode ajudá-lo em todo processo de compra. Ofereça canais fáceis de comunicação, e tente apresentar o máximo de informações necessárias. 

Pesquisas apontam que os clientes costumam levar em conta o histórico de atendimento e resolução de problemas pela a empresa!

Portanto, ao criar esses dois pontos, você estará gerando autoridade para o seu negócio, e assim você terá meios de persuadir o seu cliente de que o seu produto e/ou serviço é bom, através de provas sociais também.

Mas lembre-se, que a internet muda muito rápido, por isso mantenha as informações atualizadas, para conseguir realizar os processos de maneira integrada, rápida, dinâmica e o melhor, agregando valor à experiência do cliente.

Pronto para conhecer quais ferramentas podemos utilizar para implementar e gerir o Social Commerce? Bora lá!

Quais são os tipos e quais ferramentas usar?

Bom, agora que já sabemos tudo isso, você deve estar se perguntando em quais redes sociais você pode utilizá-lo, não é? 

Vamos te ajudar nisso! Separamos um top 3 das ferramentas mais indicadas para você aplicar sua estratégia de social commerce!

1º Lugar: Facebook

Você já navegou pelo facebook, e percebeu aquela aba que mostra uma sacolinha dentro do aplicativo? 

Pois bem, ela nada mais é do que o que chamamos de Marketplace, palavra de origem inglesa que significa marketing.

Ela basicamente te oferece a possibilidade de criar o seu negócio e promover o comércio eletrônico, tudo isso de uma maneira muito intuitiva e rápida.

Atualmente ele é considerado o modelo de e-commerce de maior sucesso! Isso porque ele funciona como um shopping virtual e com ele você pode ampliar o seu público e conquistar margens melhores para o seu negócio!

2º Lugar: Instagram

O instagram assim como o facebook, também possui um um modelo de loja, mas o bônus aqui é que ao criar sua loja no facebook, ela será criada automaticamente. 

Além disso, existem algumas funcionalidades que o instagram pode proporcionar, como poder postar fotos no feed ou stories e conseguir marcar os seus produtos.

E isso facilita muito para que o cliente tenha acesso a todas as informações necessárias, como valor, por exemplo, e é um aliado para otimizar muito, tanto o seu tempo, como o  do seu cliente.


3º Lugar: Pinterest

O Pinterest também é uma rede muito utilizada para promover o Social Commerce, mas a grande diferença aqui é que o Pinterest possui algumas outras funcionalidades, como por exemplo criar um material rico para divulgar o seu produto, afinal a rede é muito utilizada como uma rede inspiracional.

Por isso, o perfil dos usuários se baseia em procurar ideias sobre algo, e é aí que surge a oportunidade para você divulgar o seu bem ou serviço. 

Agora que você já entendeu como funciona o Social Commerce, bora descobrir como você pode aplicar tudo isso no seu negócio? Veja a seguir.

Como implementar o Social Commerce na sua empresa?

Antes de tudo, você precisa elaborar uma estratégia de marketing que esteja alinhada com a cultura da sua organização. Estabeleça quais são as redes sociais e quais ferramentas você quer manter sua empresa presente.

Outro detalhe é escolher estrategicamente um grupo de produtos/serviços, pois nem sempre conseguimos incluir todo nosso portfólio nesses canais de vendas.  

Separe um tempinho para se aprofundar melhor, e conhecer as estratégias que você pode aplicar em cada modelo de canal de vendas! Isso te ajudará no momento de criação de post e trará maior conversão.

Além disso, esteja aberto a realizar trabalhos com pessoas parceiras, seja uma troca com influencers, ou projetos com lojas parceiras!

Por fim, não se esqueça de acompanhar de perto as novidades do mercado, para ter formas de inovar e melhorar cada vez mais a maneira que você realiza o seu Social Commerce!

Finalizamos aqui, mas não deixe de aprender mais navegando aqui no nosso blog 🙂

Nicoly Schermer
Microempreendedora, Graduação em engenharia de produção, curso técnico em administração, participação em projetos de tecnologias educacionais, voluntária  e bolsista em projetos sociais,  possui certificação em White Belt, Agile Scrum, Blog, produção de conteúdo e marketing de conteúdo. Acredita que compartilhar conhecimento é a forma mais eficaz de melhorar o mundo.

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