Conecte-se ao conhecimento

O que é marketing de conteúdo e como usar essa estratégia em sua empresa

Você já ouviu falar sobre Marketing de Conteúdo? 

Acredito que, assim como a maioria das pessoas, você deve associar essa estratégia a blogs e mídias sociais. Mas logo de cara já posso te adiantar que é bem mais amplo do que isso!

Em resumo, o Marketing de Conteúdo é uma das estratégias de marketing mais econômica e eficaz para alcançar clientes em potencial, além de atender as necessidades dos clientes atuais.

O que muitos ainda não sabem ao certo é como usar essa estratégia na prática para vender mais. E é sobre isso que você vai ler neste post!

O que é marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo é uma estratégia de marketing que se concentra em gerar conteúdo relevante para o público-alvo de uma marca. 

O principal objetivo dessa estratégia é descobrir e satisfazer a intenção de pesquisa das pessoas, transformando o processo de compra em algo natural. Isso porque, além de entender seus desafios, necessidades, objetivos e preferências, a estratégia também investiga o que o público-alvo deseja ler.

Por meio das informações geradas pela marca, o consumidor pode descobrir desejos ou dores que ele não sabia que existia, e assim, criar um relacionamento de confiança com a empresa.

Essa estratégia vai fazer com que o potencial cliente lembre de uma determinada marca quando precisar comprar algo, pois ele já criou uma confiança com ela em um outro momento.

Podemos dizer que, basicamente, o processo da estratégia de Marketing de Conteúdo será capaz de:

  • Educar o público com conteúdos relevantes;
  • Aumentar a visibilidade da marca ganhando autoridade no assunto;
  • Influenciar a decisão de compra;
  • Transformar o consumidor em um defensor da marca;

A estratégia de Marketing de Conteúdo é tão poderosa que os consumidores podem progredir no funil de vendas mesmo sem perceber e acabar tornando-se clientes.

Para que serve o Marketing de Conteúdo?

Em poucas palavras, o Marketing de Conteúdo serve como forma de atração para novos ou possíveis clientes. 

Ao desenvolver um conteúdo atrelado ao produto ou serviço que a sua empresa oferece, facilmente os clientes podem sanar algumas possíveis dúvidas, usando a sua marca como referência no assunto e comprando o produto de forma espontânea.

Essa é uma das estratégias mais sutil, pois conduz o consumidor pelo fluxo de compra até a finalização, em vez de “empurrar” o produto com estratégias de venda mais diretas. 

Quais os principais canais para o marketing de conteúdo?

Agora que você já entendeu o que é Marketing de Conteúdo, outro passo importante é escolher em quais canais você vai aplicar sua estratégia, para fazer com que o conteúdo chegue ao seu público-alvo. 

A escolha desses canais é igualmente importante, pois é o que define a forma como distribuir e estruturar o conteúdo, influenciando na sua eficiência.

Veja abaixo os principais canais para trabalhar com Marketing de Conteúdo:

Blog

O Blog é o canal mais utilizado no Marketing de Conteúdo, pois nessa plataforma é possível promover diversos e diferentes tipos de conteúdo relacionados aos seus produtos, permitindo que as pessoas aprendam mais sobre determinados assuntos.

Os conteúdos de blog, normalmente, são a porta de entrada para o conhecimento da marca, ajudando no estabelecimento de uma conexão mais profunda com os leitores.

Você pode trabalhar diferentes formatos junto com os tradicionais textos, mesclando com vídeos, imagens e infográficos, por exemplo. Isso ajuda a tornar seus posts mais atrativos e completos.

Materiais ricos

O material rico é um formato um pouco mais consistente do que uma postagem em um blog ou mídia social. São conteúdos mais densos, gerados em diversos formatos que têm o objetivo de gerar e nutrir potenciais clientes. 

Por serem conteúdos mais profundos e detalhados, eles ajudam a valorizar a marca e a torná-la uma autoridade no assunto.

Alguns exemplos de materiais ricos são: e-book (livros digitais), infográfico, planilhas e webinars.

Mídias sociais

As mídias sociais também têm sua importância no marketing de conteúdo, gerando mais visibilidade e engajamento. 

Redes como Facebook, Instagram, Twitter, Pinterest e LinkedIn ajudam a ampliar o alcance dos conteúdos, viabilizando o relacionamento do público com a marca.

Além disso, na maioria das vezes as mídias são o primeiro contato do cliente com a empresa, sendo o caminho mais efetivo para que o público conheça de verdade a marca e se identifique com ela.

É importante entender quais as redes sociais em que seu público-alvo está presente, para que você concentre seus esforços onde realmente terá resultados. 

Termos importantes no Marketing de Conteúdo

Se você está começando agora no mundo do Marketing Digital em geral, com certeza já deve ter se deparado com alguns termos específicos da área.

Na estratégia Marketing de Conteúdo, principalmente, existem alguns termos importantes que você deve conhecer para entender o processo como um todo. 

Para te ajudar nisso, listamos aqui abaixo os principais termos e seus significados:

Lead

O lead é a pessoa que tem possibilidade de tornar-se um cliente do seu negócio. Ou seja, o lead é um cliente em potencial.

O Marketing de Conteúdo é a principal forma de nutrir e converter esse lead em cliente, oferecendo a ele postagens nas redes, artigos em blog, materiais ricos e todo tipo de conteúdo que ele se interessa.

Conversão

A conversão nada mais é do que as ações que o usuário realiza e que podem ser medidas, como download de material rico, inscrição em newsletter, clique em botão, entre outras.

É a partir de cada conversão que o usuário se aproxima cada vez mais do objetivo principal da empresa, que é, geralmente, a compra de um produto ou contratação de um serviço.

SEO

SEO, Search Engine Optimization, é o nome dado para uma série de técnicas de otimização para motores de busca. Em outras palavras, é o que ajuda o seu conteúdo a ter um bom ranqueado nos buscadores, como o Google.

Landing page

A landing page é uma página criada, geralmente, para a captura de leads e seus contatos. Ou seja, é em uma landing page que você vai oferecer seus materiais ricos para download, para que os clientes em potencial deixem seus dados.

Persona

A persona é uma pessoa fictícia com características reais que representam o cliente ideal.

Diferente do público-alvo,  a persona é uma representação, com um perfil detalhado do seu cliente ideal. Ela é usada como guia na estratégia de marketing e também na criação de conteúdos.

Vantagens do marketing de conteúdo para as pequenas empresas

Quando se trata de conseguir mais tráfego para o site, o marketing de conteúdo é uma das maneiras mais eficientes e de baixo custo para atrair o público. 

Além disso, o marketing de conteúdo é capaz de proporcionar diversas vantagens à empresa, sendo muito importante para a consolidação da marca, bem como sua visibilidade.

Acompanhe abaixo os principais benefícios que essa estratégia pode trazer: 

Visibilidade da marca

O marketing de conteúdo é, sem dúvida, uma das melhores estratégias para fazer sua marca se destacar no ambiente online. 

O crescimento das redes sociais nos últimos anos foi o principal potencializador para a migração das empresas para a internet como forma de se manter próximo aos seus clientes. 

Com a sua empresa marcando presença digital através de conteúdos nas redes sociais, ao longo do tempo, a sua marca ganhará espaço e visibilidade, atraindo cada vez mais pessoas. 

Credibilidade

Quando você precisa de alguma informação importante, geralmente, você recorre a especialistas da área ou pergunta para qualquer pessoa?  

Os seus clientes também querem acessar conteúdos promovidos por especialistas em que possam confiar. Por isso, promova conteúdos da sua área como uma autoridade, e mostre que a sua marca sabe o que está falando. 

O conhecimento é o primeiro passo para os clientes construírem confiança na sua marca.

Novos públicos

Com a sua estratégia de conteúdo, fica muito mais fácil alcançar novos públicos na internet, pois a visibilidade gerada permite que a sua marca alcance diferentes pessoas, e até mesmo, quem ainda não sabe que precisa da sua solução. 

Assim, você leva sua marca para mais pessoas e ajuda a alavancar o crescimento do seu negócio.

Relacionamento com o cliente

Se você deseja que os seus clientes se tornem promotores de sua marca, então é essencial estabelecer um relacionamento com eles.

No mundo digital, não há nada melhor do que promover conteúdos que sejam pertinentes a eles. 

A facilidade das redes em compartilhar conteúdos reforça ainda mais essa possibilidade.

4 dicas para usar o marketing de conteúdo na sua pequena empresa

Pequenas empresas, geralmente, buscam jeitos de aplicar estratégias sem grandes investimentos, e como você viu aqui, o marketing de conteúdo é uma das principais formas de fazer isso. 

Abaixo listamos 5 dicas para te ajudar a aplicar o marketing de conteúdo na sua pequena empresa e, assim, conquistar mais clientes.

Confira!

Escreva postagens de blog

O blog é uma ótima ferramenta para você compartilhar conteúdos mais completos e diferenciados sobre determinados assuntos da sua área. 

O principal objetivo é fornecer aos leitores conteúdos pertinentes, para que assim, aos poucos, eles possam tomar conhecimento da marca, vê-la como referência e futuramente tornar-se clientes. 

Perguntas frequentes

Um ótimo lugar para você explorar a criatividade do conteúdo é o próprio FAQ (Frequently Asked Questions, ou Perguntas Feitas Frequentemente, em tradução para o português) da sua empresa. 

Para isso, converse com a sua equipe de vendas ou atendimento ao cliente para descobrir quais problemas e dúvidas são mais recorrentes.  

Assim que tiver algumas pautas levantadas, produza conteúdos exclusivos em cima delas e divulgue em seus canais, como blog e redes sociais. 

Pesquisa na mídia social

As mídias sociais são ambientes extremamente ricos para saber a opinião dos seus clientes, por isso, faça uma busca aprofundada nas redes sociais, para conhecer mais o seu público.

Saber realmente quem são as pessoas que compram a sua solução é o único caminho para oferecer a eles o que realmente precisam. 

Organize um aulão, webinar ou workshop

Essa é uma ótima maneira de posicionar sua empresa como autoridade no ramo, mas sem deixar de lado o que seu público precisa: informação e conhecimento.

Realize entrevistas online ou semi presenciais para promover o conteúdo que você deseja. Isso vai te ajudar a se conectar aos possíveis clientes que ainda estão com alguma dúvida sobre o seu produto ou serviço.

Dependendo do seu negócio, você consegue escolher o melhor foco, seja ele mais voltado para vendas ou algo mais educativo. Realizar uma enquete antes pode ajudar a direcionar de acordo com o que o seu público busca.


E aí? Quais dessas ideias você já colocou em prática no seu negócio? Gostou do resultado? Deixe seu comentário!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Assuntos relacionados

Cadastro Newsletter

Fique por dentro dos principais assuntos do mundo do empreendedorismo. Atualize seus conhecimentos, baixando materiais como ebooks, planilhas, vídeos e muito mais.