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13 atitudes para fidelizar clientes no seu pet shop

Tempo de Leitura: 5 minutos
13 atitudes para fidelizar clientes no seu pet shop
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Você sabia que fidelizar clientes é um tipo de investimento a longo prazo? Ao dedicar seus esforços para melhorar a experiência do consumidor, o empresário precisa compreender que nem sempre as recompensas virão de imediato. Ao contrário, é com o passar do tempo que a fidelização de clientes traz bons resultados ao negócio. 

Portanto, assim como um investimento, fidelizar clientes também demanda paciência, tempo e constância. Então, não postergue mais suas ações voltadas para a experiência de consumo do seu pet shop, confira agora mesmo 13 atitudes para colocar em prática!

Por que fidelizar clientes é tão importante em pet shops?

Pet shops trabalham com alimentos, acessórios e medicamentos de uso cotidiano nos animais. E, os tutores precisam adquirir esses itens com frequência para garantir o bem-estar do seu pet de estimação. 

Fidelizar clientes, ou melhor, os tutores, significa que o pet shop tem grandes chances de ser sempre a primeira opção de compra para repor os itens necessários. Considerando que a média de vida de animais domésticos é em torno de 12 anos, trata-se de um bom tempo garantindo vendas.

Além da importância para a sobrevivência do negócio em si, fidelizar clientes em pet shops é também fundamental para conseguir traçar uma previsibilidade de ganhos. E, assim, identificar janelas de oportunidades para realizar estratégias de expansão. 

13 atitudes para fidelizar clientes em pet shops

Agora que você já compreendeu como é importante fidelizar clientes nesse modelo de negócio, é o momento de colocar a mão na massa. Veja abaixo 13 boas práticas para se ter em um pet shop e conquistar clientes:

1. Atendimento atencioso e personalizado

O básico bem feito é o pilar para que ações inovadoras se destaquem. Mas, se o essencial é deixado de lado, pouco as pessoas vão se importar com qualquer diferencial que possa ter sido acrescentado à sua compra.

Portanto, para fidelizar clientes é indispensável um atendimento atencioso e personalizado. Afinal, um atendimento ruim vai chamar a atenção negativamente do cliente para o pet shop, e não a estratégia planejada. 

Ter uma ferramenta para registrar o cadastro de clientes é uma excelente forma de não só fornecer um atendimento atencioso, como também personalizado. Isso porque, com histórico de compras dos clientes em mãos, é possível decifrar quais são as possíveis ações ou itens que vão lhe conquistar em uma experiência de consumo.

Então, independente do canal de atendimento, mantenha sempre um tratamento excelente, respondendo todas as dúvidas que possam surgir com muita paciência e clareza. Além disso, utilize históricos de compras estrategicamente para ofertar descontos, brindes e promoções.

2. Disponibilize canais de atendimento

Hoje quem não está no digital acaba perdendo freguês. As formas de consumo se atualizaram e o mercado se adapta a elas para continuar em crescimento. 

Então, para além do físico, disponibilize também WhatsApp, redes sociais e demais canais de contato que as pessoas utilizam. Assim, você consegue atender as necessidades de seus clientes por onde eles desejarem. 

3. Tenha uma boa e padronizada identidade visual

Pode até parecer bobo, mas, uma identidade visual despadronizada pode não só gerar confusão, como causar desconforto em clientes. Fora a mensagem de amadorismo que esse tipo de ação passa. 

Portanto, tenha uma boa imagem visual com cores e símbolos que deixem claro do que se trata sua marca. Além disso, não deixe de seguir esses parâmetros para a customização de materiais na loja física e em publicações em redes sociais. Uma boa padronização visual transmite a autoridade e confiança do negócio.

4. Cultive o relacionamento com cliente 

Lembrar dos clientes só na hora da venda é um mal costume que muitos empreendedores têm por aí. Para uma fidelização, é muito importante cultivar um bom relacionamento. Lembre-se, você não está em busca de uma venda e sim várias que acontecerão recorrentemente. 

Trazer conteúdos de qualidade nas redes sociais, fornecer um atendimento personalizado e possuir um excelente pós venda são algumas ações que contribuem para nutrir essa relação. 

5. Trabalhe o marketing digital da empresa

Estar online na era digital é quase que essencial para os pequenos negócios. Portanto, trabalhe o marketing digital do seu pet shop. Estude sobre o assunto e trace estratégias para crescer suas redes sociais. Isso é fundamental para que potenciais clientes conheçam sua loja também. 

Quanto mais engajada uma comunidade é, mais ela tende a valorizar seus participantes. Portanto, trabalhe isso em seus canais digitais, despertando o interesse das pessoas para acompanharem seu negócio e, até mesmo, fidelizar suas compras a ele. 

6. Tenha uma variedade de produtos para venda

Apresentar diferentes marcas e produtos ao seu cliente mostra o profissionalismo do negócio em trazer as opções disponíveis do mercado. Afinal, ninguém gosta de chegar em uma loja e sair com o que não deseja porque era a única opção disponível, né? Forneça variedade e deixe a decisão nas mãos dos consumidores.

Ah, para não perder o abastecimento de produtos, é importante fazer um bom controle de estoque. Assim, você pode entrar em contato com fornecedores no período certo, fazer promoções assertivas e ainda manter a validade de seus itens sempre em dia. 

7. Organize um layout de loja estratégico

Um layout estratégico deixa mais visual as necessidades de um cliente ao entrar em uma loja. Por isso, deixe produtos de higiene próximos a acessórios pet ou rações ao lado de sachês e petiscos, por exemplo. 

Essas combinações podem fazer com que o consumidor leve mais itens do que havia pensado, já que os elementos semelhantes ao seu desejo de compra estão em seu campo visual.

8. Faça vendas consultivas

Estude seus produtos e esteja preparado para ser um consultor de vendas em pet shop quando seus clientes tiverem dúvidas. Isso demonstra que o empresário possui autoridade no assunto e está por dentro das principais novidades do mercado. 

9. Priorize a qualidade de itens

Provavelmente você já escutou que o “barato sai caro”. Em pet shops, se você priorizar produtos sem qualidade, mas que tem um preço menor de revenda, pode ter a imagem do seu negócio manchada por não trabalhar com itens de boa procedência. 

Fidelização de clientes é sobre a confiança do consumidor em sua loja. O cliente quer sentir que sempre poderá confiar em qualquer item que comprar e que não sairá no prejuízo. Sabendo argumentar isso com seu público, com certeza eles entenderão que o custo-benefício de alguns itens valem mais que outros “super baratos” por aí. 

10. Avalie a satisfação dos clientes

A melhor forma de avaliar se suas estratégias para fidelizar clientes estão dando certo é por meio das pesquisas de satisfação. Pergunte sempre ao seu cliente como está o atendimento da loja e ofereça formulários para que ele possa responder em mais detalhes e anonimamente se desejar. 

11. Trabalhe com serviços de delivery

Comodidade é um fator que tem um peso muito grande na decisão de compra de consumidores. Oferecer a opção de receber suas compras na porta de casa é uma ação excelente para atrair clientes mais ocupados e caseiros. 

Além disso, muitas plataformas de delivery oferecem descontos custeados por eles mesmo para estimular que os usuários utilizem sua plataforma e comprem nas lojas participantes. Aproveite isso a favor do seu pet shop

12. Seja uma loja pet friendly e tenha um bom relacionamento com os animais

Com o estreitamento da relação entre humanos e animais domésticos, cada vez mais os programas e atividades do dia a dia têm o pet incluído. Inclusive, isso já se tornou um critério de decisão para seus tutores frequentarem determinados locais ou não.

Os conhecidos estabelecimentos pet friendly são aqueles que aceitam a circulação dos bichanos de 4 patas no seu interior ou em alguma área reservada. Para um pet shop, é bem interessante ao tutor poder levar seu companheiro às compras. Afinal, ele é o cliente no fim das contas, e pode ser uma boa estratégia de aumentar e fidelizar clientes também. 

Além disso, tenha sempre um bom relacionamento com os animais. Há muitos tutores que avaliam pessoas e locais pela forma que seus pets são tratados por eles.  

13. Promova programas de fidelidade

Velho conhecido de muitos modelos de negócios, o programa de fidelidade não poderia ficar de fora também. Prepare um para seus clientes fiéis estarem sempre comprando com você. Ofereça brindes atrativos e promova seu programa para que potenciais consumidores o conheçam também.

E aí, gostou de conhecer essas atitudes? Comece a colocar em prática hoje mesmo no seu pet shop e prepare-se para colher os resultados futuramente.

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