Fidelização de clientes: 5 dicas essenciais

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Fidelização de clientes: 5 dicas essenciais

Segundo Philip Kotler, um dos maiores consultores de marketing de todos os tempos: “Conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais caro do que manter um atual”. A frase faz todo sentido, é extremamente importante (e mais barato) fidelizar seus clientes e garantir seu retorno. Mas, como fazer isso? Temos 5 dicas que podem ajudar:

Conheça seu cliente!

Conheça seu cliente

Já falamos aqui sobre a importância de saber quem consome seu produto ou serviço, mas, vale a pena sempre reforçar: Conhecer as necessidades do seu cliente hoje em dia é parte essencial para se manter competitivo no mercado.

Quais são os hábitos do seu cliente? Qual o momento do dia ele estará mais propenso a receber ofertas sobre seu produto? E principalmente, como seu produto agrega valor a ele? Não levar em consideração essas questões poderá fazer o seu produto ter valor zero para o seu cliente, nesse caso, o que o impede de abrir mão dele e ir buscar na concorrência?

Foque em ações de feedback e ferramentas que permitam você a conhecer o comportamento do usuário dentro da sua plataforma (Seja site ou sistema interno) Dessa forma você poderá acompanhar mais de perto e entender as necessidades do seu cliente.

Benefícios nunca são demais

Por mais que seu produto seja diferenciado, nem sempre isso vai garantir a satisfação total do seu cliente. Hoje em dia é muito difícil segmentos de mercado com um “produto único” a competitividade está presente em todos os setores, para se destacar oferecer benefícios extras podem ser a chave do sucesso!

Os benefícios já podem começar antes mesmo do usuário ser seu cliente de fato, uma experiência positiva em momentos que antecedem a compra já fará sua marca ganhar pontos preciosos, facilite o processo, oriente sobre as vantagens do seu produto, divulgue materiais que podem ajuda-lo a se decidir pelo seu produto.

Fidelizar seu cliente exige uma atenção diária não só nos novos, mas também naqueles que já estão com você há mais tempo, que tipo de bonificação sua empresa oferece para aqueles que já adquiriram seu produto ou serviço por mais de um ano, por exemplo? É sempre importante oferecer descontos, bonificações ou materiais exclusivos para esse tipo de cliente, é sua forma de agradecer pela confiança e deixar claro a importância do mesmo para o seu negócio.

Atendimento diferenciado: Fuja do padrão!

Cada cliente é único, atenda-o como tal

O setor de suporte é o canal mais próximo entre cliente e empresa, sendo assim é importante ampliar os meios de comunicação que um cliente pode utilizar para entrar em contato com sua empresa, principalmente no pós-venda que é quando duvidas e problemas surgirão. É nesse momento que o suporte deve ser eficiente e mostrar, logo de cara, que seu cliente pode contar com o suporte.

Uma prática muito recorrente no setor de suporte é seguir um protocolo padrão para todos os clientes. Padronizar dentro do ambiente empresarial é importante principalmente com o crescimento dela, mas, é importante entender que cada cliente é único e quer ser tratado como tal. Oriente seu suporte a ouvir o que seu cliente tem a dizer antes de iniciar o protocolo, nem sempre a solicitação dele estará presente no seu protocolo, mas isso não significa que você não poderá ajuda-lo 🙂

Feedback: Sua opinião importa, e muito!

Aqui destacamos novamente a importância de ressaltar para seu cliente a importância dele dentro do seu negócio e como você valoriza sua opinião, o feedback do produto ou serviço contratado não só terá esse propósito como também lhe dará a oportunidade de melhorar possíveis falhas do seu produto.

De tempos em tempo peça a opinião de seus clientes sobre os produtos que o mesmo utilizou da sua empresa. Existem diversas formas de colher esse feedback (seja por pesquisa de satisfação, avaliação do produto no seu site, sistemas de recomendação de produto etc) com essas informações recolhidas em tempo hábil você poderá detectar erros  e/ou fazer melhorias no seu produto que poderão garantir a fidelização do seu cliente!

Pós-venda: O trabalho só está começando!

Você conseguiu! Captou a atenção do cliente, mostrou todas as vantagens e venceu os concorrentes, vitória! O trabalho acabou, certo? Errado, ele só está começando e isso é ótimo 🙂

Apesar de mais barato, manter um cliente na sua empresa e o fazer adquirir seu produto pela segunda, terceira, quarta vez e assim por diante, é muito mais difícil e aumentará com o surgimento de novos produtos e ofertas da concorrência, por isso o pós venda é tão importante quanto os outros processos. Acompanhe de perto todas as etapas em que o cliente usufrui do produto ou serviço contratado e planeje previamente que tipo de ações você aplicará para garantir que seu cliente continuará optando pela sua marca.

Fidelizar um cliente é desafio para qualquer empresa, mas com essas dicas com certeza você estará um passo a frente! Aplique-as dentro da sua empresa e conte para gente como foram os resultados!

Até a próxima 🙂

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